As empresas do Grupo mostram na feira as novidade para 2017

Texto e fotos: Grupo Randon

A Fras-le apresenta aos visitantes da 17ª Automec - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, de 25 a 29 abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, sua mais nova linha de 700 referências em discos de freios e mais de 190 em tambores, ambos para aplicação em veículos leves e pesados, e já disponíveis na sua rede de distribuição.


Os novos produtos chegam chancelados pela consolidada marca Fras-le e sua expertise de mais de seis décadas, que lhe garantem a liderança de mercado. O lançamento desta linha vem ao encontro da estratégia de crescimento da empresa, que busca cada vez mais diversificar seu portfólio, oferecendo soluções completas ao mercado no setor automotivo leve e pesado.


Como mostra de sua vocação e investimentos para atender demandas e mercados cada vez mais exigentes por materiais de fricção de alta qualidade e performance, a Fras-le irá expor suas linhas consagradas de lonas e pastilhas de freio para veículos leves e pesados, sapatas para veículos leves, revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motos, pastilhas para aeronaves, lonas moldadas e trançadas, pastilhas e sapatas para trens e metrôs e placas universais para aplicações especiais.


Em 2016, a Fras-le iniciou a parceria com a Stock Car/Vicar e passou a ser a fornecedora oficial das pastilhas de todo o campeonato.  Isso reforça a preocupação da empresa com o fornecimento de itens de segurança aliados à performance.


Para garantir pleno funcionamento ao sistema de arrefecimento, a Controil, uma empresa Fras-le, está agregando ao seu portfólio a linha de fluidos para radiador. Esta linha é recomendada para aplicação em automóveis, veículos comerciais leves e pesados, máquinas agrícolas, equipamentos estacionários e móveis, movidos à gasolina, etanol, GNV ou diesel.
A proteção do sistema de arrefecimento contra corrosões e a redução do consumo de combustível são fatores importantes para o bom funcionamento e desempenho dos motores. Isto é garantido graças à eficiente troca de calor promovida pelos fluidos, fazendo com que o motor trabalhe em parâmetros normais de temperatura.


Os produtos atendem as normas regulamentadoras da ABNT, o que reforça o comprometimento da empresa em oferecer soluções seguras e de acordo com padrões rigorosos de qualidade, além de serem produzidos com substâncias orgânicas biodegradáveis e que não agridem o meio ambiente.


Maior fabricante de freios para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques da América do Sul, a Master chega à Automec 2017 com, pelo menos, dois lançamentos: as Câmaras FM0456 Spring Brake 30/30 e as molas de retorno.
Redesenhada exclusivamente para o mercado de reposição, com novos componentes internos mais competitivos, resultando em um produto mais adequado, a Spring Brake 30/30 da Master foi testada e aprovada nos severos padrões da empresa. O produto chega ao mercado com superior durabilidade e desempenho se comparado aos produtos similares disponíveis na reposição.
Outra novidade, as Molas de Retorno também foram redesenhadas exclusivamente para o mercado de reposição, com novo material otimizado e mais competitivo, além da nova pintura em E-coat na cor cinza que confere maior durabilidade contra corrosão. Igualmente o produto foi testado e aprovado nos severos padrões Master encontrando aplicação em freios de semirreboques, caminhões e ônibus com freio 16.1/2" e 15".


Antecipando soluções inovadoras em sistemas de acoplamento, a JOST Brasil apresenta oficialmente ao mercado na Automec 2017 a nova versão de Quinta Roda JSK 37CW que chega com placas poliméricas de desgaste já instaladas de fábrica, agregando ao produto original uma solução confiável e segura.
O diferencial com o uso do novo modelo é a eliminação da necessidade de graxa sobre o bloco, o que impacta diretamente no controle deste resíduo no meio ambiente e reflete os princípios da JOST. 
A nova JSK 37CW tem um inserto polimérico de desgaste na região de contato com o Pino Rei, o que evita o contato direto metal-metal, eliminando o uso de graxa e reduzindo o desgaste do Pino Rei. Esta Quinta Roda é ideal para aplicações que necessitam de limpeza e controle ambiental, como o transporte de alimentos e produtos químicos.


A Suspensys, fabricante de eixos e suspensões que integram os veículos em toda a América Latina, chega à Automec com vários lançamentos. As novidades envolvem suspensão, rolamentos, balancim, cubo radial e tambor. Destaca-se a suspensão mecânica 2 eixos 22/26T 1250EE, que conta com o peso menor em função da utilização dos cubos radiais entre os diferenciais.


O cubo radial patenteado é outro exemplo de inovação. Com uso de ligas especiais e design inovador, o produto traz vantagens competitivas em peso (redução de 20 Kg por eixo). Igualmente patenteado, o tambor outboard possui sistema de fundição inovador para incorporar os furos dos parafusos de roda já no processo de fundição, aumentando a competitividade do produto.


Na Automec, a Suspensys também mostra sua nova linha de rolamentos para reposição incorporando ao portfólio os rolamentos dos cubos dianteiros e traseiros para os caminhões leves da MAN, IVECO, FORD e AGRALE e para os eixos Meritor e Dana, além dos rolamentos 88,9mm, amplamente utilizados em veículos com configuração americana em alguns mercados da América do Sul, e os novos rolamentos 80/90 para o mercado nacional.