• Arteon Ă© um gran-turismo com cinco portas da Volkswagen, posicionado acima do Passat;
  • Com cinco lugares, o Arteon combina os elementos de design de um carro-esporte com a elegĂ¢ncia e o espaço de um fastback;
  • FarĂ³is de LED de sĂ©rie se fundem Ă  grade do radiador e ao capĂ´ para formar uma dianteira completamente nova;
  • DistĂ¢ncia entre eixos bastante longa em relaĂ§Ă£o ao comprimento total proporciona excelente espaço interno ao Arteon;
  • Abrindo-se para cima atrĂ¡s da tampa traseira hĂ¡ um compartimento de bagagem flexĂ­vel com volume entre 563 e 1.557 litros;
  • Seis motores com turbo e injeĂ§Ă£o direta (TSI e TDI) do Arteon disponibilizam uma gama de potĂªncias de 150 cv (110 kW) a 280 cv (206 kW);
  • Motores TSI e TDI de topo vĂªm com uma caixa de cĂ¢mbio de dupla embreagem (DSG) e traĂ§Ă£o integral (4MOTION) de sĂ©rie;
  • Instrumentos digitais opcionais (Active Info Display) e sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento de 9,2 polegadas com controle por gestos (Discover Pro);
  • Novos sistemas de assistĂªncia olham Ă  frente e reagem aos limites de velocidade, curvas fechadas e rotatĂ³rias;
  • Linhas de equipamento “Elegance” e “R-Line” oferecem amplas oportunidades de personalizaĂ§Ă£o.

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen estĂ¡ ampliando sua gama de modelos com a estreia de um gran-turismo de vanguarda: o novo Arteon. Posicionado acima do Passat, o carro premium Arteon estĂ¡ sendo apresentado pela primeira vez para uma audiĂªncia global no SalĂ£o Internacional de Genebra (de 9 a 19 de março). Para Klaus Bischoff, Designer Chefe da marca Volkswagen, “o Arteon combina os elementos de design de um carro esporte com a elegĂ¢ncia e o espaço de um fastback. Um gran-turismo de vanguarda business class, que fala ao mesmo tempo ao coraĂ§Ă£o e Ă  cabeça.”


Gran-turismo. Tobias SĂ¼hlmann, responsĂ¡vel pelo design externo do Arteon, explica: “As linhas atlĂ©ticas do Arteon incorporam um conceito geral altamente funcional. Forma e funĂ§Ă£o encontram aqui um territĂ³rio comum numa forma progressiva. Em contraste com os sedĂ£s clĂ¡ssicos, o gran-turismo proporciona mais espaço e flexibilidade graças Ă  sua grande distĂ¢ncia entre eixos, ao design fastback semelhante a um cupĂª e Ă  grande tampa traseira.” Com cinco assentos, o Arteon Ă© um carro para quem deseja um fastback de cinco portas com um design definitivo e elegante e tecnologia avançada.
Proporções perfeitas. O novo Arteon Ă© baseado na Plataforma Modular Transversal (Modular Transverse Matrix - MQB) da Volkswagen. Isso quer dizer que, nesses carros, os motores sĂ£o montados transversalmente na dianteira. Essa configuraĂ§Ă£o cria espaço naturalmente. Uma grande distĂ¢ncia de 2.841 milĂ­metros separa os dois eixos do carro. Coerentemente, os balanços do modelo fastback com 4.862 mm de comprimento sĂ£o curtos e concisos. O Arteon tem 1.871 mm de largura e 1.427 mm de altura. Essas relações dimensionais criaram proporções verdadeiramente dinĂ¢micas – um ponto de partida visual para os designers da Volkswagen.


Arteon respira dinamismo. Um dos elementos de design mais importantes do novo e carismĂ¡tico Arteon Ă© a parte dianteira. Os elementos de maior destaque incluem um capĂ´ que se estende bastante para a frente e parcialmente sobre ambos os para-lamas e a grade de radiador que abrange toda a largura do veĂ­culo. Os farĂ³is de LED e as luzes de conduĂ§Ă£o diurna, equipamento de sĂ©rie, combinam com as barras transversais cromadas da grade do radiador e do capĂ´. O resultado Ă© um design da dianteira capaz de rivalizar com atĂ© mesmo carros esportivos de alto calibre.
Doutrina puramente esportiva. As poderosas e impactantes seções dos ombros na traseira, projetadas no estilo de um carro-esporte, os para-lamas musculares e os arcos de rodas salientes acima das rodas de liga de 20 polegadas foram projetados ao estilo de um carro esporte. Vista de lado, entre os eixos, hĂ¡ uma linha de cintura que tambĂ©m segue a doutrina de design um autĂªntico carro-esporte.
Passat, Arteon, Phideon. O Arteon assume seu lugar na linha de modelos da Volkswagen acima do Passat, em todas as vĂ¡rias versões do Passat vendidas ao redor do mundo. Um nĂ­vel acima do Arteon fica posicionado o Phideon, que foi desenvolvido especialmente para a China. O novo Arteon estĂ¡ sendo produzido na fĂ¡brica alemĂ£ de Emden. Essa instalaĂ§Ă£o conta com um porto marĂ­timo vizinho – perfeitamente adequado a um carro como o Arteon, que serĂ¡ lançado em praticamente todos os paĂ­ses do mundo que sejam relevantes para essa categoria de veĂ­culos. O carro serĂ¡ lançado no mercado alemĂ£o na metade de junho, com pedidos adiantados sendo aceitos nos primeiros paĂ­ses europeus imediatamente apĂ³s a apresentaĂ§Ă£o mundial do Arteon em Genebra.
Inovador, econĂ´mico e perfeitamente adequado ao uso diĂ¡rio. O Arteon estĂ¡ reinterpretando o conceito “gran-turismo” com sua combinaĂ§Ă£o de design de vanguarda, carisma esportivo, grande flexibilidade e espaço generoso. HĂ¡ excelente espaço para as pernas na traseira e capacidade de 563 a 1.557 litros para bagagem. Do lado tĂ©cnico, o novo Volkswagen impressiona com a disponibilidade de seis motores altamente eficientes (com potĂªncias entre 150 cv (110 kW) a 280 cv (206 kW), traĂ§Ă£o dianteira ou integral e mostradores e controles digitalizados. Outros conteĂºdos incluem o Active Info Display (instrumentos totalmente digitais e programĂ¡veis), head-up display (com dados projetados Ă  altura dos olhos do motorista) e novo sistema de informaĂ§Ă£o e entretenimento Discover Pro, com tela de vidro de 9,2 polegadas e controle por gestos.


Sistemas de assistĂªncia interativos olham Ă  frente. Os sistemas inovadores de assistĂªncia ao motorista e conveniĂªncia do Arteon complementam seu conceito de vanguarda. TrĂªs de suas novas tecnologias demonstram isso. A Ăºltima geraĂ§Ă£o do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control - ACC) agora leva em conta dados como os limites de velocidade da via e informações do caminho e ajusta a velocidade do veĂ­culo de acordo com eles. Graças ao sistema de navegaĂ§Ă£o por GPS e aos dados da estrada, as novas luzes dinĂ¢micas de curvas com controle preditivo do facho antecipam quando uma curva fechada se aproxima e a iluminam antes mesmo do motorista virar o volante. A segunda geraĂ§Ă£o do Assistente de EmergĂªncia (Emergency Assist) oferece mais segurança: caso o motorista fique incapacitado por problemas de saĂºde, o sistema nĂ£o apenas reduz a velocidade do carro dentro de certos limites como tambĂ©m o leva para a faixa de rolamento mais lenta, desde que o trĂ¡fego permita.
TrĂªs linhas facilitam alto grau de personalizaĂ§Ă£o. Apesar de seu conceito progressista, o Arteon Ă© um carro disponĂ­vel a um preço atraente. Juntamente com a versĂ£o bĂ¡sica de alta qualidade, o gran-turismo tambĂ©m serĂ¡ oferecido em duas linhas de equipamento exclusivas: “Elegance” e “R-Line”. O nome diz tudo. A configuraĂ§Ă£o standard do Arteon Elegance Ă© voltada primordialmente para o equipamento e estilo da classe premium. Enquanto isso, o Arteon R-Line coloca a esportividade ainda mais ao centro da configuraĂ§Ă£o do veĂ­culo – como Ă© tĂ­pico de todos os modelos Volkswagen R-Line. Com base nas diferentes orientações dessas trĂªs linhas de equipamento, o modelo fastback pode ser amplamente personalizado. A gama de equipamentos opcionais inclui itens como um teto solar panorĂ¢mico deslizĂ¡vel e inclinĂ¡vel, ar-condicionado automĂ¡tico com trĂªs zonas Air Care Climatronic incluindo sensor de qualidade do ar e filtro alergĂªnico), assentos dianteiros com massagem, volante aquecido e interior em couro napa com dois tons.


Seis motores com potĂªncia entre 150 e 280 cv. O novo Arteon estĂ¡ sendo lançado com uma gama de seis motores com injeĂ§Ă£o direta de combustĂ­vel e turboalimentados. Todos de quatro cilindros. Os primeiros dois nĂ­veis dos motores a gasolina (TSI) e a diesel (TDI) sĂ£o idĂªnticos, com 150 cv (110 kW) e 190 cv (140 kW). O TSI mais potente entrega 280 cv (206 kW), enquanto o TDI mais potente gera 240 cv (176 kW). O motor bĂ¡sico a gasolina, o 1.5 TSI Evo, Ă© um projeto novo e, graças a equipamentos como o Gerenciamento Ativo dos Cilindros (Active Cylinder Management - ACT), Ă© excepcionalmente eficiente.
CĂ¢mbio de dupla embreagem para todas as versões. Todos os motores podem ser combinados a uma caixa de cĂ¢mbio automĂ¡tica com dupla embreagem (DSG), com exceĂ§Ă£o do TSI com 150 cv, disponĂ­vel na Alemanha apenas com cĂ¢mbio manual. Para os motores TSI, a caixa DSG Ă© equipamento de sĂ©rie para os motores com 190 cv ou mais. No caso dos TDI, a caixa DSG Ă© equipamento de sĂ©rie na versĂ£o de 240 cv. Os motores TSI e TDI mais potentes tambĂ©m trazem de sĂ©rie a traĂ§Ă£o integral permanente 4MOTION, que Ă© opcional com o TDI de 190 cv. Todas as outras versões tĂªm traĂ§Ă£o dianteira.