Que tal curtir os costumes tradicionais e especialidades gastronômicas na festa mais importante do cristianismo?

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

Há muitas maneiras de aproveitar os feriados da Páscoa em terras tchecas: de mostras de artesanato antigo a desfile de carroções, pintura de ovos e outros costumes conhecidos e desconhecidos de Páscoa. E se as tradições já não fossem atraentes, também é tempo de desfrutar da tradicional cozinha tcheca da Páscoa. Que tal  presunto na brasa regado em cerveja tcheca, salsicha caseira ou o pão doce chamado "trdelník"? Tudo isso pode ser provado na Feira de Páscoa na Praça da Cidade Velha, no centro histórico de Praga e outras cidades.


O mais famoso símbolo da Páscoa são os ovos decorados que representavam a fertilidade e a nova vida. Na República Tcheca são usadas para sua decoração, tanto as técnicas simples como muito elaboradas. Nas feiras, mesas festivas, e durante as visitas no interior das casas populares e palácios pode-se ver, por exemplo, ovos pintados, raspados, coloridos com tinta de cebola, entalhados, forjados, decorados com fio ou perfurados. O resultado do novo e belo artesanato  são os ovos que se parecem com rendas.


E antes que toquem os sinos do Sábado de Aleluia é a ocasião para participar do tradicional desfile de carroções. É possível desfrutar, por exemplo, durante as celebrações da Páscoa no Castelo de Loučeň.
O espírito da Páscoa, porém, vem acompanhado de boa comida. Como carne de cabrito, que antigamente  acompanhava as celebrações da primavera no campo, ou sobre as guloseimas das cerimônias. Certamente vale a pena provar os típicos rolos doces chamados "Mazanec" ou "Judas", bolos com massa de levedura.


Além dos restaurantes que preparam menu especial de Páscoa, pode-se provar  amostras dos alimentos tradicionais da Páscoa, por exemplo, durante as celebrações da Páscoa na região de Valašsko. no famoso museu etnográfico ao ar livre em Roznov pod Radhost ou durante as visitas de Páscoa no castelo Žleby. Neste último é possível saber como a família principesca celebrava as festas.
Pode-se dar uma olhada na cozinha do castelo e provar as delícias da Páscoa, preparadas de acordo com receitas antigas e unidades antigas quantidade. No estilo da Páscoa e com muitas decorações e eventos interessantes, será dada as boas-vindas à primavera também no castelo  Náměšť na Hané.
Mas as festas da Páscoa não significam apenas delicias gastronômicas mas também música sacra, razão do Festival de Música Religiosa da Páscoa, um ciclo de concertos em seis igrejas na cidade de Brno.