Conheça o melhor jeito de fazer compras no destino e ainda aproveitar atrações turĂ­sticas Ăºnicas

Texto e fotos: Consejo de PromociĂ³n TurĂ­stica

Rodeada por morros e montanhas, Taxco Ă© uma verdadeira joia no estado de Guerrero, no MĂ©xico. A regiĂ£o Ă© fonte de mineraĂ§Ă£o de prata, sendo uma das mais importantes da AmĂ©rica Latina, produzindo peças da mais alta qualidade - talheres, acessĂ³rios e itens de decoraĂ§Ă£o. Com preços bastante competitivos, o destino atrai visitantes nacionais e internacionais em busca desses produtos para uso pessoal ou revenda.


Em meio Ă s suas ruas de ares coloniais com tĂ­picas casas brancas de telhado vermelho, Ă© possĂ­vel encontrar diversas lojinhas de artesĂ£os que vendem as mais diversas peças de prata. Mais de 15 mil pessoas usam o metal como ganha-pĂ£o e giram a economia da cidade.


Para comprar como um especialista e levar os melhores produtos, fique de olho na numeraĂ§Ă£o que indica o grau de pureza da prata. Para conseguir tornar esse metal maleĂ¡vel, Ă© preciso misturĂ¡-lo com cobre. Portanto, quanto mais alto o nĂºmero, mais pura Ă© a prata em determinada peça. AlĂ©m disso, existem produtos que sĂ£o "banhados a prata", fĂ¡cil de serem reconhecidos por serem muito mais leves.

Onde comprar prata em Taxco
  • Aos sĂ¡bados, vocĂª pode visitar a feira que funciona das 7h Ă s 19h, localizada perto do terminal de Ă´nibus Estrella Blanca. Aprecie as diferentes tĂ©cnicas dos artesĂ£os para esculpir as peças, imprimir detalhes e relevo.
  • Outra opĂ§Ă£o Ă© ao longo da rua San Agustin, onde existem mais de 20 pratarias com artigos de joalheria e ornamentaĂ§Ă£o: colares, brincos, pulseiras, anĂ©is, crucifixos e objetos com design prĂ©-hispĂ¢nicos. AlĂ©m das lojas, existem diversos postos ao redor na regiĂ£o central, onde vocĂª tambĂ©m pode comprar artigos de prata.

Outras atrações
NĂ£o pense que Taxco se resume Ă  prata. Sua viagem pode ser bem aproveitada nĂ£o sĂ³ para essa parte de compras, mas tambĂ©m para passeios cheios de cultura, como visitas a monumentos histĂ³ricos. O destino Ă© considerado um Pueblo MĂ¡gico, porque mantĂ©m muito bem preservada sua histĂ³ria na arquitetura da cidade e tem belezas naturais Ăºnicas, agregando alto valor turĂ­stico.


Quer uma prova disso? Visite o Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa. Descoberto em 1834 e declarado Reserva Natural Protegida em 1936, esse paraĂ­so subterrĂ¢neo tem mais de 90 ambientes para visita abertos ao pĂºblico. Para percorrer todos os lugares Ă© preciso caminhar por aproximadamente duas horas. Os destaques sĂ£o as grandes formações rochosas estalactites (que vĂ£o do teto em direĂ§Ă£o ao chĂ£o) e as estalagmites (que ascendem do solo). Naturais, muitos dizem enxergar rostos e figuras de animais, tronos, fontes e atĂ© uma catedral.
A melhor maneira de chegar ao Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa Ă© chegar pela Cidade do MĂ©xico e seguir em direĂ§Ă£o Ă  cidade de Taxco. Hospede-se por lĂ¡ e compre no terminal de Ă´nibus uma passagem que te levarĂ¡ atĂ© o destino. Custa cerca de $20 pesos mexicanos e dura, em mĂ©dia, 25 minutos.
Como toda cidade alta, Taxco tem vĂ¡rios mirantes e, por isso, o pĂ´r do sol Ă© simplesmente incrĂ­vel. E para uma vista panorĂ¢mica com uma pitada de diversĂ£o, conheça a cidade a partir do telefĂ©rico que estĂ¡ a mais de 170 metros de altura. VocĂª pode se aventurar na gastronomia, experimentando "jumiles" uma classe de inseto bastante consumido na regiĂ£o, que atĂ© ganhou uma feira prĂ³pria, que acontece todo ano em outubro.


Faça um tour a pĂ© apreciando os palĂ¡cios e catedrais. Se gostar de praia, ainda dĂ¡ para planejar um dia em Acapulco, que estĂ¡ localizado a 3 horas de distĂ¢ncia de Taxco.