Seria difícil encontrar outro lugar tão encantador

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

A aldeia  de Holašovice, que está no meio de uma paisagem harmoniosa da Boêmia do Sul, é talvez a mais fabulosa de todas as aldeias tchecas. O orgulho aqui são belas fachadas barrocas  ao redor da grande praça que ganharam a inscrição na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.


Parece incrível mas Holašovice  conservou o mesmo número propriedades ao longo de seus 800 anos. Ainda hoje pode-se ver aqui 17 casarios com fazendas e estábulos, um ferreiro ou mesmo duas fábricas de cerveja e uma pequena capela de São João Nepomuceno. A aldeia, no entanto, não é museu ao ar livre. A maioria das casas são habitadas e as pessoas locais organizam aqui uma série de eventos culturais, entre os quais o carnaval ou  as Festas Rurais com uma feira da antiga Boêmia.

1. Fachadas  rendadas
O aspecto atual da aldeia é do século XIX quando acabou a servidão e os camponeses puderam começar a  começar a reformar suas casas no estilo extravagante do "Barroco rústico". Na praça, originalmente muito pobre, eles começaram a construir fachadas com ornamentos e detalhes trabalhados em várias cores, que hoje atraem visitantes de todo o mundo.

2. Levando mais do que apenas lembranças
Durante a visita a Holašovice não se pode deixar de ver a propriedade de número 6. No Pátio Rústico local pode-se ver como era a vida simples e como  era o sistema de administração antes da segunda metade do século. Também vale a pena ver a oficina de cerâmica onde o visitante pode fazer, por exemplo, xícara, vaso, copo ou também placa com o seu nome ou o número da porta de sua casa, com motivos típicos do sul da Boêmia.

3. Mágico lugar da mitologia celta
Quem gosta de locais com energia diferente tem que visitar o «Stonehenge de Holašovice». Deste círculo de pedras, que está construído num local alto acima da aldeia se tem uma das mais belas vistas das redondezas. E pode ser vista não apenas a aldeia mas também a silhueta de um dos mais belos palácios tchecos em Hluboká nad Vltavou. E nas Festas do Solstício, o ambiente fica ainda mais especial.


4. Aonde mais?
Holašovice  não fica longe outro monumento da UNESCO: O castelo de Český Krumlov olha sobre o rio Moldava com seu teatro barroco único. È também adorável a atmosfera medieval da cidade.