Praias azul turquesa, boa gastronomia, belas paisagens, campos de golfe e cidades cheias de tradiĂ§Ă£o sĂ£o alguns dos atrativos deste estado americano

Texto e fotos: Travel South USA

Para quem quer viajar e se surpreender, o Alabama reĂºne belas e charmosas cidades com histĂ³ria, cultura, aventura e uma ampla gama de atrações para todas as idades. A Travel South USA (TSUSA), organizaĂ§Ă£o de marketing regional para os Estados sulistas, que oferece informações, dicas e sugestões para os brasileiros conhecerem as maravilhas deste destino. “Nossa missĂ£o Ă© promover, fomentar e encorajar viagens para e dentro dos Estados sulistas americanos, como o Alabama,  GeĂ³rgia, Louisiana, South Carolina, New Orleans e Tennessee”, diz JosĂ© Madeira, representante da Travel South USA no Brasil.


Localizada em meio a belas colinas, com bairros cobertos por Ă¡reas florestais estĂ¡ Birmingham, a maior cidade do estado do Alabama. Abriga um dos melhores campos de golfe do planeta. Para os apreciadores da alta gastronomia, a cidade concentra alguns dos melhores restaurantes dos Estados Unidos. A regiĂ£o Ă© o lar dos "Oscars da culinĂ¡ria", com alguns dos indicados e ganhadores do James Beard Foundation Award. JĂ¡ para os apaixonados por corrida, o Barber Motorsports Park, pista usada para corridas de carros e motos, Ă© um dos lugares que chama atenĂ§Ă£o. No mesmo espaço estĂ¡ localizado o Barber Motorsports Vintage Museum, considerado um dos maiores museus de moto do mundo, ele traça a histĂ³ria da motocicleta por meio de uma variedade de mais de mil mĂ¡quinas.


Entre outros destaques do Alabama estĂ¡ a capital, Montgomery, onde encontra-se o Alabama Capitol Building. PrĂ©dio que reluz pela imensidĂ£o de mĂ¡rmore branco. Foi nesse espaço que os estados do Sul formaram os Estados Confederados da AmĂ©rica, um marco na histĂ³ria do PaĂ­s. Outro ponto famoso da cidade Ă© a pequena igreja onde Martin Luther King, ativista polĂ­tico e um dos mais importantes lĂ­deres do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, fazia seus famosos sermões. A cidade tambĂ©m abriga o belĂ­ssimo Montgomery Museum of Fine Arts, o mais antigo do Alabama, com uma impressionante coleĂ§Ă£o de pinturas e esculturas americanas.


Para quem gosta de curtir o dia na praia com a famĂ­lia, Orange Beach e Gulf Shores tĂªm muito a oferecer. As praias com praticamente 50 quilĂ´metros de extensĂ£o de areia branca e macia e uma Ă¡gua azul, sĂ£o uma surpresa sem fim. É possĂ­vel fazer passeios para ver golfinhos, pescar ou apenas observar as belas paisagens. AlĂ©m das lindas praias, hĂ¡ uma ampla variedade de atividades e atrações para todos os interesses e idades. Gulf Shores e Orange Beach oferecem ainda uma ampla seleĂ§Ă£o de acomodações de condomĂ­nios na orla, cadeias de hotĂ©is nacionais e resorts All Inclusive. Nos restaurantes, os frutos do mar sĂ£o os elementos centrais dos cardĂ¡pios.


A alguns quilĂ´metros de Orange Beach estĂ¡ Mobile, uma das cidades portuĂ¡rias mais antigas do sul dos Estados Unidos. A arquitetura das casas reflete as influĂªncias francesa, britĂ¢nica e espanhola. O Distrito mais charmoso Ă© o Oakleigh Historic District, que se destaca pelas antigas mansões e pelos parques repletos de carvalhos centenĂ¡rios. O Mobile Carnival Museum celebra a histĂ³ria das festas regionais, com exposições de acessĂ³rios do Mardi Gras (carnaval gringo), curiosidades da construĂ§Ă£o de carros alegĂ³ricos e a arte da criaĂ§Ă£o de fantasias. Um passeio imperdĂ­vel.


Para mais informações acesse: www.travelsouthusa.com/ www.travelsouthusa.org / Facebook: Travel South USA Brasil