REPÓRTER EXPO: Wortex produz soluções em reciclagem que abrem novas oportunidades de negócios

A empresa detém tecnologia para equipar linhas completas em processos recicladores que podem ser adaptáveis a vários tipos de composição de plásticos

Texto e fotos: Wortex

Dizem que é na crise que aparecem as oportunidades. Essa máxima há muito tempo já virou senso comum, mas não deixa de rondar as cabeças de gestores e de executivos. Para a indústria do plástico, a oportunidade está na reciclagem. O diretor geral da Wortex Máquinas, Paolo De Filippis, um dos maiores especialistas do assunto, é categórico quando se refere ao potencial de crescimento do setor. “A reciclagem no Brasil e no mundo tem muitas oportunidades de negócios, só que exige grande criatividade”, afirma.
Por conta do expertise adquirido em décadas atuando no mercado de reciclagem, Paolo de Filippis ministra palestra no workshop programado no Recicla Plástico Brasil, no dia 23 de março, às 17h20, com o tema Sistema Completo de Reciclagem de Material Pós-Consumo. O workshop faz parte da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, que acontece no São Paulo Expo Exhibition&Convention Center.


A Wortex é fabricante de equipamentos para a indústria plástica e tem know how para implementar linhas completas de reciclagem em empresas que enxergam os resíduos sólidos, principalmente os plásticos do pós-consumo ou mesmo de aparas e rejeitos da produção, como dinheiro, não como lixo. Lixo, aliás, que causa imensos danos ambientais e abarrota aterros sanitários pelo volume e pela destinação incorreta.
É justamente diante desse cenário de grandeza e de oportunidades que Paolo De Filippis vê o grande potencial de negócios. Em primeiro lugar, explica ele, já se dirigindo ao empreendedor que pretende criar ou aprimorar seu processo de reciclagem, é importante estar adaptado a possíveis mudanças das fontes de matérias-primas. Na prática isso significa que a recicladora que processa hoje apenas plástico rígido de uma determinada composição terá de reciclar outros tipos de plásticos amanhã, pois as fontes de fornecimento do material mudam conforme as circunstâncias de mercado, de produção ou de coleta, por exemplo. “Daí a criatividade de se adaptar às mudanças das fontes”, completa De Filippis.

Aplicações diversas
A Wortex possui a tecnologia que começa na separação de resíduos passando pela lavagem, granulação até a composição final dos materiais, que tem uma infinidade de aplicações. Uma delas, muito usada na confecção de móveis e na construção civil é a chamada madeira plástica. Em sua composição, pó de serragem, casca de arroz, fibra de coco ou mesmo bagaço de cana se misturam com plástico reciclado na proporção aproximada de 70% e 30%, respectivamente. O processo resulta em um material que pode ser extremamente rígido, de alta durabilidade, sem dever nada no quesito estética, se comparado às madeiras convencionais.
Esse é apenas um dos exemplos que De Filippis dá dentre as possibilidades proporcionadas pelo maquinário que a Wortex e a Amut-Wortex produz. “Nossa tecnologia é viável porque tudo pode ser adaptado às necessidades do processo de reciclagem da empresa, sempre pensando nas mudanças constantes das fontes de resíduos”, completa. A Wortex também é especializada na produção de roscas, componente fundamental no reprocessamento do plástico. “É a rosca que define a qualidade do polímero que é produzido”, explica.
De Filippis também chama a atenção para a importância do trabalho em parceira entre a iniciativa privada e o poder público, principalmente prefeituras que têm a responsabilidade pelo serviço de limpeza urbana. Para ele, as prefeituras precisam aprimorar o processo de coleta de lixo a fim de melhor aproveitar os resíduos sólidos e úmidos para gerar receita e energia para o município. “Tecnologia para isso existe, mas é preciso planejar e organizar todo o trabalho de coleta”, afirma.
É com essa tecnologia desenvolvida em décadas de pesquisas e de conhecimento do mercado brasileiro, e do plástico, que a Wortex vai mais uma vai fazer parte do Recicla Plástico Brasil, cujo propósito é o de divulgar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização, por meio de ações práticas realizadas durante a Plástico Brasil.


Serviço
Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha
Data: 20 a 24 de março de 2017 
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5  - São Paulo
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.