Ontem ainda foi dia exclusivo da Imprensa no GIS (Geneva International Motor Show) e o Repórter Expo conversou com Jos Claes, engenheiro belga chefe do Departamento de Engenharia e Gestão de Projetos da Dallara Automobili

Texto: Carlos Lua
Fotos: Salon International de l'Auto

Independente do fato de ser o maior fabricante do mundo de carros de competição (Fórmula MRF, Fórmula 3, GP3, World Series, Super Formula Japão GP2, Formula Indy, Formula E, colaboração com a Haas na F1 e agora os protótipos para a IMSA (que acabaram de vencer as 24 Horas de Daytona na estreia dos Cadillac/Dallara dentro do novo regulamento) e os LMP2 para o WEC. WEC, aliás, onde vão desembarcar em 2018 na LMP1!) a Dallara Automobili também faz projetos e presta serviços para os fabricantes de automóveis em geral. Daí a sua presença anual também no Geneva International Motor Show.


Com sedes na Itália e nos Estados Unidos a Dallara está acostumada a analisar os carros dos pontos de vista não só estético, de desempenho mecânico e aerodinâmico, como também da eficiência e dos processos produtivos. Em conversa com o Jos o Repórter Expo conseguiu dele uma rápida e bem objetiva observação sobre o Salão de 2017 nesse dia exclusivo da Imprensa. Com a palavra Jos Claes:


O GIS (Geneva International Motor Show) É sempre repleto de carros novos, protótipos diversos e projetos intrigantes. Para quem gosta de automóveis como eu é uma verdadeira Disneyworld. A fantasia está sempre presente e é bom ver isso, ver que a criatividade faz definitivamente parte integrante desse nosso negócio. Melhor ainda saber que podemos fazer coisas, existem espaços reais, nem tudo é virtual ainda!


Muito interessante o pequeno carro compacto e desportivo da Renault, o Alpine A110. Atraente e provavelmente muito agradável de dirigir. Mas é um carro de ontem não apenas na sua homenagem. Uma estrutura com uma enorme quantidade de pequenas peças (de alumínio e aço) coladas e rebitadas é um pouco decepcionante de se ver em 2017.


Já um grande sucesso espero ver do belo Range Rover Velar. Modelo repleto de soluções novas e inteligentes e muito convidativo para levar em uma   viagenzinha agora na Primavera de uns 1000km. Se tivesse uma promoção já teria me inscrito. Não e peçam, porém, para comentar carros sem sentido como um Maybach G650 baseado no Mercedes G de 1986.


Já a Alfa Stelvio tem um belo estilo, tudo o que se espera de uma empresa de carros italiana. O lema é esse, o Mercado quer, a Alfa foi lá e fez! E de tirar o chapéu ver que o consumidor ainda é a medida, não só aquela física, mas a aquela da inspiração também!


O enorme Porsche com uma quinta porta é um Panamera Sport Turbo. Tem lá o seu apelo e o seu equilíbrio. Mas o conjunto o coloca cada vez mais longe, muito longe, daquilo que os Porsche sempre foram, de tudo o que sempre representaram.


E então estava lá em outro stand o Pininfarina Fitipaldi EF7 Gran Turismo. Espetacular de se ver, mas eu não tenho ideia se eles querem construí-lo ou não. Por enquanto vale apenas se deleitar com a aparência dele.


Quanto aos nossos carros de corrida vão muito bem obrigado, neste final de semana começam a Formula Indy Lights e a Formula Indy com o grids exclusivos Dallara. Todos na fábrica estão esperando, porém, é a entrada da Dallara em 2018 na LMP1 da WEC. É aí que teremos a oportunidade de medir forças com a concorrência. Um abraço para o Brasil e todos os amigos que tenho aí!