Com uma nova campanha e slogan, a
montadora francesa resolve finalmente partir para a briga no Brasil
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Citroën
Desde que chegou ao Brasil em 2001, a montadora francesa
nunca havia sido tão agressiva na sua forma de disputar o mercado de automóveis
brasileiro. Com quase 100 anos de existência, a Citroën, que pertence ao grupo PSA
resolveu agora ousar em suas campanhas e seu posicionamento de marca.
E eles não estão parados no mundo, soube antes da coletiva
que apresentaria a nova campanha que sim, o grupo PSA agora também conta com duas montadoras européias que faziam
parte da General Motors: a OPEL alemã
e a Vauxhall inglesa, ambas compradas pelo valor de 1,3 bilhão
de euros e que certamente serão responsáveis pelo crescimento do grupo, a
notícia foi confirmada pelo diretor-geral da montadora no Brasil, Paulo Solti.
Aqui no Brasil, a alegria da nova aquisição estava estampada
no rosto dos funcionários que acreditam fortemente em uma virada de mesa da
marca, por esse motivo e apoiada em uma interessante pesquisa de comportamento
humano em relação aos carros, nasceu a campanha “CITROËN INSPIRED BY YOU”.
A estréia foi na terça-feira e se baseou na pesquisa, que
está disponível para leitura NOSSAS VIDAS NUM
CARRO, realizada pela CSA Research, que mapeou os comportamentos
humanos em relação ao automóvel em diversos países. Com base nos dados, a
agência Havas desenvolveu a campanha para o mercado local.
“Queremos conhecer
melhor a relação das pessoas com o automóvel, suas experiências e o que pensam
dentro do carro... Um passo importante, já que somos uma marca inspirada e a
serviço de nossos clientes”, explica Nuno
Coutinho, diretor de Marketing da Citroën
do Brasil.
O filme principal (formato longo de 45 segundos) desenvolve
a seguinte ideia: já que em uma vida passamos 4 anos e 11 meses dentro de um
carro, é melhor aproveitar isso dentro de um Citroën! Assim, o filme mostra
como os veículos da marca permitem extrair o melhor deste tempo passado no
carro, com simplicidade de utilização, bem-estar de vida a bordo etc.
Uma série de filmes mais curtos (inicialmente três, nos
formatos 15 e 20 segundos) ilustra concretamente como as diversas tecnologias e
os serviços inovadores da Marca tornam a vida automobilística cada vez mais
fluida.
Esta campanha, na qual tanto motoristas quanto passageiros
podem se reconhecer, foi lançada simultaneamente na Bélgica, Espanha, França,
Itália e Portugal, antes desta segunda onda lançada a partir de janeiro de 2017
incluindo outros países europeus, China e América Latina.
“Com esta campanha,
damos continuidade à transformação da marca, que hoje está mais próxima de seus
clientes, oferecendo tecnologias e serviços adequados às suas necessidades”,
afirma Paulo Solti, diretor geral da
Citroën do Brasil.
A Brand Campaign também marca o pontapé inicial da evolução
de alguns códigos visuais da marca, como o novo logotipo em 2D flat design,que
faz ganhar em modernidade e visibilidade o duplo chevron, e também uma nova
assinatura sonora,que traduz valores de audácia e de proximidade.
Em paralelo, o site www.citroeninspiredbyyou.com apresenta
o conjunto da campanha com todas as respostas tecnológicas e os serviços
oferecidos pela Citroën a seus
clientes, como as inovações implementadas pela Marca:
- Manutenção a R$ 1 Real por dia: um competitivo plano de manutenção baseado no custo de R$ 1 por dia para as três primeiras revisões (R$ 365 por ano). Garantia de transparência e bom atendimento em todas as 119 concessionárias da marca em todo o Brasil;
- Citroën ST@RT: o novo programa de E-Commerce da marca é uma resposta à demanda da vida moderna e dos clientes 100% conectados e antenados aos meios digitais, que passam a poder comprar seu C3 ST@RT ou AIRCROSS ST@RT por meio de um site específico (www.citroenstart.com.br), 24 horas por dia/7 dias por semana. De forma simples e intuitiva, o cliente pode entrar no site e, em apenas três etapas, concluir a negociação da compra do modelo;
- Citroën Advanced Comfort®: programa global que permite que a Citroën caracterize toda a dimensão do Conforto durante o desenvolvimento de seus modelos. Quatro objetivos: 1) Proteger os passageiros das perturbações externas; 2) Facilitar a vida a bordo; 3) Racionalizar o uso do carro e de seus equipamentos graças a uma tecnologia intuitiva (conforto de utilização); 4) Garantir a paz de espírito ajudando o motorista a dirigir (conforto de espírito).
- Assistance XL: é uma assistência 24 horas e gratuita desde que o proprietário faça todas as revisões na concessionária;
- Concessionárias conceituais: como apresentado no salão do automóvel de 2016, as concessionárias vão seguir o padrão La Maison Citroën, para o cliente se sentir “em casa” quando for adquirir um veículo ou solicitar algum serviço;
- DS Store: a marca esportiva vai ganhar uma loja na cidade de São Paulo voltada especificamente para a marca e seus clientes.
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