• Empresa apresenta novidade na 3ª edição do programa educacional, que tem como objetivo conscientizar o público jovem, principal vítima dos acidentes de trânsito;
  • Campanha será divulgada através da mídia online com o suporte de influenciadores digitais.

Texto e fotos: Michelin

O MICHELIN Best Driver, programa pioneiro da marca para conscientizar jovens universitários com boas práticas ao volante, chega à terceira edição, inovando mais uma vez. Este ano, a iniciativa ganhará uma campanha online capitaneada pelos influenciadores digitais Paola Antonini, Tavião (Canal do Youtube “Coisas que nunca vivi”) e Mariana e Iberê Thenório (Canal do Youtube “Manual do Mundo”), que começa em 17 de março em seus canais. Já o lançamento offine será no dia 16 de março no Campus Estácio Curitiba, e contará com uma série de ações para envolver os estudantes na iniciativa.


“O MICHELIN Best Driver abre um diálogo sobre segurança no trânsito entre os principais alvos de acidentes no Brasil, que são os jovens. Por isso, escolhemos uma linguagem que faz parte do universo deste público”, explica Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing da Michelin América do Sul.
Segundo Gilmar Batista, responsável pelo MICHELIN Best Driver, “a nossa proposta é envolver jovens universitários ou em pós-graduação, de 18 a 35 anos, no Desafio Best Driver. Selecionamos três grandes regiões – Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo e Grande Curitiba –, onde disponibilizaremos a instalação de aparelhos de telemetria nos carros, para acompanhar seus hábitos ao volante”.
O objetivo é mensurar o nível de segurança da condução por um mês e premiar os motoristas mais prudentes. Ao final do programa, os dados serão analisados pelo consultor de segurança da Michelin, Eduardo Biavati, para que seja traçado um perfil de como os jovens brasileiros estão dirigindo. 


A Michelin disponibilizará para cada uma das cidades participantes 65 aparelhos de telemetria, que poderão ser instalados de forma gratuita. Os interessados deverão se inscrever através do site www.michelin.com.br e, a partir daí, receberão mais instruções para a instalação. As inscrições vão de 17 a 26 de março, e a análise dos dados será feita durante os meses de abril e maio. Será escolhido um motorista de cada cidade e todos ganharão como prêmio um iPhone 7. O grande vencedor entre os três ganhará uma experiência, com acompanhante, na Fórmula E em Montreal, no Canadá. O resultado será anunciado dia 29 de junho.
“A avaliação da telemetria leva em conta quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas e o excesso de velocidade. Atualmente, as principais causas de acidente entre os jovens são o consumo de bebida alcoólica, uso de celular e excesso de velocidade. É para isso que queremos despertar a atenção deste público”, avalia Eduardo Biavati.
Para reformular o MICHELIN Best Driver e torná-lo mais atrativo para os jovens, os influenciadores digitais que darão voz ao conteúdo do programa foram criteriosamente selecionados:
  • Paola Antonini - Após sofrer um acidente de trânsito e perder a perna direita, a modelo criou um canal no Youtube para compartilhar sua adaptação à nova vida, conquistas e planos. Ela acaba de tirar a carteira de motorista especial;
  • Tavião – Canal “Coisas que nunca vivi” – Simpático e descontraído, Tavião se força a viver coisas inéditas e compartilha com o público estas experiências. Sua participação do programa será na perspectiva do passageiro consciente;
  • Mariana e Iberê Thenório – Canal “Manual do Mundo” – Estão entre os 10 maiores canais de Youtube no Brasil. O casal comanda experimentos, guias e curiosidades que movimentam milhares de pessoas a cada novo vídeo.

Além disso, a ação conta com o apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), do Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN), do Instituto Renault e do Grupo Estácio .

Michelin e a segurança no trânsito
Há mais de um século, a razão de ser da Michelin é contribuir para a melhor mobilidade, com o compromisso de oferecer aos clientes, por meio de produtos e serviços, mais eficiência, menor impacto ambiental e, principalmente, mais segurança.
Muitos são os exemplos de ações que demonstram o comprometimento da empresa com o tema. No Brasil, a campanha “Pressão Certa”, realizada em parceria com revendedores, tem por objetivo informar aos motoristas sobre a importância da utilização da pressão correta nos pneus para sua segurança. Iniciativas de sensibilização e educação para o trânsito, em parceria com o DETRAN, também ilustram algumas das ações da empresa no país.
Programas lançados por instituições como o GRSP – Global Road Safety Partnership, que atua na Ásia com destaque também no Brasil, e o apoio à divulgação das GOLDEN RULES (Regras de Ouro no Trânsito) da FIA - Federação Internacional de Automobilismo, traduzem igualmente o compromisso da Michelin com o tema.
  1. Usar sempre o cinto de segurança (motorista e carona)
  2. Respeitar o código de transito
  3. Respeitar os limites de velocidade
  4. Verificar regularmente os pneus (pressão, sem esquecer do estepe)
  5. Sob efeitos de álcool ou de remédios, não dirigir (dirigir sempre em plena consciência)
  6. Usar cadeiras infantis para as crianças (assento apropriado - proteger as crianças)
  7. Não usar o celular ao dirigir (manter a atenção, não se distrair)
  8. Parar quando estiver cansado
  9. De moto, sempre usar o capacete
  10. Ser gentil e atencioso

O engajamento com o desenvolvimento sustentável pode ser também exemplificado através da realização, desde 1998, do Michelin Challenge Bibendum. O evento, que já teve o Brasil como sede em 2010, é considerado o maior fórum mundial sobre mobilidade urbana, com mais de 10.000 participantes registrados na última edição. Em 2014, o cenário foi a cidade de Chengdu, na China, com a presença dos maiores atores do segmento do transporte.