• Uma transaĂ§Ă£o que posiciona o Grupo PSA em segundo lugar na Europa. Uma presença sĂ³lida e equilibrada nos mercados europeus que servirĂ¡ de base para um crescimento rentĂ¡vel do Grupo no plano internacional;
  • CriaĂ§Ă£o de uma joint venture de financiamento automotivo com o banco BNP Paribas para apoiar o desenvolvimento das marcas Opel e Vauxhall;
  • Uma operaĂ§Ă£o de 2,2 bilhões de euros que acelera a transformaĂ§Ă£o da GM e agrega valor para seus acionistas, graças a uma alocaĂ§Ă£o disciplinada dos capitais.

Texto e fotos: Grupo PSA

General Motors Co. (NYSE:GM) e Grupo PSA (Paris:UG) anunciaram hoje a conclusĂ£o de um acordo mediante o qual a filial Opel/Vauxhall da GM e as operações europeias da GM Financial passam a integrar o Grupo PSA nos termos de uma transaĂ§Ă£o que eleva o valor dessas atividades a 1,3 bilhĂ£o de euros e 0,9 bilhĂ£o de euros, respectivamente.


Com a aquisiĂ§Ă£o da Opel/Vauxhall, que alcançou um faturamento de 17,7 bilhões de euros em 20161, o Grupo PSA passarĂ¡ a ser a segunda montadora europeia, com uma participaĂ§Ă£o no mercado de 17%2.

Criar uma base sĂ³lida para o Grupo PSA na Europa para sustentar um crescimento internacional rentĂ¡vel
“Estamos orgulhosos em unir nossas forças com a Opel/Vauxhall e nos comprometemos a levar adiante o desenvolvimento desta grande empresa e acelerar sua recuperaĂ§Ă£o”, declarou Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA. “Saudamos todas as realizações de suas talentosas equipes assim como as belas marcas Opel e Vauxhall e o legado excepcional da empresa. Pretendemos administrar a PSA e a Opel/Vauxhall valorizando suas respectivas identidades de marca. Por jĂ¡ termos desenvolvido juntos excelentes modelos para o mercado europeu, estamos convencidos que a Opel/Vauxhall Ă© o parceiro adequado. Para nĂ³s, isto vem naturalmente prolongar nossa parceria e estamos ansiosos para passar a uma velocidade superior.”
“Confiamos na aceleraĂ§Ă£o significativa da recuperaĂ§Ă£o da Opel/Vauxhall graças ao nosso apoio, e respeitamos os compromissos que a GM assumiu com os funcionĂ¡rios da Opel/Vauxhall”, acrescentou Tavares.

Acelerar a transformaĂ§Ă£o da GM e criar valor
“Estamos felizes com esta nova oportunidade que temos juntos, nĂ³s da GM, nossos colegas da Opel/Vauxhall e a PSA, de melhorar o desempenho de nossas empresas no longo prazo, amparados pelo sucesso de nossa aliança”, declarou Mary T. Barra, CEO da GM.
“Para a GM, isto constitui uma nova e grande etapa do plano atualmente em curso para melhorar nosso desempenho e acelerar nossa dinĂ¢mica. Transformamos nossa empresa e conseguimos resultados recordes e duradouros para nossos acionistas, graças a uma alocaĂ§Ă£o disciplinada de nossos recursos em prol dos investimentos mais rentĂ¡veis de nossa atividade automotiva e das novas tecnologias, que nos permitem definir o futuro da mobilidade individual.”
“Estamos convencidos que este novo capĂ­tulo fortalecerĂ¡ ainda mais a Opel e Vauxhall numa perspectiva de longo prazo e ficamos felizes em poder contribuir para o sucesso futuro e o potencial de criaĂ§Ă£o de valor da PSA atravĂ©s de nossos interesses econĂ´micos comuns e de uma colaboraĂ§Ă£o contĂ­nua, nĂ£o apenas focada nos projetos atuais, mas tambĂ©m em outros importantes projetos no futuro”, concluiu Mary Barra.


Consolidar cada uma das empresas no longo prazo
Com essa operaĂ§Ă£o o Grupo PSA poderĂ¡ realizar importantes economias de escala e criar sinergias nas Ă¡reas de compras, produĂ§Ă£o e P&D. Esperam-se sinergias de 1,7 bilhĂ£o de euros por ano atĂ© 2026 – sendo que uma parte significativa deve se concretizar atĂ© 2020 – que contribuirĂ£o para acelerar a recuperaĂ§Ă£o da Opel/Vauxhall. Beneficiando-se com a proveitosa parceria concluĂ­da com a GM, o Grupo PSA espera que a Opel/Vauxhall obtenha uma margem operacional corrente3 de 2% atĂ© 2020 e de 6% atĂ© 2026, e gere um free cash-flow operacional positivo4 atĂ© 2020.
O Grupo PSA, juntamente com o banco BNP Paribas, adquirirĂ¡ a totalidade das atividades europeias da GM Financial atravĂ©s de uma nova empresa conjunta, constituĂ­da em partes iguais, que conservarĂ¡ contabilmente a plataforma e a atual equipe europeia da GM Financial. Do ponto de vista contĂ¡bil, esta empresa conjunta serĂ¡ consolidada pelo BNP Paribas pelo mĂ©todo de integraĂ§Ă£o global e pela PSA pelo mĂ©todo da equivalĂªncia.
A operaĂ§Ă£o representa uma nova etapa dos esforços empreendidos pela GM para transformar a empresa, que apresentou trĂªs anos de desempenho recorde e exibe sĂ³lidas perspectivas para 2017, ao mesmo tempo em que redistribui uma parte considerĂ¡vel de capital a seus acionistas. Esta operaĂ§Ă£o virĂ¡ reforçar a atividade principal da GM, permitirĂ¡ focar no desenvolvimento contĂ­nuo das oportunidades de negĂ³cios mais rentĂ¡veis, incluindo as tecnologias de ponta que vĂ£o revolucionar o futuro e criar um valor significativo para os acionistas.
Ao promover uma melhoria imediata do EBIT ajustado, da margem do EBIT ajustado, do free cash-flow ajustado para a atividade automotiva, e reduzindo os riscos para seu balanço, a operaĂ§Ă£o permitirĂ¡ que a GM reduza suas necessidades de liquidez em 2 bilhões de dĂ³lares, podendo assim acelerar as compras de ações, em funĂ§Ă£o das condições de mercado.
A GM, que estarĂ¡ igualmente exposta ao sucesso futuro da entidade combinada atravĂ©s da detenĂ§Ă£o de bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o de ações PSA. GM e a PSA preveem tambĂ©m uma colaboraĂ§Ă£o em torno do desenvolvimento de tecnologias ligadas ao carro elĂ©trico. AlĂ©m disso, os acordos existentes de fornecimento de alguns modelos Holden e Buick sĂ£o mantidos, enquanto a PSA poderĂ¡ eventualmente vir a se abastecer de cĂ©lula de combustĂ­vel junto Ă  recĂ©m-criada empresa conjunta GM/Honda.

1 Os dados financeiros da Opel/Vauxhall correspondem ao perĂ­metro implicado.
2 Exceto RĂºssia e Turquia. Fonte: IHS (fevereiro de 2017)
3 IFRS. Sujeito a uma anĂ¡lise completa das diferenças entre as normas US GAAP e IFRS
4 Definido como o resultado operacional corrente + AmortizaĂ§Ă£o e depreciaĂ§Ă£o – custos de reestruturaĂ§Ă£o – despesas de investimento em capital - P&D capitalizada – flutuaĂ§Ă£o da necessidade de capital de giro

Informações complementares
Termos do acordo
As atividades automotivas da Opel/Vauxhall serĂ£o adquiridas pela PSA por 1,3 bilhĂ£o de euros. As atividades europeias da GM Financial serĂ£o adquiridas pela PSA e pelo BNP Paribas por um valor equivalente a 0,8 vezes o seu valor contĂ¡bil pro forma na conclusĂ£o da operaĂ§Ă£o, ou seja, cerca de 0,9 bilhĂ£o de euros.
A operaĂ§Ă£o representa um valor total de 2,2 bilhões de euros, referente Ă s atividades automotivas da Opel/Vauxhall e a 100% das atividades europeias da GM Financial.
O valor da transaĂ§Ă£o para a PSA, incluindo a Opel/Vauxhall e 50% das atividades europeias da GM Financial, serĂ¡ de 1,8 bilhĂ£o de euros.
No Ă¢mbito desta operaĂ§Ă£o, a GM ou suas filiais irĂ£o subscrever bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o de ações (‘BSA’) no valor de 0,65 bilhĂ£o de euros. Estes BSA tĂªm uma maturidade de nove anos e podem ser exercidos a qualquer momento, parcial ou totalmente, a partir de cinco anos da data de emissĂ£o, por um preço de exercĂ­cio fixado em 1 €. Com base numa aĂ§Ă£o de referĂªncia da PSA cotada em 17,34 €5, os bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o correspondem a 39,7 MM de ações da PSA, ou seja, 4,2 % de seu capital em ações numa base inteiramente diluĂ­da6. A GM nĂ£o terĂ¡ nenhum direito de gestĂ£o ou de voto em relaĂ§Ă£o Ă  PSA e compromete-se a vender as ações recebidas da PSA no prazo de 35 dias a partir do exercĂ­cio dos bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o.
A operaĂ§Ă£o inclui todas as atividades automotivas da Opel/Vauxhall, que compreendem as marcas Opel e Vauxhall, seis fĂ¡bricas de montagem e seis fĂ¡bricas de produĂ§Ă£o de peças, um centro de engenharia (RĂ¼sselsheim, Alemanha) e cerca de 40 mil funcionĂ¡rios. A GM conservarĂ¡ seu centro de engenharia de Turim, na ItĂ¡lia.
Ademais, a Opel/Vauxhall continuarĂ¡ a usufruir das licenças de propriedade intelectual da GM atĂ© a adaptaĂ§Ă£o progressiva dos seus veĂ­culos Ă s plataformas da PSA nos prĂ³ximos anos.
Em relaĂ§Ă£o a essa operaĂ§Ă£o, a GM vai registrar um encargo especĂ­fico de 4,0 - 4,5 bilhões de dĂ³lares, sem impacto cash.

Continuidade dos compromissos dos regimes de aposentadoria
Todos os regimes de aposentadoria europeus e do Reino Unido, financiados e nĂ£o financiados, da Opel e Vauxhall, exceto o Actives Plan alemĂ£o e alguns pequenos regimes de aposentadoria, serĂ£o mantidos junto da GM. As obrigações do Actives Plan alemĂ£o e desses pequenos regimes de aposentadoria da Opel/Vauxhall serĂ£o transferidas para  PSA. GM pagarĂ¡ Ă  PSA 3,0 bilhões de euros pelo valor total das pensões transferidas.

5 A cotaĂ§Ă£o de referĂªncia corresponde Ă  cotaĂ§Ă£o mĂ©dia ponderada dos volumes da aĂ§Ă£o da PSA ao longo de 20 dias, em 13 de fevereiro de 2017 (antes da abertura de 14 de fevereiro de 2017)
6 CĂ¡lculo baseado em 907 MM de ações inteiramente diluĂ­das em circulaĂ§Ă£o

Modalidades de conclusĂ£o
A operaĂ§Ă£o estarĂ¡ sujeita Ă s condições de conclusĂ£o habituais, incluindo as autorizações regulamentares e as reorganizações, e deve ser concluĂ­da atĂ© o fim do ano de 2017.

BĂ´nus de subscriĂ§Ă£o
A emissĂ£o dos bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o de aĂ§Ă£o estarĂ¡ sujeita Ă  votaĂ§Ă£o pelos acionistas do Grupo PSA durante sua Assembleia Geral de 10 de maio de 2017. Os trĂªs principais acionistas da PSA (o Estado francĂªs, a famĂ­lia Peugeot e a DongFeng), que representam 36,6% do capital social e 51,5 %7 dos direitos de voto da PSA, comprometeram-se a adotar uma soluĂ§Ă£o relativa Ă  emissĂ£o dos bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o em favor da GM. Se a emissĂ£o dos bĂ´nus de subscriĂ§Ă£o reservada Ă  GM e a suas filiais nĂ£o for aprovada pela Assembleia Geral, a PSA pagarĂ¡ 0,65 bilhĂ£o de euros em dinheiro ao longo dos prĂ³ximos cinco anos.