TURISMO: Na rota da Tequila

Tequila não é apenas o nome da bebida mais famosa do México

Texto e fotos: Consejo de Promoción Turística

A 64 km de Guadalajara, uma cidade repleta de campos de agave azul-esverdeados leva o mesmo nome de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e símbolo de festa e alegria.
A cidade de Tequila, no estado de Jalisco, e partes dos estados de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas formam a região do México que produz toda a tequila do mundo - aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Isso fez com que, em 1978, fosse instituída a "Denominação de Origem Tequila", determinando que qualquer bebida de agave produzida fora desta região não pode ser chamada de tequila.
As belas paisagens de Tequila, no estado de Jalisco, fizeram com que Tequila recebesse o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2006.  Uma boa opção para explorar a região é a bordo do trem turístico Tequila Express. Partindo de Guadalajara, você pode curtir durante a viagem o mariachi ao vivo (um gênero musical popular do México), danças tradicionais, uma visita guiada à fábrica Herradura e, claro, algumas doses de tequila.


Além de passear pelos campos de agave, na parada que o trem faz no sítio São José do Refúgio, lar do Tequila Herradura, é possível conhecer como é feita a tequila, desde as pequenas produções artesanais até as bebidas consumidas internacionalmente e produzidas sob normas determinadas.
Durante sua visita à Tequila não deixe de ir ao Museu Nacional da Tequila, que fica numa antiga casa do século XIX, conta a história da bebida e exibe uma grande quantidade de garrafas. E, claro, desfrute de um passeio pelas fábricas de tequila, onde você poderá aprender - e experimentar - tudo sobre o processo do famoso destilado mexicano. Em La Rojeña, uma visita guiada na fábrica da José Cuervo explica o passo a passo do processo de transformação do agave em tequila.
No México, tequila é sinônimo de festa, de orgulho e de cumplicidade entre amigos. Afinal, quem nunca comemorou algo ou afogou as mágoas em um gole de tequila? Mas, acredite, bebê-la na sua cidade de origem tem outro sabor!
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.