Tequila nĂ£o Ă© apenas o nome da bebida mais famosa do MĂ©xico

Texto e fotos: Consejo de PromociĂ³n TurĂ­stica

A 64 km de Guadalajara, uma cidade repleta de campos de agave azul-esverdeados leva o mesmo nome de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e sĂ­mbolo de festa e alegria.
A cidade de Tequila, no estado de Jalisco, e partes dos estados de Guanajuato, Nayarit, MichoacĂ¡n e Tamaulipas formam a regiĂ£o do MĂ©xico que produz toda a tequila do mundo - aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Isso fez com que, em 1978, fosse instituĂ­da a "DenominaĂ§Ă£o de Origem Tequila", determinando que qualquer bebida de agave produzida fora desta regiĂ£o nĂ£o pode ser chamada de tequila.
As belas paisagens de Tequila, no estado de Jalisco, fizeram com que Tequila recebesse o tĂ­tulo de PatrimĂ´nio da Humanidade pela Unesco, em 2006.  Uma boa opĂ§Ă£o para explorar a regiĂ£o Ă© a bordo do trem turĂ­stico Tequila Express. Partindo de Guadalajara, vocĂª pode curtir durante a viagem o mariachi ao vivo (um gĂªnero musical popular do MĂ©xico), danças tradicionais, uma visita guiada Ă  fĂ¡brica Herradura e, claro, algumas doses de tequila.


AlĂ©m de passear pelos campos de agave, na parada que o trem faz no sĂ­tio SĂ£o JosĂ© do RefĂºgio, lar do Tequila Herradura, Ă© possĂ­vel conhecer como Ă© feita a tequila, desde as pequenas produções artesanais atĂ© as bebidas consumidas internacionalmente e produzidas sob normas determinadas.
Durante sua visita Ă  Tequila nĂ£o deixe de ir ao Museu Nacional da Tequila, que fica numa antiga casa do sĂ©culo XIX, conta a histĂ³ria da bebida e exibe uma grande quantidade de garrafas. E, claro, desfrute de um passeio pelas fĂ¡bricas de tequila, onde vocĂª poderĂ¡ aprender - e experimentar - tudo sobre o processo do famoso destilado mexicano. Em La Rojeña, uma visita guiada na fĂ¡brica da JosĂ© Cuervo explica o passo a passo do processo de transformaĂ§Ă£o do agave em tequila.
No MĂ©xico, tequila Ă© sinĂ´nimo de festa, de orgulho e de cumplicidade entre amigos. Afinal, quem nunca comemorou algo ou afogou as mĂ¡goas em um gole de tequila? Mas, acredite, bebĂª-la na sua cidade de origem tem outro sabor!