Fabricante reĂºne dados completos de seu RelatĂ³rio de Sustentabilidade em formato interativo na internet

Texto e fotos: Toyota

A Toyota do Brasil acaba de disponibilizar ao pĂºblico o conteĂºdo completo de seus mais recentes resultados em sustentabilidade. O material Ă© baseado no RelatĂ³rio de Sustentabilidade 2016 da empresa, lançado no segundo semestre do ano passado.


Os dados estĂ£o divididos entre Meio Ambiente e EcoeficiĂªncia, Relações de Confiança e Qualidade, Segurança e Tecnologia. O conteĂºdo pode ser acessado pelo endereço toyota.com.br/sustentabilidade. Na pĂ¡gina, Ă© possĂ­vel acessar as informações por meio de Ă­cones e ilustrações que facilitam a navegaĂ§Ă£o e o entendimento do conteĂºdo. Neste endereço, tambĂ©m estĂ¡ disponĂ­vel a versĂ£o para download do relatĂ³rio, que permite consultas off-line.

Destaques
  • O centro de distribuiĂ§Ă£o da Toyota no porto de Suape, em Pernambuco, desde sua inauguraĂ§Ă£o, no fim de 2015, conseguiu evitar a emissĂ£o de 1600 toneladas de gases poluentes.
  • O volume de 24% de emissões a menos na atmosfera Ă© equivalente a uma floresta de 142 mil Ă¡rvores, ocupando mais de dois mil campos de futebol. Essa reduĂ§Ă£o sĂ³ foi possĂ­vel, pois o transporte de veĂ­culos importados passou a ser feito por meio marĂ­timo entre a Argentina e o porto de Suape, que contribui tambĂ©m com a melhoria na distribuiĂ§Ă£o dos veĂ­culos fabricados em Sorocaba e Indaiatuba e que sĂ£o exportados para Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.
  • Em seu ano fiscal 2015-2016, a Toyota adotou um posicionamento embasado no Desafio Ambiental 2050, que define metas a fim de reduzir os impactos negativos causados pelos automĂ³veis sobre a saĂºde do meio ambiente global para o mais prĂ³ximo possĂ­vel ao nĂ­vel zero de emissĂ£o. Com isso, a companhia busca contribuir para a criaĂ§Ă£o de uma sociedade sustentĂ¡vel. Para cumprir estes desafios, a marca estĂ¡ trabalhando para que todo o ciclo dos produtos e processos industriais cheguem ao nĂ­vel mĂ­nimo de emissĂ£o de gases de efeito estufa.
  • AlĂ©m do resultado expressivo conquistado com o porto de Suape, a Toyota conquistou uma queda significativa nas emissões por veĂ­culo produzido, emitindo 65,4 kg de CO2 por carro, uma reduĂ§Ă£o de 15,76 kg de CO2 em relaĂ§Ă£o ao ano anterior. Para alĂ©m da reduĂ§Ă£o do uso da energia, a Toyota tem apostado na aquisiĂ§Ă£o de recursos de fonte renovĂ¡vel em todas as fĂ¡bricas atualmente em operaĂ§Ă£o.
  • Com relaĂ§Ă£o ao consumo de Ă¡gua, a intensidade foi de 1,67 m³ para cada unidade fabricada. No perĂ­odo, diversas melhorias foram responsĂ¡veis por economizar 16% do consumo de Ă¡gua, o equivalente a 25 mil m³ de recurso hĂ­drico. Outro indicador prioritĂ¡rio da companhia Ă© o descarte total de efluentes, que foi mais de 183 mil m³. A Ă¡gua usada nos processos fabris sĂ³ Ă© devolvida Ă  rede pĂºblica, apĂ³s tratamento fĂ­sico-quĂ­mico adequado nas estações de tratamento de efluentes (ETEs).

Reciclagem e logĂ­stica reversa
Em consonĂ¢ncia com as diretrizes da matriz no JapĂ£o, a Toyota tem trabalhado junto ao setor automotivo para adaptar suas operações ao desafio de estruturar uma cadeia de reciclagem efetiva para os veĂ­culos no Brasil. O Corolla possui um projeto adaptado para a reciclagem, o que permite a desmontagem adequada e a destinaĂ§Ă£o de peças e componentes ao fim do ciclo de vida. AlĂ©m do revestimento fabricado com resina, o painel central do sedĂ£ Ă© construĂ­do com o PolĂ­mero Toyota Super Olefina (TSOP), 100% reciclĂ¡vel e elaborado pela Toyota. Pneus, gĂ¡s de ar- -condicionado, filtros de Ă³leo e baterias tambĂ©m se destacam nas prĂ¡ticas de reciclagem.  Em 2015, foram mais de 550 toneladas de baterias destinadas. Quanto aos pneus, no ano, cerca de 105 mil unidades foram coletadas no Brasil e encaminhadas a ecopontos autorizados.

Pesquisa e desenvolvimento
  • A Toyota inaugurou, em meados de 2016, o primeiro centro de pesquisa aplicada da marca na AmĂ©rica Latina e o quarto do mundo fora do JapĂ£o. Situado dentro do complexo de SĂ£o Bernardo do Campo, o novo espaço se soma a centros nos Estados Unidos, na Europa e na TailĂ¢ndia para viabilizar estudos tecnolĂ³gicos e fomentar a inovaĂ§Ă£o adaptada Ă s necessidades e demandas locais.
  • AlĂ©m de inovações estĂ©ticas, o centro de pesquisa estĂ¡ preparado para atividades como testes de emissões, anĂ¡lises de matĂ©rias-primas e estudos sobre novos acessĂ³rios. A ideia de fortalecer atividades de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) no PaĂ­s estĂ¡ em linha com as diretrizes do Programa de Incentivo Ă  InovaĂ§Ă£o TecnolĂ³gica e Adensamento da Cadeia Produtiva de VeĂ­culos Automotores (Inovar-Auto) – regulamentado a fim de fortalecer a produĂ§Ă£o e a inovaĂ§Ă£o no setor em solo nacional.

Mobilidade do futuro
  • Ciente dos desafios que a humanidade tem enfrentado para o desenvolvimento sustentĂ¡vel – entre eles, os impactos das mudanças climĂ¡ticas, a necessidade de alternativas tecnolĂ³gicas ao uso de combustĂ­veis fĂ³sseis e os deslocamentos em grandes centros urbanos –, a matriz japonesa investe desde a dĂ©cada de 1990 em renovar seu portfĂ³lio, adaptando-o a uma nova visĂ£o de mobilidade capaz de influenciar positivamente consumidores e o setor automotivo.
  • Dentre as metas do Desafio Ambiental 2050, estĂ¡: mitigar em atĂ© 90% as emissões de CO2 originadas por veĂ­culos novos atĂ© 2050. Na prĂ¡tica, com isso, 100% de seu portfĂ³lio atĂ© o meio do sĂ©culo serĂ¡ composto de carros hĂ­bridos, elĂ©tricos ou alimentados por cĂ©lula de combustĂ­vel.
  • Em 1997, a Toyota Motor Corporation lançou no mercado japonĂªs o hĂ­brido Prius – dotado de tecnologia que permite a combinaĂ§Ă£o do uso de combustĂ­veis tradicionais e de energia elĂ©trica para a propulsĂ£o do veĂ­culo. Esse modelo foi pioneiro em escala comercial na indĂºstria e demonstrou que era possĂ­vel trabalhar, de forma rentĂ¡vel, buscando a gradativa eliminaĂ§Ă£o de fontes nĂ£o renovĂ¡veis e de maior impacto sobre a atmosfera.
  • Desde entĂ£o, a expansĂ£o internacional foi priorizada pela Toyota. AtĂ© meados de 2015, a Toyota estava comercializando 35 diferentes modelos hĂ­bridos para passageiros, incluindo o Prius – que jĂ¡ estĂ¡ presente em 80 mercados e regiões. A meta Ă© alcançar vendas anuais de 1,5 milhĂ£o de carros nessa modalidade, chegando a 15 milhões de unidades emplacadas atĂ© 2020.
  • Em abril de 2016, a montadora anunciou a marca histĂ³rica de 9 milhões de veĂ­culos hĂ­bridos comercializado, que contribuĂ­ram para reduĂ§Ă£o de cerca de 67 milhões de toneladas nas emissões de CO2 na atmosfera e 25 bilhões de litros de gasolina, se comparados ao mesmo nĂºmero de veĂ­culos tradicionais.
  • A linha Prius continua liderando no segmento, com 5,7 milhões de automĂ³veis vendidos – 63% do total – desde a introduĂ§Ă£o da tecnologia nos mercados de atuaĂ§Ă£o da companhia. No Brasil, desde 2013 a Toyota comercializa o Prius em sua rede autorizada – mais de 700 unidades jĂ¡ foram comercializadas desde entĂ£o.
  • Na visĂ£o de futuro da companhia sĂ£o sinalizados trĂªs caminhos para a mobilidade. O primeiro passo Ă© o uso de veĂ­culos elĂ©tricos, tendo como foco deslocamentos de curta distĂ¢ncia e automotores de pequeno porte. Para transporte de passageiros em distĂ¢ncias curtas, mĂ©dias ou longas, a principal aposta Ă© na tecnologia hĂ­brida, que alterna combustĂ­veis fĂ³sseis e energia elĂ©trica de acordo com a necessidade de performance e velocidade. É nesse quesito que figura o Prius e sua tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD) – que permite a recarga automĂ¡tica da bateria pelos freios regenerativos –, com combinaĂ§Ă£o de motores elĂ©tricos e a combustĂ£o.
  • A opĂ§Ă£o futura, de maior impacto, viabiliza o uso de cĂ©lulas de combustĂ­vel hidrogĂªnio para propulsĂ£o de veĂ­culos como o Mirai, sedĂ£ de quatro lugares lançado pela Toyota em 2014, que rompe totalmente com o uso de combustĂ­veis fĂ³sseis, gerando energia com cĂ©lulas de hidrogĂªnio.
  • JĂ¡ disponĂ­vel para venda no mercado japonĂªs, o Mirai possui autonomia de atĂ© 480 quilĂ´metros, 153 cavalos de potĂªncia e alcança a velocidade de 100 km/h em menos de 10 segundos. Equipado com um motor elĂ©trico, uma bateria, dois tanques de hidrogĂªnio de alta pressĂ£o com capacidade mĂ¡xima de 70 Mpa, um conversor elevador de tensĂ£o, uma central de comando e a cĂ©lula de combustĂ­vel a hidrogĂªnio, o Mirai gera energia por meio de uma reaĂ§Ă£o quĂ­mica, captando oxigĂªnio da atmosfera e produzindo carga elĂ©trica, alĂ©m de produzir Ă¡gua, expelida por vĂ¡lvula de escape. O motor tambĂ©m Ă© alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinĂ©tica gerada pela desaceleraĂ§Ă£o e frenagem do automĂ³vel.
  • Em 2016, o Mirai foi eleito o Carro Verde Global do Ano no SalĂ£o do AutomĂ³vel de Nova York. Sua tecnologia foi a escolhida entre oito competidores de todo o mundo, considerando fator de emissĂ£o, eficiĂªncia em combustĂ­veis e uso de tecnologias ecoeficientes.