COMER & BEBER: Bruschetta sem desperdícios

Fatias de pão que sobraram do café da manhã e aquele pedaço de carne de acém ganham um toque gourmet na receita de bruschetta de acém que a plataforma Academia da Carne Friboi traz esta semana

Texto e fotos: JBS

A tradicional entrada italiana fica deliciosa com a saborosa carne preparada na panela de pressão com vinho tinto e um toque de louro e alecrim. A carne praticamente derrete depois do cozimento. Decore o aperitivo com minicebolas, tomate- cereja e brotos de miniagrião. Em uma hora, o prato fica pronto para ser saboreado.
Acesse a Academia da Carne Friboi e confira muitos outros aperitivos com carne muito fáceis de fazer.


Bruschetta de acém com minicebolas, tomate-cereja e brotos de miniagrião
Serve: 2 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: acém (também conhecido como agulha, alcatrinha do dianteiro, lombinho)

Ingredientes
1 bandeja de cubos de acém (300 g)
1 colher (de sopa) de manteiga
1 pitada de açúcar
sal
pimenta-do-reino
1 xícara de vinho tinto
1 xícara de caldo de carne
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
brotos ou folhas de miniagrião para decorar
azeite de oliva
pão para minibruschettas (tipo minibaguete ou pão italiano)

Para as minicebolas e os tomates-cereja
150 g de minicebolas descascadas
1 colher (sopa) de manteiga
açúcar
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã
água
sal
pimenta-do-reino
100 ml de água
5 tomates-cereja cortados ao meio

Modo de fazer
Num prato limpo, tempere a carne com sal, uma pitada de açúcar e pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, derreta a manteiga e sele a carne de todos os lados. Quando os cubos de acém estiverem dourados, coloque na mesma panela o alho e a cebola picados, refogando tudo até dourar. Adicione o ramo de alecrim, a folha de louro e regue com o vinho. Deixe ferver alguns instantes para evaporar o álcool do vinho. Em seguida, coloque o caldo de carne e tampe a panela de pressão. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio após pegar pressão. Retire a pressão, abra a panela com cuidado e retire o talo de alecrim e a folha de louro. Em seguida, misture bem a carne na panela, para que fique bem desfiada. Reserve. Em uma frigideira, doure a cebolas com a manteiga e o açúcar. Coloque o vinagre de maçã, deixe secar, adicione a água e deixe cozinhar até secar e caramelizar. Retire do fogo, adicione os tomates-cereja e misture. Corte o pão (italiano ou minibaguete) em fatias e doure-as no forno com um fio de azeite, para ficarem crocantes e torradas. Coloque uma colher de carne desfiada em cada torradinha, adicione um pouco de cebola com tomatinhos e finalize com folhas de miniagrião para decorar.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.