Honda HR-V ELX 2017, o teste da semana

Com mais tecnologia e recheada de equipamentos, o SUV líder é o carro dos sonhos de muita gente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

O sucesso não acontece assim, do nada, ele é fruto de trabalho bem feito e dedicação naquilo que se acredita, isso acontece também com um determinado modelo de carro que, desde o seu surgimento, parece não encontrar concorrentes no preço nem na qualidade. Desde que foi lançado em 2015, você pode lembrar AQUI, eu já previa que este não seria mais um rostinho bonito na multidão, era chegada a hora da Honda abalar o mercado.


Quando fiz o primeiro test drive, oito meses após o lançamento e que você pode relembrar AQUI, todos os concorrentes já colocavam as mãos na cabeça, afinal de contas já havia até fila de espera de alguns meses para se adquirir o modelo. Coincidência? Claro que não, o Honda HR-V chegou para ficar, fazer sucesso e claro, ditar as novas regras e diretrizes para quem procura esse modelo de automóvel, é o SUV a ser batido!


Depois de longa data, finalmente nos encontramos, o Honda HR-V 2017 está melhor que nunca e, coisa de japoneses, quase nada precisava ser melhorado, mas foi! Durante uma semana eu testei a versão ELX, ela traz um pacote de novidades e certamente vai te deixar maluco, é uma versão nova de um carro já conhecido e objeto de desejo de muitos.


E lá vamos nós, abastecido com etanol, segui para o teste nas ruas da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo utilizando a Raposo Tavares em direção ao interior. Sempre prefiro usar essa estrada por não ser lá muito moderna (tem radar!) e seu traçado permite uma melhor avaliação do conjunto mecânico, pois as curvas e retas não foram planejadas como as rodovias mais modernas de hoje.


O percurso de pouco mais de 100 km é percorrido em mais de 1 hora, com curvas mais fechadas e retas pouco generosas (na verdade só são melhores em trechos novos) o comportamento do motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne é garantia de economia aliada a um excelente desempenho. Ele gera 140 cv a 6.500 rpm, tem torque de 17,44 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e 139 cv a 6.300 rpm e 17,44 kgfm a 5.000 rpm com etanol. O cambio é o famoso e muito confiável CVT com sete marchas simuladas e no modelo ELX ainda conta com os paddles shifts, que permite dar uma “apimentada” na condução.


O Honda HR-V 2017 dá a impressão de estar mais parrudo, mais forte e mais nas mãos, as trocas são pouquíssimas durante a viagem, mesmo em trechos de subida, foram raras às vezes em que ele desceu mais de uma marcha para acompanhar o pedido de velocidade constante que o Cruise Control estava programado, nas curvas mais fechadas, o VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade) não deixa, apesar do tamanho, desgarrar nem provoca sustos ao condutor.


Ele está mais econômico, pelo menos nesta viagem que fiz o computador de bordo indicou uma média de 11,7 km/l, se levarmos em conta o tamanho, peso e as características da estrada, o número é excelente. Andando pelas ruas e avenidas da cidade, nota-se que sua altura faz muita diferença, principalmente ao lado de carros mais baixos.


Eu já disse isso antes em outras matérias de avaliação: o modelo SUV é o preferido de 11 de cada 10 mulheres, nele você “desce” do carro e, para as nossas amadas, é uma garantia de que quando se está usando saia ou vestido a possibilidade de uma situação constrangedora quase desaparece. O Honda HR-V 2017 não foge dessa máxima, é confortável e confiável neste sentido em qualquer banco, mesmo nos traseiros.


As cidades brasileiras tomaram a ótima precaução de limitar velocidades em seus interiores e as mesmas são muito baixas, garantem segurança e até economia de combustível dos automóveis. Sorocaba não foge à regra e suas vias mais rápidas têm velocidades máximas de 50 km/h, mesmo nessas condições de tráfego mais pesado e pouco espaço para utilizar toda a capacidade do motor, o carro é muito, mas muito bom.


Nessa nova versão, alguns equipamentos de conforto foram adicionados e fazem diferença no desfile quando se anda por ruas e avenidas, a versão 2017 continua com o console central elevado dando a sensação de um cockpit, o ar-condicionado é digital com comandos touch screen, o sistema multimídia tem monitor multi touchscreen de 7”, navegador integrado ao painel, o hardware possibilita ainda conexão Wi-Fi (via hotspot), conexão Bluetooth, comandos no volante e um enorme silencio devido a um isolamento acústico muito bom, na verdade, só se ouve o rodar no asfalto.


Também em trecho urbano notei uma melhora no consumo, segundo dados do computador de bordo, a média ficou em 8,2 km/l, com ar condicionado ligado e dirigindo sempre em modo ECO, pelo tamanho e pelo que oferece, é uma ótima média de consumo, o fato do modelo ter direção elétrica também ajuda muito a aumentar essa média. As manobras e estacionamento em vagas pouco generosas são auxiliados pelos sensores e a câmera de ré de alta definição, mesmo em lugares com pouca luz, o sistema compensa e dá uma ótima visão traseira.


A versão ELX (uma antes da topo de linha) tem preço sugerido de R$101.400,00 com o frete incluso, as cores Marrom Júpiter Metálico, Cinza Barium Metálico, Prata Platinum Metálico, Branco Taffetá, Vermelho Mercúrio Perolizado e Preto Cristal Perolizado e Branco Estelar Perolizado, três anos de garantida sem limite de quilometragem, assistência 24 horas, test drive agendado e para nós jornalistas, aquela vontade imensa de não devolver o carro de teste.


Ficha Técnica
  • Motor 1.8 16V SOHC i-VTEC FlexOne
  • Potência de 140/6500 (cv/rpm) - Gasolina
  • Potência de 139/6300 (cv/rpm) - Etanol
  • Torque de 17,3/4800 (kgf.m/rpm) - Gasolina
  • Torque de 17,4/5000 (kgf.m/rpm) - Etanol
  • Tração dianteira
  • Transmissão automática do tipo CVT (7 velocidades) com Paddle Shift
  • Pneus 215/55 R17
  • Rodas em liga leve aro 17"
  • Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
  • Suspensão dianteira McPherson
  • Suspensão traseira com barra de torção
  • Distância entre eixos de 2610 mm
  • Comprimento de 4294 mm
  • Altura de 1586 mm
  • Largura de 1772 mm
  • Massa em ordem de marcha de 1276 kg
  • Peso bruto total de 1.740 kg
  • Capacidade do tanque de gasolina de 51 litros
  • Volume do porta-malas de 437 litros

Acessórios e segurança
  • Aerofólio traseiro
  • Antena na parte traseira do teto
  • Brake light
  • Câmera de marcha à ré multivisão
  • Farol de neblina
  • Lanternas traseiras em LED
  • Maçanetas externas cromadas
  • Para-brisa dégradé
  • Retrovisores elétricos na cor do veículo com indicador de direção
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores em função Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
  • Rack de teto
  • Acendimento Automático de faróis
  • Volante com acabamento em couro*
  • Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
  • Acabamento Soft-touch na moldura do painel
  • Acabamento em couro* no console central, descança-braço dianteiro e apoio de braço das portas
  • Transmissão com acabamento em couro*
  • Bluetooh para ligações (HFT - Hands Free Telephone) e reprodução de músicas com ajustes no volante com "Voice Tag"
  • Apoio para os pés
  • Ar-condicionado com digital touchscreen
  • EPB - Eletric Parking Brake (freio de estacionamento eletrônico)
  • Sistema Brake Hold
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro reclináveis, bipartidos (60/40)
  • Bancos com sistema de rebatimento ULT
  • Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
  • Console central elevado com porta copos
  • Descança-braço dianteiro com compartimento
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Detalhes das portas e maçanetas internas cromados
  • Display multimídia com tela de 7'' multi touchscreen com navegador GPS
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
  • Iluminação interna dianteira individual
  • Limpador de para-brisa com função intermitente + variável
  • Painel com computador de bordo multifunções
  • Pára-sóis com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminação
  • Piloto automático (cruise control)
  • Porta-malas** com iluminação interna
  • Porta-objetos nas portas dianteiras
  • Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do motorista/passageiro
  • Revestimento dos bancos em couro*
  • Sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP#/WMA com 4 alto-falantes + 2 tweeters
  • Tomada 12 volts x 2
  • Volante com ajustes do sistema de som
  • Airbags frontais e laterais para motorista e passageiro (4 airbags)
  • Alarme
  • Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
  • Barras de proteção lateral
  • Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
  • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
  • Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos
  • Disco de freio nas 4 rodas
  • Sistema Immobilizer
  • Freio com Sistema ABS e ABD (Anti-lock Brake System/Eletronic Brake Distribution)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
  • Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade)
  • Sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
  • ESS (Emergency Stop Signal)***
  • Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
  • Trava de segurança nas portas traseiras
  • Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h

*Alguns itens são revestidos de couro natural e/ou ecológico (couro sintético).
**Porta-malas de 437 litros (431 litros acima da tampa do assoalho, mais 6 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho).
***O pisca alerta é acionado 3 vezes ao pisar fortemente no pedal de freio.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.