Crescimento do veganismo estimula Sociedade Vegetariana a criar Ă¡rea de Desenvolvimento Comercial

Texto e fotos: Sociedade Vegetariana Brasileira

Entidade irĂ¡ auxiliar gratuitamente redes de restaurantes e lanchonetes a explorarem o potencial do mercado vegano, que jĂ¡ reĂºne mais de 5 milhões de brasileiros
Com mais de 15 milhões de vegetarianos no Brasil, entre os quais 5 milhões de veganos (segundo estimativa da SVB baseada em dados do IBOPE), as redes de restaurantes e lanchonetes que nĂ£o começarem a entender e atender esse pĂºblico ficarĂ£o para trĂ¡s. Essa Ă© a aposta da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que lançou um novo setor de desenvolvimento comercial para auxiliar os restaurantes.
“Temos um programa de certificaĂ§Ă£o vegana bem-sucedido - nosso Selo Vegano tem quase 300 produtos certificados no mercado brasileiro, e cresce rapidamente. Mas isso nĂ£o Ă© suficiente, jĂ¡ que as pessoas tambĂ©m buscam alimentar-se na rua. Recebemos diariamente um grande nĂºmero de queixas de pessoas que nĂ£o encontraram opções veganas em restaurantes e lanchonetes”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.


Diversas redes estĂ£o se movimentando e lançando boas opções veganas. É o caso da rede America, rede com 18 unidades espalhadas por SĂ£o Paulo, que jĂ¡ tinha um hambĂºrguer vegetariano Ă  base de quinua, mas que nĂ£o era vegano pois tinha ovo na formulaĂ§Ă£o. “Criamos uma saborosa maionese vegana de Homus para acompanhar o lanche, incluĂ­mos fatias de abobrinhas grelhadas e mudamos a forma de empanar o hambĂºrguer – agora sem ovo”, explica o chef Marcelo Favaro, autor da receita do America.
JĂ¡ a Castro Burguer, nova lanchonete da zona sul de SĂ£o Paulo, abriu as portas jĂ¡ com essa preocupaĂ§Ă£o, contando com a consultoria gratuita da SVB. “A SVB nos ajudou a adequar o cardĂ¡pio de modo a garantir boas opções veganas em todas as partes do cardĂ¡pio: lanches, saladas, sobremesas... e o retorno estĂ¡ sendo surpreendente. Temos uma alta demanda”, explicou o sĂ³cio-fundador Fausto Almeida.
"Por motivações Ă©ticas, ambientais e de saĂºde, mais e mais pessoas tĂªm se tornado vegetarianas e veganas. Todos estĂ£o percebendo isso - no seu trabalho, na sua escola, na sua famĂ­lia. E Ă© o que os nĂºmeros mostram tambĂ©m”, argumenta Guilherme Carvalho, secretĂ¡rio-executivo da SVB. “As pessoas nĂ£o estĂ£o pedindo para ninguĂ©m lançar um produto que nĂ£o tem demanda. Pelo contrĂ¡rio, existe uma imensa demanda, carente de oferta adequada”.

Crescimento do interesse por produtos veganos no Brasil
Segundo o Google Trends, entre Jan/2012 e Jul/2016, as buscas na internet pelo termo "vegano" no Brasil aumentaram 1000% (mil por cento).
A SVB explica que isso reflete o que jĂ¡ ocorre em outros paĂ­ses como o Reino Unido, onde houve crescimento de 360% no nĂºmero de veganos no paĂ­s na ultima dĂ©cada (2005-2015). Nos Estados Unidos, o nĂºmero de veganos dobrou em 6 anos (2009-2015).
No Brasil, empresĂ¡rios do setor ouvidos pela Folha de S. Paulo em julho deste ano afirmaram que o crescimento do mercado de produtos veganos tem sido da ordem de 40% ao ano, apesar da crise.
HĂ¡ outro pĂºblico que seria atendido por uma boa opĂ§Ă£o vegana. AlĂ©m dos veganos e simpatizantes, cerca de 70% dos adultos brasileiros tĂªm algum grau de intolerĂ¢ncia Ă  lactose.