Um diretor premiado, uma atriz premiada, um dos melhores atores do cinema, uma produĂ§Ă£o impecĂ¡vel, o que deu errado?

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Paramount Pictures

NĂ£o foi desta vez que Brad Pitt conseguiu chegar lĂ¡ na categoria de melhor ator no Oscar®, jĂ¡ teve algumas chances antes, mas esse deveria ser o filme que o catapultaria ao encontro do careca dourado, nem indicado foi. NĂ£o sei se por causa da sua recente separaĂ§Ă£o, claro que ela teve inĂ­cio durante as filmagens, ou mesmo por conta de um pulso mais forte do diretor, fato Ă© que, muito se esperava e pouco apresentou.


O filme Ă© uma das mais belas recriações que foram feitas quando se trata do lado light da segunda guerra mundial, aquelas histĂ³rias que acontecem longe do campo de batalha e que tem ligaĂ§Ă£o direta com o conflito que mudou o homem e o futuro da humanidade no começo do sĂ©culo XX, sĂ£o tĂ£o ou mais importantes que dar tiros e matar o inimigo, claro, as centrais de inteligĂªncia que estavam envolvidas (como se houvesse inteligĂªncia em guerra...) foram responsĂ¡veis pelo Ăªxito, operando de longe os soldados e criando armadilhas para o inimigo.


EstrĂ©ia nesta quinta-feira no Brasil, quase trĂªs meses apĂ³s os cinemas Norte Americanos, Aliados (GK Films, ImageMovers, Paramount Pictures), outra histĂ³ria do conflito mundial e que Ă© uma dessas obras com imagens lindĂ­ssimas, realizaĂ§Ă£o de primeira, enredo muito curioso, atores e realizadores do primeiro time.


O roteirista da moda Ă© o inglĂªs Steven Knight (O Dono do Jogo, Pegando Fogo) que escreveu este roteiro original, ele se juntou ao premiado diretor Robert Zemeckis (O VĂ´o, Forest Gump, De Volta Para o Futuro) e juntos criaram essa estĂ³ria repleta de mistĂ©rio, emoĂ§Ă£o e romance. Numa missĂ£o urgente para a britĂ¢nica SOE (Special Operations Executive), o aviador canadense Max Vatan (vivido por Brad Pitt) salta de paraquedas, em Casablanca, no Marrocos, para assassinar o embaixador da Alemanha.


LĂ¡, ele encontra Marianne (interpretada pela Ă³tima Marion Cotillard de Piaf – Um Hino ao Amor, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Assassin's Creed) da resistĂªncia francesa que Ă© escolhida para se passar por sua esposa. PorĂ©m, a paixĂ£o crescente que sentem um pelo outro logo se transforma em mais que uma encenaĂ§Ă£o e apĂ³s o fim da missĂ£o, ambos seguem para Londres, onde se casam e iniciam uma famĂ­lia. Tudo vai bem atĂ© Max ser informado que Marianne pode estar ligada aos alemĂ£es.


O complicado Ă© admitir que Robert Zemeckis esta vivendo o perĂ­odo “lenda” na carreira, aquela chama criadora que o transformou em um dos maiores e melhores diretores de Hollywood parece estar com o gĂ¡s um pouco baixo. DĂ¡ para notar isso na interpretaĂ§Ă£o do elenco de suporte, o envolvimento com o texto Ă© muito menor que se espera, nĂ£o acredito que faltou empenho do diretor nem dos atores, mas ficou devendo, sabe aquele sorriso de canto da boca, um olhar de cima para baixo, enfim, detalhes que marcam personagens, atĂ© nos momentos de tensĂ£o se tĂªm uma enorme passividade.


Dois amigos de longa data de Zemeckis, o diretor de fotografia Don Burgess e o maestro Alan Silvestri (ambos estiveram em Forest Gump e NĂ¡ufrago) nĂ£o repetiram o brilhantismo de produções passadas, eles nĂ£o comprometem o produto final, mas um fator se torna mais pesado, Ă© a ediĂ§Ă£o arrastada e pouco criativa, a narrativa Ă© lenta e em momentos de maior tensĂ£o deixa impressĂ£o do filme ser mais longo que os 124 minutos. Mick Audsley e Jeremiah O'Driscoll nĂ£o estavam em seus melhores dias, Ă© atĂ© justificĂ¡vel pela enorme quantidade de CGI que foi utilizada na reconstituiĂ§Ă£o e cenĂ¡rios.


Indicado apenas ao Oscar® de melhor figurino, Aliados Ă© um filme para ser assistido com contemplaĂ§Ă£o, custou US$ 85 milhões e faturou US$ 113 milhões, teve concorrentes pesados nas outras categorias que concorrem ao careca dourado e pouco deixa como legado, mas vale como obra cinematogrĂ¡fica que, olhando com mais cuidado, poderia ser melhor entendido se tivesse sido adiado em um ano a estrĂ©ia, sabe aquele momento que vocĂª deve ficar em casa pensando na vida? Talvez tenha faltado isso aos produtores.


A gente se encontra na semana que vĂªm!

Beijos & queijos