O modelo tem motor forte, cĂ¢mbio de 6 marchas e muita tecnologia embarcada, falta o quĂª?

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Quem diria que aquele que um dia foi considerado um “patinho feio” iria reverter a situaĂ§Ă£o dessa maneira? Pois Ă©, o Etios entrou definitivamente no rol dos carros mais desejados do paĂ­s, nĂ£o Ă© Ă  toa que ele representa hoje para a Toyota uma das mais bem sucedidas incursões em carros de volume e que, convenhamos, faz por merecer.


Os nĂºmeros nĂ£o mentem, as vendas do Etios no ano passado foram de 67.768 unidades, isso representa 5,8% de todas as vendas no segmento de Hatch compacto e seu irmĂ£o, o SedĂ£, 10,3% do total vendido de sedĂ£s compactos, nas ruas Ă© figura fĂ¡cil, jĂ¡ se vocĂª procurar para comprar vai ter certo trabalho, quem tem nĂ£o quer vender.


Resolvi testar entĂ£o uma versĂ£o meio diferentona, nĂ£o Ă© certamente a mais procurada, mas Ă© provavelmente a mais equilibrada: modelo Hatch, motor 1.5 e cĂ¢mbio manual de 6 marchas e por quĂª? Simples, a versatilidade e as combinações que a Toyota oferece na montagem do modelo sugerem que muitas surpresas podem ocorrer se fugir um pouco do bĂ¡sico ou mesmo do extremo, lĂ¡ no meio a coisa tambĂ©m fica muito interessante.


Muito bem, vamos lĂ¡! Abastecido com etanol e sendo a versĂ£o XLS de acabamento, decidi testar 90% em trecho urbano e apenas 10% em rodovia, isso porque o motor mais forte na cidade pode significar tambĂ©m mais consumo, jĂ¡ na estrada ele Ă© potente e econĂ´mico, vocĂª pode lembrar o teste que fiz no lançamento AQUI, e essa duvida sempre fica na cabeça do comprador.


Ele Ă© equipado com o motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 vĂ¡lvulas, que rende 107 cv de com etanol e 102 cv com gasolina, sua transmissĂ£o manual de 6 velocidades Ă© acompanhada do IMT – Monitor Inteligente de AceleraĂ§Ă£o -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pĂ© da embreagem. Com toda a força que o motor tem e o perfeito sincronismo com a caixa de mudanças quase nĂ£o Ă© preciso trocar de marcha mesmo dentro da cidade.


O impressionante Ă© range do cĂ¢mbio, acredite, vocĂª anda entre 30 km/h e 60 km/h em 5ª, a 6ª Ă© para velocidades maiores e permite um rodar suave com rotaĂ§Ă£o muito baixa. O consumo Ă© baixo, fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 9,7 km/l, isso com ar condicionado ligado, duas ou trĂªs pessoas no carro e sem me preocupar muito se estava gastando ou nĂ£o (na verdade, em alguns momentos atĂ© esquecia de trocar as marchas para uma mais alta...), usei como deverĂ¡ ser usado pelo comprador.


Essa Ă© a versĂ£o mais completa em termos de acessĂ³rios: Toyota Smart Screen, computador de bordo, direĂ§Ă£o eletroassistida progressiva (EPS), ar condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elĂ©trico, travas elĂ©tricas, controles (Ă¡udio e computador de bordo) no volante, rodas de liga leve de 15 polegadas, tela touch screen com MP3 e Bluetooth®, aliĂ¡s, Ă© muito simples de se fazer o pareamento e evitar dolorosas multas para quem fala ao telefone sem usar o viva-voz.


Ele Ă© um veĂ­culo, pelo seu desenho e dimensões, de fĂ¡cil manobra e cabe seguramente em qualquer vaga, o prazer de dirigir Ă© Ăºnico e poder controlar todos os elementos do carro Ă© Ă³timo, o novo painel Ă© um grande responsĂ¡vel pela ambientaĂ§Ă£o dentro da cabine. Eu gosto de monitorar todos os recursos, o velocĂ­metro digital Ă© de fĂ¡cil leitura, o conta-giros (analĂ³gico virtual) estĂ¡ sempre presente e as demais funções podem ser acessadas do volante, dĂ¡ pra saber quanto se estĂ¡ gastando no momento e no plano final, na verdade ele segue um padrĂ£o que encontrei no Prius, nota-se que a Toyota unifica seus recursos em todos os modelos, dos mais simples aos mais sofisticados.


E esses japoneses sĂ£o muito espertinhos e nĂ£o dormem no ponto, agora em janeiro jĂ¡ anunciara o novo design do carro (nem esperaram eu publicar a matĂ©ria, mas as fotos jĂ¡ sĂ£o do novo modelo!) e mais algumas vantagens: Financiamento pelo Banco Toyota, Ciclo Toyota, IPVA 2017 total grĂ¡tis, preço inicial do modelo testado R$ 51.190 com frete incluso, aquela enormidade de serviços oferecidos que podem te render outro Etios e a garantia de 3 anos. TĂ¡ vendo como Ă s vezes dar um passo diferente pode virar um caminho melhor?


Ficha TĂ©cnica


Equipamentos