Autos leves de entrada perdem participação no mercado desde 2011

Texto e fotos: Cetip

Em 2016, os hatches pequenos, carro que integra o porta-malas ao compartimento de passageiros, foram a principal opção entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve novo. A categoria aumentou dez pontos percentuais sua participação no mercado de vendas a prazo desde 2011.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Já os carros de entrada, considerados os mais básicos e mais baratos no portfólio de uma marca, perderam participação no mercado de vendas financiadas de autos leves novos e se tornaram a segunda categoria mais adquirida pelos consumidores. Em seis anos, sua representatividade caiu de 34%, em 2011, para 22%, em 2016.


O aumento na participação também foi verificado no segmento de SUVs. Em 2011, esses modelos representavam 9% do total financiado. Em 2016, a participação da categoria avançou para 16% do mercado de financiamentos de autos leves novos.
Entre os modelos mais financiados de autos leves novos, os hatches pequenos Onix e HB20 lideram o ranking, seguidos do carro de entrada Ka e do sedã pequeno Prisma.


Já entre os modelos mais vendidos a crédito de autos leves usados, os carros de entrada lideram o levantamento, com o Gol, Palio e Uno.


Em 2016, foram financiados 3.745.008 automóveis leves novos e usados. Desse total, 1.063.211 foram unidades novas e 2.681.797 de usadas.