TURISMO: Visite a Patagônia Chilena no verão

Reserva Biológica Huilo Huilo tem muitas atrações para quem deseja combinar conforto e aventura na região mais sustentável do Chile

Texto e fotos: Huilo Huilo

Famoso pela lista de opções para os aventureiros de plantão, o Chile é uma ótima escolha para os que querem praticar atividades diferentes e curtir bons momentos de adrenalina em meio a natureza deslumbrante. Quem planeja conhecer nosso país vizinho de um jeito único tem destino certo: a Reserva Biológica Huilo Huilo. Distribuída em uma área de mais de 100 mil hectares, a reserva abrange diversos ecossistemas, um lago, um vulcão e uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais: no local existem cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores. Além, é claro, da variedade de esportes de aventura oferecida e de hotéis com arquitetura exótica, para todos os bolsos.
O verão em Huilo Huilo tem atividades como trekking, mountain bike, rafting e tirolesa, além de cavalgada, pesca e passeio de caiaque. Saiba mais detalhes sobre as atividades desse pedaço do mundo que todo mundo precisa conhecer.


Tirolesas
Huilo Huilo oferece diversos tipos de tirolesa para seus hóspedes que, durante o verão, permitem a visualização das lindas paisagens da região. Há a tirolesa infantil (com 40 metros de comprimento e 2 metros de altura), a tirolesa Huilo Huilo (com 35 metros de altura e 180 metros de comprimento) e a tirolesa XL, considerada uma das mais radicais da América do Sul: 90 metros de altura e 500 metros de comprimento.


Cavalgadas
Uma das atividades mais populares de Huilo Huilo são as cavalgadas, nas quais o hóspede pode passear entre montanhas, bosques primários e conhecer diversas espécies de pássaros e rios da Patagônia.


Rafting
Nas águas do Rio Fuy, é possível praticar rafting pelas corredeiras. Há duas opções de trajetos. A primeira é uma rota para aqueles que querem se divertir andando em águas calmas e a segunda é mais radical e para quem gosta de adrenalina. Em ambas, é possível desfrutar belas vistas da floresta patagônica e dos andes austrais.


Rotas educativas
Esses tours levam os turistas para o meio do bosque da Patagônia chilena e ensinam sobre as pequenas formas de vida que existem na área. Com a ajuda de lupas, os viajantes podem observar os minúsculos cogumelos (existem mais de 160 tipos deles na região) e a linda flora e fauna do bosque.


Termas do Lago
Visita fotográfica às termas que, de acordo com as crenças locais, têm poderes curativos. Uma vez cruzado o lago Pirehueico, há cais e plataformas de madeira elevadas sobre o bosque. As piscinas são troncos ocos separados uns dos outros em quase 10 metros, onde a água se mantém entre 35º e 40ºC.


Salto Huilo Huilo e Salto O Puma
O Salto Huilo Huilo é um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes, que oferecem vistas espetaculares para cachoeiras e observação da rica flora existente dentro da Reserva. A trilha acompanha o curso do Rio Fuy e passa pelo Salto Huilo Huilo, uma formosa cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto O Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que oferece uma maravilhosa vista do rio e exuberante vegetação.
Além disso, Huilo Huilo tem neve quase o ano todo, portanto, mesmo no verão há atividades típicas do frio, como trekking no vulcão Mocho-Choshuenco, ski randonee e caminhadas em raquetes de neve.
Huilo Huilo conta, ainda, com diversos tipos de alojamentos, desde campings e chalés, até hotéis de luxo. O grande destaque fica por conta de três hotéis com design diferenciado e formato surrealista: o Montaña Mágica, que imita o formato de um vulcão, o Nothofagus, que foi construído em volta de uma árvore, e o Reino Fungi, que se assemelha à forma de um cogumelo.  Para os amantes de uma boa cerveja, dentro da Reserva funciona a Cervejaria Petermann, onde é possível conhecer o processo cervejeiro e provar os quatro sabores produzidos no local. As bebidas são encorpadas, sem aditivos e elaboradas com 100% malte. Arrume as malas e corra para o lugar mais mágico do mundo!
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.