Mesmo em baixas temperaturas o paĂ­s continua vibrante

Texto e fotos: Holland Alliance

Neve, baixas temperaturas e temporada de festas. O inverno na Holanda Ă© mĂ¡gico e o paĂ­s ainda prepara muitas atividades para tornar a estaĂ§Ă£o ainda mais divertida e acolhedora. Confira nove dicas para curtir o inverno holandĂªs.


1-Comprar nos Mercados de Natal
Os tĂ­picos mercados de Natal oferecem lazer, diversĂ£o e compras tambĂ©m na Holanda.
Maastricht: Maastricht Ă© a capital da provĂ­ncia de Limburgo, no sul do paĂ­s. Com atmosfera amigĂ¡vel, a cidade fica ainda mais atraente em dezembro com seu mercado de Natal, um dos mais famosos da Europa. A praça Vrijthof Ă© tomada por barracas que vendem tanto itens festivos como comida, alĂ©m da famosa roda-gigante e um ringue de patinaĂ§Ă£o. De 2 de dezembro de 2016 a 1º de janeiro de 2017.


Dordrecht: a apenas uma hora de AmsterdĂ£, Dordrecht Ă© a casa do maior Mercado de Natal na Holanda, que se estende pelo centro da cidade e a regiĂ£o do porto.  AlĂ©m das barracas, palcos com apresentações de canções natalinas cantadas em diferentes estilos se espalham pelo Mercado, oferecendo uma atmosfera Ăºnica para os visitantes. De 16 a 18 de dezembro.

2- Encante-se com a iluminaĂ§Ă£o especial
Ao longo dos sĂ©culos, os holandeses aprenderam a aproveitar ao mĂ¡ximo os escuros dias de inverno. Se no passado usavam velas, hoje organizam festivais de luz de alta tecnologia para uma formar cenĂ¡rios encantadores.
Em Haia, Madurodam, o parque com miniaturas de Ă­cones holandeses, Ă© um dos que recebem iluminaĂ§Ă£o especial por meio de 33 mil lĂ¢mpadas, o que torna a visita ainda mais especial.


AmsterdĂ£ recebe mais uma vez o Amsterdam Light Festival, pano de fundo para as instalações de iluminaĂ§Ă£o mais exclusivas do mundo entre 1º de dezembro e 22 de janeiro. Trinta artistas internacionais foram convidados a colocar suas criações em exibiĂ§Ă£o por cinquenta dias. O tour 'Illuminade' orienta os visitantes ao longo destas extraordinĂ¡rias obras de arte da luz atravĂ©s da histĂ³rica Amsterdam, enquanto a excursĂ£o de barco 'Water Colors' mostra as obras ao longo e nos canais e Amstel para sua melhor vantagem.
Por outro lado, o diferencial do Gouda by Candle Light em Gouda Ă© a tradiĂ§Ă£o. A cidade sempre foi a principal produtora de velas no paĂ­s, que em dezembro sĂ£o usadas aos montes para iluminar a cidade. O cenĂ¡rio tambĂ©m recebe apresentações em Igrejas, exposições e programaĂ§Ă£o especial para crianças. Em 2016, ocorre no dia 16 de dezembro.

3-  Comemorar a visita do Sinterklass
Sinterklaas, o SĂ£o Nicolau holandĂªs, chega todo ano de barco da Espanha a vĂ¡rias cidades holandesas, acompanhado de seus ajudantes, chamados Zwart Piet.


Na noite de 5 de dezembro, os holandeses se reĂºnem para a troca de presentes que sĂ£o acompanhados por um poema. As crianças cantam canções a Sinterklaas atĂ© que ouvem uma batida na porta. Se eles foram comportados durante o ano, eles vĂ£o encontrar um saco cheio de presentes apenas fora da porta. É uma figura parecida com a do Papai Noel na cultura holandesa.

4- Experimentar comidas tĂ­picas de inverno
Além do queijo, arenque cru e dos deliciosos stroopwafles, a Holanda é conhecida por suas comidas típicas de inverno.
O hutspot Ă© um purĂª de batatas com cenoura, geralmente servido com almondega, que remete a vitĂ³ria de Leiden frente aos invasores espanhĂ³is em 1574. A Erwtensoep Ă© uma sopa de ervilhas, geralmente acompanhada de linguiça defumada.  JĂ¡ o Stampot Ă© um purĂª de batatas cozido com vĂ¡rios legumes na mesma panela.
Quem Ă© fĂ£ de guloseimas deve experimentar Kruidnoten, biscoito crocante que mistura anis, canela, pimenta branca e gengibre, combinadas com manteiga, farinha e aĂ§Ăºcar e Ă© comum nas celebrações de Sinterklaas.


JĂ¡ as Olliebollen, sĂ£o a versĂ£o holandesa dos nossos bolinhos de chuva. Durante o inverno, vĂ¡rias barracas aparecem nas cidades vendendo o doce e Ă© impossĂ­vel nĂ£o experimentar um durante os passeios.

5-Patinar no gelo
No inverno, muitas cidades holandesas oferecem pistas de gelo temporĂ¡rias. É uma Ă³tima atividade para pessoas de todas as idades. As mais conhecidas sĂ£o:
  • Museumplein AmsterdĂ£: NĂ£o pode deixar de patinar na bela praça cercada pelo Rijksmuseum, o Concertgebouw e o Museu Van Gogh. VocĂª pode alugar patins e atĂ© mesmo pagar uma aula de patinaĂ§Ă£o se desejar.
  • Leidseplein AmsterdĂ£: De novembro a meados de janeiro, a boemia Leidseplein Ă© tomada por uma pista de patinaĂ§Ă£o, que recebe tanto turistas como residentes. Aproveite as luzes nas Ă¡rvores, neve e muitas barracas de Natal que servem deliciosos lanches de inverno.
  • Schaatsbaan Delft: Uma grande pista Ă© criada no centro da cidade velha de Delft a cada inverno. Aberta do inĂ­cio de dezembro atĂ© meados de janeiro.

6- Apreciar esculturas de gelo
Com mais de 100.000 visitantes, o Festival de Esculturas de Gelo da Holanda se tornou o maior evento de inverno do paĂ­s. Mais de 40 entre os melhores escultores de gelo do mundo todo vĂªm para a Holanda e montam uma exposiĂ§Ă£o espetacular usando efeitos especiais e .275.000 quilogramas de gelo sĂ£o usados para criar essas obras de arte inigualĂ¡veis e exibi-las no festival. O evento costumava ser realizado em Zwolle, mas esse ano foi transferido para AmsterdĂ£ e ocorre de 10 de dezembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017.

7-Ir a um Concerto de Natal
O Natal ganha vida em AmsterdĂ£ por meio de uma fantĂ¡stica coleĂ§Ă£o de concertos clĂ¡ssicos e corais. De shows mais Ă­ntimos em igrejas a eventos que lotam o Royal Concertgebouw, confira seleĂ§Ă£o dos principais eventos de mĂºsica clĂ¡ssica realizada durante o perĂ­odo festivo de 2016 em AmsterdĂ£.

8- Mergulhar no Mar do Norte na virada do ano novo...
O mergulho de Ano Novo Ă© uma tradiĂ§Ă£o na Holanda desde 1960. Cerca de 10 mil pessoas mergulham na praia de Scheveningen, em Haia, mas hĂ¡ mais de 60 locais no paĂ­s onde se pode pular no mar ou em um lago no primeiro dia do ano. Para os holandeses, o mergulho gelado Ă© a melhor maneira de começar o ano renovado.

9- ...e celebrar em uma festa
A populaĂ§Ă£o de AmsterdĂ£ ama celebrar, principalmente na vĂ©spera de Ano Novo (oud & nieuw). Planeje com antecedĂªncia, porque para muitas delas Ă© preciso comprar ingressos antes. AtĂ© mesmo os cafĂ©s e restaurantes estĂ£o totalmente reservados na VĂ©spera de Ano Novo ou possuem eventos particulares que exigem reserva antecipada. Se vocĂª nĂ£o tiver ingressos especiais para uma festa ou jantar, nĂ£o se desespere: TambĂ©m hĂ¡ muitas festividades em grandes praças, como Nieuwmarkt e Museumplein, e Leidseplein e Rembrandtplein, que tambĂ©m proporcionam muita diversĂ£o.


Os fogos de artifĂ­cio geralmente acontecem no rio Amstel. VĂ¡ atĂ© a ponte Magere para conseguir uma vista espetacular do cĂ©u iluminado.