Prepare-se para viajar nas férias de fim de ano


  • Antes de viajar, faça uma checagem completa no automóvel;
  • Para a sua segurança, os pneus precisam estar em boas condições e com a calibragem correta.

Texto e fotos: Goodyear

O fim do ano está chegando e essa é a época em que muitas famílias vão viajar para aproveitar as férias escolares.  Mas antes de pegar a estrada, é essencial fazer uma revisão completa no automóvel.


Fique atento aos itens que precisam ser verificados:
  • Motor;
  • Suspensão;
  • Freios;
  • Fluidos;
  • Componentes elétricos;
  • Limpadores de para-brisa;
  • Pneus: calibragem, profundidade dos sulcos e condições do estepe.

Repare que os pneus merecem atenção especial. A Goodyear alerta que é importante fazer a calibragem com a pressão correta, que é indicada pelo fabricante do veículo. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do componente e, consequentemente, sua durabilidade. Para calibrá-los, basta seguir as orientações no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou na tampa de abastecimento do tanque de combustível.
Outro item que deve ser checado é o estepe. Não se esqueça de conferir a sua calibragem e suas condições gerais, assim como a presença da chave de roda e do triângulo. Mas fique atento: o fato de nunca ter usado esse pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso.
Também é mandatório ficar atento à profundidade dos sulcos: quando for inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar o risco de aquaplanagem.

Manutenção preventiva
É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independentemente do cuidado do condutor. Para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica.
O ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, deve procurar um mecânico. Também é preciso ter cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo.
O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluidos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo.

Crianças no carro
Se você vai levar crianças com menos de 36 quilos e 1,45 metro de altura, utilize sempre uma cadeira de segurança adequada ao peso de cada uma delas, que pode ser a do tipo bebê conforto (desde o nascimento até os 13 quilos), a cadeira de segurança (de 9 a 18 quilos) ou o assento de elevação (19 a 36 quilos).
Não reutilize cadeirinhas que já estiveram envolvidas em um acidente de carro. O selo do Inmetro é obrigatório nas cadeiras de segurança comercializadas no Brasil. Portanto, use apenas produtos com o selo do Inmetro ou certificação europeia ou americana.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.