A cidade de Nottingham, no Reino Unido, acaba de inaugurar uma frota de 13 ônibus 100% elétricos de 12 metros de comprimento, juntamente com o respectivo equipamento para recarga, fabricados pela BYD, gigante chinesa em soluções em energia e transporte sustentáveis

Texto e fotos: BYD

A aquisição dos ônibus foi facilitada por uma concessão de 1,4 milhão de libras esterlinas pelo DfT Green Bus Fund, um fundo do governo britânico para auxiliar operadoras de transportes e autoridades locais inglesas na aquisição e introdução de ônibus com baixas emissões de carbono. O investimento remanescente, de 2,1 milhões de libras esterlinas, foi realizado através da NCC Workplace Parking Levy, uma iniciativa da câmara municipal de Nottingham para a cobrança de tarifas sobre estacionamento em locais de trabalho, pagas pelo empregador. A nova frota será uma adição a uma frota de 45 ônibus elétricos já existente, assim como a um projeto de bondes em expansão na cidade. A câmara municipal de Nottingham estabeleceu uma parceria com a região que forma a grande Nottingham para estimular todos os meios de transporte; como ônibus, taxis, bondes, bicicletas e veículos de passeio; a fazer uma transição para plataformas eletrificadas sustentáveis, com mais energia gerada localmente através da incineração de lixo e painéis solares.


Para esse contrato de milhões de libras, a BYD oferece uma garantia de 5 anos para os componentes do sistema de propulsão alimentados pela renomada tecnologia BYD de baterias de fosfato de ferro-lítio. A BYD é a maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, e seus ônibus de 12 metros já foram testados em mais de 50 cidades européias. Operadoras de transporte tiveram vantagens consideráveis em termos de custos operacionais de tais veículos, graças ao baixo custo da eletricidade em comparação com o diesel.
A importância para a BYD da aquisição da frota pelo município de Nottingham é que essa é a primeira frota elétrica no Reino Unido depois de Londres, que ainda possui a maior frota de ônibus elétricos da Europa, fornecida ao grupo Go-Ahead em nome da operadora Transport for London.


A frota de ônibus de Nottingham conta ainda com um pacote de serviços abrangente, que inclui treinamento para motoristas e engenheiros de manutenção. 
O vereador Nick McDonald, que comanda a pasta de negócios, crescimento e transporte da câmara municipal da cidade, destacou: “Esses novos ônibus são uma adição muito bem-vinda aos nossos serviços ‘Link Bus’, que garante transporte público de qualidade para que residentes locais tenham acesso a conexões com locais de trabalho e hospitais. Um dos objetivos principais desse projeto foi o de reduzir custos operacionais de forma que serviços subsidiados como o Linkbus pudessem ser mantidos em tempos de restrições orçamentárias, o que conseguimos realizar até o momento.” O vereador ainda adicionou: “A cidade de Nottingham tem orgulho de ter sido nomeada uma cidade ‘Go Ultra Low’, além de ser um das 5 cidades no Reino Unido com um comprometimento de introduzir até 2020 uma ‘Zona de Ar Limpo’ com padrões europeus para ônibus. Não foi fácil estar entre os primeiros a adotar tais avanços tecnológicos, mas nossa parceria agora atingiu uma cobertura confiável de ônibus elétricos. Espera-se que outras operadoras de transporte e seus respectivos contratantes em Nottingham façam uso dessa infra-estrutura de carregamento, assim como da experiência adquirida.”


Ao entregar os ônibus para a cidade numa cerimônia official, Frank Thorpe, Gerente Regional da BYD no Reino Unido disse: “Essa aquisição dos ônibus elétricos pela cidade de Nottingham, cidade com uma das maiores frotas de ônibus no Reino Unido, tem um imenso significado para a BYD. O município escolheu nossos ônibus após um abrangente programa de avaliação com a participação de uma série de competidores, demonstrando a força e qualidade da nossa tecnologia. Não é nenhuma surpresa portanto, que outras cidades no Reino Unido – como é o caso de Liverpool – já estejam seguindo os passos de Nottingham”.