Check-up das velas de ignição garante viagem tranquila

NGK recomenda verificação do componente antes de pegar a estrada nas férias

Texto e fotos: NGK

Fim de ano é sinônimo de estradas movimentadas e, por isso, torna-se essencial a revisão preventiva dos principais componentes do veículo, como as velas de ignição. De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, empresa especialista em sistema de ignição, o trânsito intenso, comum nas estradas durante o período de festas e férias, é considerado um uso severo do veículo e pode agravar a situação de velas de ignição já desgastadas.


“Peças com funcionamento irregular causam dificuldades na partida do veículo, falhas durante as retomadas, aumento no consumo de combustível e aumento dos níveis de emissões de poluentes”, alerta o especialista. Realizar a revisão garante, além de mais segurança nas estradas, uma maior economia. “Velas com problemas também prejudicam outros componentes como cabos, bobinas, transformador e catalisador”, acrescenta Hiromori.
A manutenção preventiva também é capaz de detectar problemas no motor, por meio da análise da ponta da peça. “Uso de combustível de má qualidade e infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão também podem ser diagnosticados pela inspeção da vela. Por isso, é importantíssima a checagem do componente, principalmente antes de pegar a estrada. Desta forma você garante uma viagem tranquila para você e sua família”, afirma Hiromori.
A NGK recomenda a avaliação das velas de ignição a cada 10.000 ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro, ou ainda, conforme orientação da montadora.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.