Entre as marcas, Chevrolet ocupa a primeira posição no ranking

Texto e fotos: Cetip

Em novembro, o Onix, da Chevrolet, manteve a liderança no ranking de automóveis leves novos mais financiados, com 8.581 unidades vendidas a crédito. No acumulado do ano, o modelo também segue na primeira posição, com 81.979 unidades negociadas. O volume representa 60,8% de todos os autos leves novos vendidos do modelo de janeiro a novembro. Segundo a Fenabrave, neste período, foram comercializados 134.941 Onix zero quilômetro.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio (contemplados e não quitados).
Em novembro, o destaque no ranking dos modelos de autos leves novos mais financiados foi o Gol, da Volkswagen, que passou da 17ª para a 5ª posição no levantamento, com 3.464 unidades negociadas. No acumulado do ano, o modelo ocupa a 6ª posição.
Outro modelo que teve um bom desempenho foi o HB20S, da Hyundai, que passou da 12ª para a 8ª posição no ranking dos mais financiados, com 2.531 unidades vendidas a crédito.
Entre as marcas, a Chevrolet manteve a liderança em novembro, com 17.164 automóveis leves zero quilômetro negociados a prazo. No mês, a Volkswagen ultrapassou a Hyundai e a Ford e passou a ocupar a terceira posição do ranking, com 10.002 unidades, atrás da Fiat, que financiou 13.636 carros.


Usados
No levantamento de autos leves usados mais financiados, o Gol, da Volkswagen, manteve a liderança em novembro, com 17.520 unidades vendidas a crédito. Já a segunda posição ficou com o Palio, da Fiat, que atingiu 11.706 unidades financiadas.
Entre as marcas, a Fiat manteve a liderança no ranking das mais financiadas em novembro, com 47.891 automóveis leves usados negociados. Já a Volkswagen caiu da 2ª para a 3ª posição no levantamento, com 46.949 unidades vendidas a crédito, atrás da Chevrolet, que financiou 47.077 autos leves usados no mês.
A Fiat também ocupa a primeira posição no ranking no acumulado do ano, com 482.909 carros vendidos a crédito. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 480.244 unidades, seguida pela Chevrolet, com 461.372 unidades negociadas.


Participação dos financiamentos sobre as vendas
De janeiro a novembro, o Clio, da Renault, manteve a liderança no ranking dos autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas. Ao somar 7.570 carros negociados a crédito, o modelo atingiu 69,9% de suas unidades vendidas por meio de crédito. De acordo com os dados da Fenabrave, foram comercializadas 10.826 unidades novas do modelo no período.
O Oroch, da Renault, que até outubro ocupava o oitavo lugar neste ranking, passou para a sétima posição, com 64,5% de suas unidades vendidas por meio de crédito. E o Classic, da Chevrolet, que estava em sétimo caiu para o oitavo lugar, com 64,4% de suas unidades financiadas.
O levantamento da Cetip considera os 50 automóveis leves novos mais vendidos no período de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil.
O destaque ficou com o Gol, da Volkswagen, que até outubro não figurava entre os dez autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas e, em novembro, passou a ocupar a 10ª posição no levantamento.


Ao todo, foram financiados 404.737 veículos no Brasil em novembro, entre novos e usados. Os dados levam em consideração autos leves, motos e pesados. Os automóveis leves somaram 334.895 vendas a crédito, sendo 89.505 zero quilômetro e 245.390 usados.