AÉREAS: GOL conquista Prêmio Direitos Humanos

Campeã na categoria “Selo Nacional de Acessibilidade”, a companhia é a única aérea do país com esse reconhecimento

Texto e fotos: GOL Linhas Aéreas Inteligentes

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes recebeu, em solenidade do Ministério da Justiça e Cidadania, em Brasília (DF), o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Selo Nacional de Acessibilidade. Trata-se da mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos.
“Promovemos melhorias constantes no atendimento aos clientes e esse prêmio é o reconhecimento de todos os esforços de um time multidisciplinar que trabalha todos os dias para proporcionar mais acessibilidade e autonomia aos passageiros, com Segurança e Inteligência”, afirma Sergio Quito, Vice Presidente de Operações Aeroportuárias da GOL. “Esperamos oferecer aos clientes com deficiência e mobilidade reduzida ainda mais facilidade e agilidade em todos os processos da viagem”, complementa o executivo.


Única aérea do país com o selo, a GOL foi premiada pelo desenvolvimento de produtos e serviços que podem ser utilizados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.
Entre os recentes investimentos da companhia em acessibilidade e inclusão está o lançamento de uma rampa exclusiva no país para embarque e desembarque remotos de passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo.
Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, máquinas com tradução simultânea para a língua brasileira de sinais, a Libras. O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web da W3C, onde clientes com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar sem barreiras.
Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostos nos balcões. A bordo a companhia disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.