• Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, o protótipo do LC 500h simboliza o futuro do design e da engenharia e a atitude da Lexus no mercado de luxo;
  • O conceito LF-FC é a primeira proposta da Lexus para veículos movidos a célula de combustível;
  • Hoverboard, o skate voador da marca, é apresentado pela primeira vez no Brasil;
  • Estande segue conceito global de Omotenashi da Lexus.

Texto e fotos: Lexus

A Lexus, marca de luxo da Toyota, participa do 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, e leva ao público toda a sofisticação japonesa, unindo tecnologia, exclusividade e luxo em um estande de mais de 700 m², desenvolvido com base no conceito de Omotenashi.
Para a Lexus, Omotenashi representa mais que hospitalidade, significado da palavra em japonês. Sugere, também, excelência e capacidade de surpreender, por antecipar as necessidades de seus clientes, antes mesmo que elas possam existir.
É com essa proposta que a Lexus estará no salão, apresentando parte de sua linha de produtos comercializada no Brasil e suas mais recentes inovações em design e em tecnologias de propulsão híbrida e por célula de combustível.

LC 500h
Entre suas principais atrações, a Lexus expõe no Salão de São Paulo o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, que representa o futuro do design da marca, além de contar com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo.


É a primeira aparição do LC 500h no Brasil e na América Latina, após ser revelado no Salão de Genebra, em março. O modelo é a versão híbrida do cupê LC 500, apresentado pela Lexus no Salão de Detroit, em janeiro.
O LC 500h é equipado com um motor 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos geram potência combinada de 264 kw, torque de 35,5 kgfm a 4.900 giros e transmissão automática de 10 velocidades.

Visão integrada de design e tecnologia Lexus
Em uma combinação de elegância, detalhes artesanais e proporções dinâmicas, o LC 500h possui um visual sedutor, que retrata a exploração fiel de elementos inspirados no design de seu conceito LF-LC.
O LC 500h ajuda a definir a imagem de uma marca de luxo mais emocional e expressiva, focada em atender às necessidades dos clientes. Este carro é a tradução dos produtos e da experiência única que a Lexus quer oferecer.
Dotado de um desenho externo glamoroso, que evoca esportividade, o híbrido possui uma interpretação mais fluida da filosofia de design Lexus "L-finesse". O modelo mantém um visual aerodinâmico robusto, curvas expressivas e formato de forte apelo emocional que, unidos de forma funcional ao teto de fibra de carbono, resultam em uma postura baixa, ampla e imponente.
Na parte dianteira, o cupê exibe um novo formato marcante de grade frontal de desenho tridimensional. Os faróis, em formato de L e com lâmpadas de LED triplo, foram especialmente criados para garantir uma posição ainda mais baixa do capô.
O perfil musculoso do LC 500h é exaltado pelo teto inclinado. O modelo possui entre-eixos alongado, de 2.870 mm, e frente e traseira compactas, de 920 mm e 970 mm, respectivamente. Linhas e curvas fluidas se mantêm até a traseira do veículo, onde lâmpadas multicamadas sugerem um efeito exclusivo de iluminação. Um difusor e spoiler traseiros ativos também ajudam a controlar o fluxo de ar durante a condução.
O interior do LC 500h conta com acabamento luxuoso, que combina toda a elegância, qualidade e sofisticação de um cupê premium Lexus, oferecendo alto prazer de condução e excelente nível de conforto aos ocupantes.

Cor inspirada em borboleta de florestas tropicais
O LC 500h está estreando uma nova cor da marca Lexus. É o Azul Estrutural, inspirado nas borboletas “Morpho” que vivem na América do Sul, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica brasileira. A tonalidade de azul metálico é resultado da luz refletida sobre as camadas das asas dessa espécie de borboleta.
A Lexus desenvolveu um novo pigmento, utilizando tecnologia avançada, com base no princípio de coloração estrutural que ocorre no mundo natural. A cor do pigmento é azul, mas a pintura em camadas aumenta o efeito de luz sobre ele. O resultado é um belo azul de alta luminosidade.

Novos sistema Multi Stage Hybrid e plataforma Lexus
O LC 500h possui o novo Multi Stage Hybrid da Lexus, uma revolução em sistemas híbridos para veículos que priorizam esportividade e desempenho.
Responsável por combinar maior eficiência e performance superior em um novo padrão para veículos híbridos, o sistema Multi Stage Hybrid foi desenvolvido para potencializar uma experiência de condução mais envolvente e esportiva, ao mesmo tempo em que atinge o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.
Com a união dos elementos de um sistema híbrido tradicional com um dispositivo de mudança de múltiplo estágio a uma caixa automática de 10 velocidades, montada atrás da transmissão híbrida, o Multi Stage da Lexus oferece a sensação inédita mais realista de potência entre a pressão do pedal e a aceleração do veículo. Esta combinação resulta em uma transmissão automática de 10 velocidades mais eficiente, que fornece ao LC 500h potência suficiente para atingir performance e agilidade em níveis superiores para um cupê de quatro ocupantes. O LC 500h é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
Outra inovação do sistema híbrido Lexus Multi Stage é o modo “M”, que realiza trocas manuais de marcha, o primeiro desse tipo em um sistema de powertrain totalmente híbrido da marca. O modo “M” oferece aos motoristas a habilidade de iniciar trocas de marcha diretas e responsivas, em favor de uma condução mais esportiva e envolvente.
O LC 500h faz uso da nova plataforma da Lexus, com base em uma arquitetura global para veículos de luxo (GA-L). A partir deste fundamento, e pensando em entregar a melhor dirigibilidade possível ao esportivo, os engenheiros responsáveis pelo projeto posicionaram a maior parte da massa, incluindo o motor e os ocupantes, de maneira mais centralizada e baixa no chassi.
Para um centro de gravidade ainda mais baixo, o peso do LC 500h foi reduzido com o uso de alumínio no capô, nos pára-choques dianteiro e traseiro, nos braços do sistema de suspensão dianteira e no revestimento das portas.  Também para priorizar a leveza, o modelo conta com tampa do porta-malas feita de carbono e vidro, faróis de LED ultracompactos, rodas de liga leve e teto de fibra de carbono.
A Lexus dedicou atenção particular ao sistema de suspensão dianteira multilink do LC 500h, adotado para permitir o uso de rodas de grande diâmetro e acomodar, ao mesmo tempo, uma linha baixa do capô.

LF-FC
O conceito LF-FC também é um dos destaques do estande Lexus para o Salão de São Paulo. De estilo inovador, o LF-FC é o primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Além da versão conceitual do LF-FC, a Lexus expõe um display técnico com informações sobre o funcionamento do sedã premium.


Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2015, o LF-FC incorpora a filosofia de design "L-finesse” da Lexus. O modelo também simboliza um grande avanço tecnológico na interação homem-máquina – seu console central pode ser operado por meio de um holograma, sem a necessidade de toque para comandar funções.

Design, tecnologia e qualidade superior
Visto de todos os ângulos, o sedã exibe elegância agressiva. Uma nova e evoluída versão da grade frontal, assinatura da marca Lexus, acompanha o desenho do LF-FC, dominando todo o para-choque do veículo. Os faróis, equipados com luzes diurnas em forma de "L", exaltam a perfeição nos acabamentos no para-choque dianteiro.
A traseira do LF-FC é realçada por lanternas que também adotaram o sistema de DRL em assinatura em “L”. Quando visto de perfil, o verdadeiro caráter do LF-FC é revelado. O teto flui da frente para trás na forma de um "cupê de quatro portas", estimulando a imaginação quanto ao seu comportamento em estradas ou pistas e terrenos sinuosos. As rodas de alumínio de 21’’ de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) adicionam uma dose extra de dinamismo.
Com comprimento de mais de 5 metros, largura de 2 metros e altura de 1,4 metro, o LF-FC possui interior espaçoso, projetado para envolver os ocupantes em um ambiente confortável e futurista, além de fornecer ao motorista um habitáculo altamente funcional.
Um dos destaques da tecnologia no interior do LF-FC é a interface homem-máquina avançada, que pode ser operada por gestos simples, sem a necessidade de tocar o painel ou controles. Uma pequena imagem holográfica no console central indica onde o sistema pode interpretar seus gestos de mão por proximidade, para controlar os sistemas de áudio e ventilação.
O coração do LF-FC é um sistema de célula de combustível de alta potência, que energiza as rodas traseiras e também envia energia para dois motores nas rodas dianteiras, fazendo do modelo um veículo com tração integral. Este sistema de acionamento inovador permite controle de distribuição de torque preciso entre as rodas, conferindo ao sedã dirigibilidade dinâmica excelente e estabilidade superior na estrada.
O posicionamento estratégico do compartimento da célula de combustível na parte traseira, uma unidade de controle de energia na dianteira e tanques de combustível de hidrogênio em forma de “T” resultam em uma excelente distribuição de peso deste sedã esportivo.
Usando tecnologias de condução automatizadas, com reconhecimento de condições de tráfego, funções de previsão e julgamento, o LF-FC proporciona uma experiência de condução segura e eficiente e apoia a visão de um mundo sem acidentes de trânsito.

Hoverboard
Em complemento à área de inovação em design e tecnologia do estande, é apresentado, pela primeira vez no Brasil, o Hoverboard, o skate voador da Lexus.


O Hoverboard utiliza levitação magnética para alcançar a movimentação sem atrito com o solo. A combinação entre nitrogênio líquido resfriado e ímãs permanentes é o que permite que o skate flutue. Entre seus componentes estão bambu e itens de alta tecnologia utilizados nos automóveis da marca.
O protótipo segue a inovação tecnológica, o design e a identidade visual da Lexus, e está à mostra em funcionamento, flutuando, dentro de uma vitrine.

Outras atrações Lexus
Linha NX
A linha Lexus NX, primeiro SUV compacto da marca de luxo da Toyota, está exposta em suas configurações 200t e F SPORT.
O NX representa a nova geração de modelos para atender a consumidores que desejam um veículo com design moderno, desempenho superior, alta tecnologia em equipamentos e acabamento refinado, características presentes no conceito Lexus Amazing in Motion.


As linhas do SUV compacto remetem a uma carroceria multidimensional, esculpida em forma de diamante, a partir de uma peça de metal única. A grade frontal do tipo Spindle, combinada com as linhas agressivas da dianteira e o conjunto óptico totalmente em LED, transmitem a impressão de que o carro vai morder.
Inspirado em esportivos de alto desempenho, o NX foi projetado para proporcionar agilidade e emoção ao condutor. Equipado com motor 2.0L turboalimentado com injeção direta, o NX 200t acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, rende 238 cv de potência e apresenta baixo consumo de combustível, com média combinada de 9,2 km/l.
A cabine esportiva do NX dispõe de tecnologia de ponta, redefinindo a interação do motorista com o veículo, com itens como o primeiro medidor de pressão do turbo da marca, o Lexus Remote InterfaceTouchpad™, além do inédito medidor de aceleração da força G, o G-Force™ Lexus.
A linha NX foi introduzida no mercado nacional em março de 2015 e, desde então, é responsável por 63% das vendas Lexus em território nacional.

Linha RX
A nova geração da linha RX, disponível no mercado nacional desde julho deste ano, possui desenho totalmente renovado, caracterizado por vincos e curvas expressivas, que representam ousadia e evolução no estilo do SUV.
A versatilidade e a potência do Lexus RX 350, o primeiro SUV premium a ser comercializado em larga escala no mundo, foram aprimoradas na nova geração, devido a ajustes no motor V6 de 3.5L de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina, em sintonia com a nova transmissão automática de oito velocidades.
O motor 2GR-FKS V6 proporciona desempenho expressivo ao RX, eficiência no consumo e baixo nível de emissão, entregando dirigibilidade suave e potência no uso urbano. Como resultado, o RX 350 rende 305 cv de potência a 6.300 rpm e 38 kgfm de torque a 4.700 rpm. Seu consumo de combustível tem média de 8,5 km/l.


Mantendo a tradição da Lexus de desenvolver carros que são o “estado da arte” em design e tecnologia, o RX 350 vem recheado com itens de conveniência e conforto, para que a jornada de seus passageiros seja a mais prazerosa possível.
Destaque para o sistema Multimídia Lexus, com tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor, mesmo visualizado sob diferentes ângulos. O computador de bordo dispõe de cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa –, sistema de navegação GPS, televisão digital e sistema de áudio com HD Radio™, Bluetooth®, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.
O motorista também conta com o prático Remote Touch Interface no console, que lembra um mouse de computador, para operar todas as funções do sistema.
A linha RX está disponível no Brasil com os modelos RX 350 e RX 350 F SPORT.

CT 200h
O CT 200h é o representante híbrido da Lexus no mercado nacional, e simboliza a visão da marca sobre como será a mobilidade no futuro, com carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente.
O Lexus CT 200h foi o primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo. Equipado com o sistema Lexus Hybrid Drive, apresenta baixos níveis de consumo de combustível, atingindo 14,2 km/l na estrada e 15,7 km/l na cidade. O modelo é nota A de consumo do Inmetro e compõe a lista dos automóveis mais econômicos do País.
É equipado com um motor a gasolina e outro elétrico, que juntos geram potência combinada de 136 cv. A energia excedente do motor a combustão e o sistema de freios regenerativos acumulam energia a cada frenagem, carregando as baterias que alimentam o motor elétrico, sem utilizar recursos de carregamento externo.