• Modelo poderá ser equipado com motor 2.0 de 166 cv e 20,5 kgf.m de torque, posicionando o SUV compacto entre os mais potentes do segmento;
  • Sistema Stop & Go de parada e partida automática é item de série em todas as versões;
  • Banco do motorista com ventilação e farol direcional cornering lamp são equipamentos diferenciados na categoria;
  • Vendas começam em janeiro de 2017.

Texto e fotos: Hyundai Motor Brasil

O SUV compacto Hyundai Creta faz sua estreia junto ao público na 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Produzido na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP), e com vendas previstas para o início de 2017, o modelo tem design exclusivo para o Brasil, com visual mais robusto e imponente, e equipamentos inéditos na categoria, representando o equilíbrio perfeito entre os universos urbano e off-road.


Primeiro SUV compacto global da Hyundai, o utilitário determina a entrada da marca no segmento automotivo que mais cresce no País, trazendo características únicas desenvolvidas com base no gosto e preferência do consumidor brasileiro, a exemplo do HB20, que em pouco tempo se tornou um grande sucesso de vendas. Seu nome é inspirado na maior ilha da Grécia, situada no Mar Mediterrâneo, e segue a linha de outros SUVs da Hyundai ao referenciar localidades específicas, como Santa Fe e New Tucson.

Design
Projetado a partir da filosofia global de design da Hyundai, Escultura Fluida 2.0, que acrescenta maior refinamento nas formas e acabamentos, o Hyundai Creta une sofisticação, modernidade e estilo marcante, sendo capaz de satisfazer os desejos e as necessidades dos mais diversos perfis de clientes.
Por fora, chamam a atenção os para-choques dianteiros e traseiros, mais imponentes e agressivos, exclusivos da versão brasileira, e a grade frontal hexagonal com moldura que toca os faróis, o que se traduz em um visual muito mais arrojado.


Os veículos expostos no Salão do Automóvel de São Paulo mostram faróis com projetores e luz diurna DRL de LED, faróis de neblina dianteiros com formato horizontal, lanternas Clear Type e lanternas indicadoras de direção nos retrovisores. Apresentam também maçanetas externas cromadas, retrovisores externos na cor da carroceria, barras de teto longitudinais na cor prata, molduras plásticas de proteção na carroceria e limpadores de para-brisa tipo flat blade. Destacam-se no visual externo as rodas de liga leve diamantada de 17 polegadas, a antena barbatana e a moldura cromada na tampa do porta-malas.

Interior
O Hyundai Creta foi pensado nos detalhes para proporcionar ao motorista e aos passageiros o máximo de conforto, conveniência e refinamento, com a mais alta tecnologia embarcada. Estas características podem ser vistas e sentidas em todo o interior do carro.


O SUV tem painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster, que permite configurar diversas funções do carro, além de ser esteticamente diferenciado, com uma iluminação acesa a todo tempo, independente dos faróis. A sofisticação fica por conta do pacote Brown Leather, com bancos de couro marrom e painéis das portas em couro preto, painel com acabamento na cor marrom e textura exclusiva, volante e pomos das alavancas de câmbio e freio de mão revestidos de couro, detalhes pintados em prata no volante, no painel e no console, e em cromo acetinado no freio de mão e maçanetas internas.


No que diz respeito a conforto e conveniência, o Hyundai Creta se sobressai. As versões podem ser equipadas com banco do motorista com ventilação, saída de ar para os bancos traseiros, partida do motor por botão, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, piloto automático com controles no volante, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital, câmera de ré e sensor de estacionamento. Algumas configurações contam com vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch para subida e descida e antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros por meio da chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico e computador de bordo com configurador de funções.


De série em todas as versões, há o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista e banco traseiro rebatível e bipartido 60:40.


O veículo sai de fábrica também com bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, console central com porta-objetos e porta-copos, porta-objetos fechado com tampa no console, tomada 12V (x2) no console central, porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, porta-óculos no console de teto, alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, espelho de cortesia com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, console de teto com luzes de leitura, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista e comando interno de abertura do tanque de combustível.

Segurança
Os automóveis em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo apresentam seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina, controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), farol direcional cornering lamp e sinalização de frenagem de emergência (ESS).


Todas as configurações têm monitoramento de pressão baixa dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e limpador e desembaçador do vidro traseiro.


Trazem também fixação ISOFIX para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de três pontos com pré-tensionador, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.

Plataforma e dimensões
Compartilhando a mesma linha de montagem em Piracicaba, o Hyundai Creta apresenta, entretanto, plataforma diferente do HB20. Enquanto o HB20 deriva do hatchback mundial i20, o SUV é baseado na estrutura do sedã Elantra.

Dimensões
Comprimento (mm)
4.270
Largura (mm)
1.780
Altura (mm)
1.635
Entre-eixos (mm)
2.590
Altura livre do solo (mm)
190

Motorização
Os propulsores que equipam o Hyundai Creta brasileiro têm bloco de alumínio e tecnologia flex de combustível, com sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina, e utilizam duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) para admissão e escape.

As opções disponíveis são:


Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT
  • Potência: 130 (E) | 123 (G) a 6.300 rpm
  • Torque: 16,5 kgf.m (E) | 16,0 kgf.m a 4.850 rpm


Nu 2.0l 16V DOHC D-CVV
  • Potência: 166 (E) | 156 (G) a 6.200 rpm
  • Torque: 20,5 kgf.m (E) | 19,1 kgf.m a 4.700 rpm

Transmissão
O Hyundai Creta com motor 2.0 é equipado com câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais. Já os carros com propulsor 1.6 podem ter câmbio manual ou automático de seis velocidades, também com trocas sequenciais.

Garantia
Assim como os modelos HB20, o Hyundai Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nos casos comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.

Sistema de som
Os modelos em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo trazem central multimídia blueNav® com tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay® e Google Android Auto®, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth® no volante.