Nesta edição do evento, fabricante japonesa comemora uma trajetória de sucesso com importante lançamento e exposição de seu universo de produtos e tecnologias inovadoras

Texto e fotos: Honda

Em linha com seu histórico de inovação, qualidade e respeito ao meio ambiente, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) traz ao Salão do Automóvel de São Paulo 2016 uma mostra repleta de novidades, tecnologias e iniciativas que exploram a diversidade de soluções oferecidas pela marca no país, sempre com foco em melhorar a vida de seus consumidores.


A participação no maior evento do setor automotivo da América Latina coincide com as comemorações dos 45 anos de presença da fabricante no Brasil, período no qual consolidou uma trajetória de conquistas, evolução tecnológica e compromisso com o público brasileiro.
Para este ano, os fãs da marca podem contar com uma exposição que evoca a paixão pela inovação e o conceito de engenharia focada no ser humano, com destaque para o lançamento do novo SUV WR-V. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Brasil, um dos principais centros de desenvolvimento da Honda fora do eixo Japão - Estados Unidos, o modelo chega para complementar a família de utilitários esportivos da Honda.
O tema central do estande, de 1.900 m2 gira em torno da Proporção Áurea. Essa constante matemática, adotada na arquitetura e na arte, exprime a perfeição das proporções encontradas nas formas da natureza e está em linha com o empenho da marca em perseguir a perfeição em todos os seus produtos.
“Mais do que uma exposição de veículos, o Salão do Automóvel é uma mostra da constante evolução dos automóveis, um observatório do comportamento dos consumidores e uma plataforma de tendências. É nesse ambiente que queremos apresentar a qualidade e inovação dos veículos Honda, nos aproximarmos dos clientes, além de reafirmar o compromisso com o desenvolvimento de produtos cada vez mais próximos da perfeição e alinhados às expectativas do consumidor brasileiro”, afirma Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis do Brasil.
Além do WR-V, do Novo Civic Geração 10 e dos consagrados Fit, City, HR-V, CR-V e Accord, a fabricante japonesa leva à 29º edição do evento, produtos que evidenciam o espírito de inovação constante da marca, como o Clarity Fuel Cell, sedã movido por célula de hidrogênio, que emite apenas vapor d’água, e o conceito Project 2&4, que utiliza motor de Moto GP  em um veículo de quatro rodas, reunindo assim as competências da Honda em mobilidade nos dois segmentos.
Complementa a exposição, o dispositivo de mobilidade pessoal UNI-CUB β. Desenvolvido a partir de pesquisas da Honda em robôs humanoides, ele responde às inclinações do corpo e permite ao usuário seguir em frente, para trás, de lado a lado e na diagonal simplesmente deslocando o peso corporal na direção pretendida.
Outra novidade é a área dedicada para a linha de motocicletas, com destaque para a nova AfricaTwin, o principal lançamento do ano no segmento. Além do novo modelo, a Honda, que detém a liderança no mercado nacional de motocicletas, levará ao Salão as consagradas scooters PCX e SH300 e a crossover NC 750X.
E, enaltecendo sua tradição de participação em competições automotivas, a Honda apresenta o McLaren-Honda MP4-31, atual carro de Fórmula 1, equipado com o motor de alta performance desenvolvido pela fabricante japonesa. O modelo é usado pelos pilotos Fernando Alonso e Jenson Button neste campeonato.

WR-V faz estreia mundial
O novo WR-V complementa a família de utilitários esportivos da Honda, composta pelos modelos HR-V e CR-V. O SUV compacto foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis no Brasil, baseado em pesquisas sobre as demandas dos consumidores regionais.


O WR-V traz o design externo robusto e resistente de um utilitário esportivo, combinando a identidade da família de SUVs da Honda aos gostos regionais, posicionando-o de uma forma única no mercado.

Novo Honda Civic Geração 10
Produzido no país, o sedã com design revolucionário chegou ao mercado completamente renovado e com atributos que destacam seu apelo premium. Trata-se da maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho. Completo de série, o modelo inova na estrutura de versões, adotando características e equipamentos distintos, que foram pensados de acordo com os diferentes perfis de clientes.


O Novo Civic Geração 10 representa um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.


O interior completamente novo do modelo foi desenhado para combinar com a modernidade e a sofisticação do exterior e proporcionar conforto ampliado, aliado ao uso de tecnologias e materiais de alto padrão. O Civic eleva o nível interno a um novo patamar. Compostos de alta qualidade, macios ao toque, são usados com abundância – no painel de instrumentos, laterais de porta, forro de teto e no largo console central. Além disso, o acabamento e encaixe das peças recebeu atenção especial para reforçar o aspecto superior desta nova geração.

CRF 1000L Africa Twin


Com um conjunto imponente e DNA esportivo, a CRF 1000L Africa Twin promete se tornar a referência na categoria. Traz um conjunto inédito, em um projeto concebido com clara inspiração no histórico vencedor da Honda em competições. No visual, destacam-se os traços altos e as linhas agressivas, além de um conjunto óptico marcante e assento elevado com acabamento nas cores da carenagem. Será um produto diferenciado no mercado on/off road de alta cilindrada.

Clarity Fuel Cell


O Honda Clarity Fuel Cell (chamado anteriormente de FCX Clarity) foi o primeiro sedã movido à célula de combustível a ser produzido em série no mundo. O tecnológico sedã garante emissões zero de poluentes graças à adoção da tecnologia de célula de combustível, que converte hidrogênio em eletricidade.  Equipado com um tanque de hidrogênio de alta pressão, a nova geração do Clarity Fuel Cell, lançada em 2016 no Japão e exposta do Salão do Automóvel de São Paulo, pode ser reabastecida em apenas três minutos, permitindo uma autonomia de até 750 km e gerando apenas água pura como resíduo de funcionamento.

Honda Project 2&4


O Project 2&4 é o conceito vencedor de um programa interno da Honda, o Global Design Project. O veículo busca oferecer uma intensa experiência ao volante, combinando elementos de motocicletas com características de um automóvel. Com quatro rodas, como um carro, o conceito adota o mesmo motor usado nas motocicletas de MotoGP. O desenvolvimento ocorreu nos estúdios de design da Honda em Asaka (motocicletas) e em Wako (automóveis), ambos no Japão.

UNI-CUB


Projetado para facilitar a locomoção pessoal, o UNI-CUB traz o primeiro sistema de roda motriz omni-direcional do mundo: o Honda Omni Traction Drive System, que proporciona completa liberdade de movimento em todas as direções, seguindo o balanço natural do corpo. Essa tecnologia permite que o dispositivo se movimente de forma similar ao de uma pessoa caminhando, permitindo inclusive desvios de rota laterais e diagonais, graças ao seu inovador sistema de roda motriz omni-direcional.

Atrações
A Honda também prepara uma série de atividades interativas para o público visitante do estande. Aproveitando a tendência de compartilhamento de momentos e histórias em redes sociais, a visita ao espaço poderá ser registrada com uma foto ao lado do grande lançamento da marca no Salão: WR-V, com opções de aplicação de filtros e molduras. Após receber a imagem em seu email, o usuário poderá compartilhar em suas redes sociais utilizando a hashtag #HondaSalao2016.
O público poderá acompanhar também demonstrações de uso do UNI-CUB, depois de conhecer as funcionalidades do dispositivo de mobilidade individual da marca.


Os amantes de F1 poderão apreciar, em um display giratório, o McLaren-Honda MP4-31. Ali, duas telas transmitem conteúdos relativos ao modelo. A primeira apresenta um vídeo com o histórico de participações da Honda em competições de automobilismo e, a segunda, mostra em visão raio-x detalhes dos equipamentos e funcionamento do carro de alta performance.
E, para complementar a exposição com os demais segmentos de atuação da Honda no país, a área institucional, ou Brand Zone, trará detalhes do parque eólico Honda Energy do Brasil, do Honda Project 2&4, do Honda Walking Assist Device (Auxiliar de Caminhada) e do ASIMO, parte dos avanços de pesquisa e desenvolvimento em robótica, além do HondaJet, jato leve executivo mais avançado do mundo.
Ainda no espaço, o sedã Clarity Fuel Cell reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade e proporciona uma experiência que facilita a compreensão do conceito de funcionamento do veículo. Por meio de uma interação, os visitantes poderão comandar a troca de energia do veículo com uma residência.


O público mirim também tem lugar especial no estande da marca: o Clubinho Honda. A área tem como tema principal a segurança no trânsito. Para abordar o assunto de forma leve e divertida, uma mini cidade com elementos que reproduzem o trânsito do dia a dia, como faixa de pedestre, semáforo e placas, foi construída para que as crianças possam aprender as principais regras de trânsito a bordo de motos e carros elétricos de brinquedo.