• Pintura faz parte do processo de treinamento de funcionĂ¡rios e do controle de qualidade para preparaĂ§Ă£o da fabricaĂ§Ă£o do modelo em 2017 no Brasil;
  • Processo de pintura utiliza o mĂ©todo 3-WET e tinta a base d'Ă¡gua, mais eficiente e sustentĂ¡vel;
  • Ao longo do processo sĂ£o utilizados 10 robĂ´s e 2 novos pontos de mascaramento da carroceria.

Texto e fotos: Nissan

O Complexo Industrial da Nissan em Resende segue a sua preparaĂ§Ă£o para a produĂ§Ă£o do Nissan Kicks a partir de 2017. Como parte do processo de treinamento, controle da qualidade e aferiĂ§Ă£o dos equipamentos, a carroceria do novo carro ganhou cor por meio do trabalho conjunto entre robĂ´s e operadores. Para compor o teto flutuante, um dos diferenciais do novo modelo, a equipe da Pintura realizou os primeiros testes com o processo "2-Tone" de um Nissan Kicks. O modelo estĂ¡ disponĂ­vel nas combinações de cores cinza/laranja e branco/laranja. A Nissan tambĂ©m anunciou recentemente a nova combinaĂ§Ă£o preto/prata, preferida entre os fĂ£s nas redes sociais. O time estĂ¡ preparando os equipamentos para tambĂ©m ofereces esta nova combinaĂ§Ă£o. O modelo escolhido para o primeiro modelo 2-tone do Kicks brasileiro foi o branco com teto sunset Orange, devido Ă  complexidade da combinaĂ§Ă£o de cores.


"Uma das versões do Nissan Kicks traz o teto flutuante de outra cor, o que chamamos de 2-tone. Essa técnica requer um processo extremamente bem controlado e habilidades especiais para pintar de duas cores o mesmo carro. Além disso, requer também reforço no mascaramento do veículo que recebe a cor aplicada por robôs e operadores especialistas ao longo do processo", explica o gerente de Manufatura, Fernando Bittencourt.
"Para atender as especificações do Nissan Kicks foram criados dois novos processos de mascaramento, alĂ©m da geraĂ§Ă£o de mais 10 postos de trabalho apenas no processo de pintura das carrocerias, que hoje Ă© utilizado nos modelos jĂ¡ produzidos na fĂ¡brica – o hatch compacto Nissan March e o sedĂ£ compacto Nissan Versa", detalha o coordenador de ProduĂ§Ă£o Julien Bonnardel.


O processo atual jĂ¡ conta com um sistema automatizado sustentĂ¡vel e inovador, denominado 3 wet, o qual tambĂ©m serĂ¡ utilizado para o Nissan Kicks. Nele, a aplicaĂ§Ă£o da base e do verniz Ă© feita logo em seguida da aplicaĂ§Ă£o do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robĂ´s utilizam cartuchos para a pintura – que usa Ă¡gua como base –, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissĂ£o de compostos orgĂ¢nicos volĂ¡teis (COVs), o que deixa a operaĂ§Ă£o mais sustentĂ¡vel. Ao todo, ao longo do processo que dura cerca de 6h, sĂ£o utilizados 10 robĂ´s de alta tecnologia que se revezam com operadores especializados em pintura.
Para produzir o novo modelo a partir de 2017 em seu Complexo Industrial de Resende a Nissan estĂ¡ investindo R$ 750 milhões de reais.