COMER & BEBER - Porpeta: aprenda a fazer essas deliciosas bolinhas de carne

Porpeta, polpeta, almôndega ou meatball, seja qual for o nome escolhido para o prato, essas bolinhas de carne são super fáceis de fazer e acompanham as mais diversas receitas: massas, com arroz branco e até em sanduíches

Texto e fotos: JBS

Um dos segredos do preparo é escolher uma carne que tenha um maior teor de gordura, para conseguir unir a bolinha com mais facilidade. Por isso, o peito bovino é um dos cortes recomendados e ele ainda traz uma outra grande vantagem: o preço é superacessível.


Na plataforma Academia da Carne Friboi, o chef Ivan Achcar ensina essa receita e também todos os segredos para aproveitar o melhor do peito bovino em um curso com cinco aulas gratuitas. Acesse e confira!

Porpetas
Ingredientes
500 g  de peito de boi moído
50 g de bacon moído
1 ovo
1 pedaço de pão italiano amanhecido
100 g de cebola picada
2 dentes de alho picados
Salsinha picada
Sal
Pimenta-do-reino branca moída
Cominho moído
1 colher de sopa de sementes de erva doce
Óleo de soja para fritar
Banha de porco para fritar
1 taça de vinho branco
Molho sugo de tomate
250 g de espaguete cozido
Parmesão ralado

Modo de Preparo
Retire a casca do pão italiano e pique o miolo com as mãos. Em uma tigela, umedeça o miolo com o vinho branco misturado com meia taça de água. Depois do pão embebido, tire o excesso da água com as mãos. Coloque o pão com todos os outros ingredientes em uma outra travessa, amasse tudo com as mãos. Tempere com sal, cominho e pimenta a gosto. Forme as bolinhas de 4 cm de diâmetro e frite-as em uma mistura de óleo e banha quente e abundante e deixe descansar em papel absorvente. Reserve um pouco de molho para o espaguete. Em seguida, coloque as porpetas dentro do molho de tomate e deixe cozinhar. Aqueça o restante do molho que estava reservado e coloque a massa, sirva.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.