Especializada em soluções de marketing digital para o setor, Search Optics divulga guia para o segmento criar ações eficazes no período

Texto e fotos: Search Optics

Dia 25 de novembro é dia de Black Friday, uma das datas mais esperadas pelo varejo online e off-line, além dos seus consumidores. Nos últimos cinco anos, a data comercial tem ganhado relevância no mercado brasileiro e tende a bater mais um recorde de vendas em 2016. Para o setor automotivo esse período também é uma oportunidade para gerar bons negócios, por isso, a Search Optics, empresa especializada em soluções integradas de marketing digital, separou 10 dicas para ajudar as empresas automotivas a criarem boas ações:


Planeje-se
Defina qual será a promoção de destaque da sua loja e explore o potencial dos serviços que oferece, como:
  • Aproveite que o mês de novembro também é período pré-férias e explore opções de revisão automotiva
  • Avalie a possibilidade de oferecer descontos reais em peças e serviços automotivos
  • Promoções como “Compre 4 e Pague 3” fazem sucesso nas vendas de pneus
  • Ofereça descontos atraentes em veículos novos e usados e movimente seu estoque.

Treine sua equipe
Antes de colocar a promoção no ar, é importante preparar a equipe e seus canais de vendas:
  • Certifique-se que sua equipe esteja preparada e faça um treinamento para informar sobre todas as ações que serão realizadas
  • Alinhe a comunicação entre o site, loja física da marca e o atendimento ao público, para que as mesmas promoções e ofertas especiais, típicas dessa época do ano, sejam divulgadas sem divergências
  • Confira se há diferença entre os preços de um mesmo produto anunciado no ponto de venda e nas ações realizadas na internet.

Prepare seu site
  • Atualize a home do seu site com banner da Black Friday e prepare as páginas internas com informações atualizadas
  • Revise os principais canais de contato com sua empresa, como formulários de contato, números de telefone, e-mails, além de atualizar as informações dos perfis das redes sociais, pois é comum o cliente contatar a empresa por esses canais.

Divulgue
  • Os consumidores precisam saber que a sua loja/concessionária está participando da Black Friday. Os canais mais recomendados para divulgar esta ação e impactar os clientes são os anúncios no Facebook e campanhas na rede de display e links patrocinados do Google.

Em 2015, a Black Friday somou R$ 1,6 bi de reais em vendas, segundo dados do e-Bit Webshoppers. Para a Black Friday de 2016, estima-se que há 74% de eshoopers engajados com a data de acordo com informações da Target Group Index e dados do Google Provokers. Para não desperdiçar esse potencial do período, é hora de se preparar para atender o público que busca de bons negócios.
“Para ter sucesso em ações da Black Friday e conseguir chamar atenção dos consumidores para sua promoção, é importante que a ação esteja bem estruturada e comunicada de forma eficiente. Considerando que no Brasil a Black Friday acontece principalmente na internet, é possível realizar campanhas eficientes com investimentos mais baixos. Para isso, é imprescindível conhecer bem o público-alvo e conseguir segmentar corretamente a campanha”, explica o presidente da Search Optics para a América Latina, Eduardo Cortez.