No contexto das comemorações de seu aniversário de 60 anos, a Anfavea homenageou os Pioneiros da Comunicação Empresarial da indústria automobilística brasileira

Texto e fotos: Anfavea

Em evento na sala de imprensa do Salão do Automóvel, os principais profissionais que criaram a imagem dos fabricantes de veículos receberam um diploma de reconhecimento pelos importantes serviços prestados nas últimas décadas.


Estes pioneiros, em sua maioria egressos dos principais jornais e revistas do Brasil, foram os responsáveis pela criação das áreas de assessoria de imprensa – como a comunicação empresarial era conhecida na época – bem como das políticas e estratégias de divulgação dos veículos, produtos e serviços da indústria automobilística. E foram, cada qual ao seu modo, os verdadeiros mestres no ensino da arte de comunicar com a sociedade.
"Essa homenagem é o reconhecimento àqueles profissionais que construíram a imagem da indústria automobilística. Eles foram os desbravadores e inovadores no relacionamento com os jornalistas. Com isso, auxiliaram as empresas a encontrar a sintonia fina na comunicação com o público. E tiveram muito sucesso nesse caminho", afirmou Antonio Megale, presidente da Anfavea.
Foram homenageados os seguintes profissionais: Bob Sharp, Carlos Roberto da Costa, Chico Lelis, Enio Campoi, Linoel Dias, Luiz Carlos Secco, Marco Antônio Lelis, Mauro Ribeiro e Renato Luti. Além desses pioneiros, também foram homenageados Agostinho Gaspar, Lindolfo Paoliello, Luiz Fanfa, Reginaldo Finotti, Sergio Wakin e Walter Nori que não puderam participar da cerimônia.