TGV Oceàne apresenta ainda mais conforto e modernidade aos seus passageiros e pode atingir até 320 quilômetros por hora

Texto e fotos: Rail Europe

A Rail Europe, lĂ­der em distribuiĂ§Ă£o de passes e bilhetes dos trens europeus, convida os viajantes para uma jornada saindo da Cidade Luz para desbravar as icĂ´nicas regiões de vinhos a caminho do sul da França, a bordo dos trens de alta velocidade da mais nova frota da empresa francesa French National Railroad (SNCF).


O TGV OceĂ ne tem lançamento previsto para 11 de dezembro de 2016 e irĂ¡ operar as rotas entre Paris, Bordeaux e Toulouse, com um total de 17 trens que iniciam suas operações atĂ© julho de 2017. Os modelos podem alcançar a velocidade de 320 km/h e foram projetados para transportar 2,3 milhões de passageiros por ano. No site da Rail Europe, as reservas para o TGV OceĂ ne estarĂ£o disponĂ­veis ainda em 2016, a partir da segunda metade de dezembro.


Com espaço para 556 viajantes, 22% a mais que o trem utilizado atualmente (o TGV Antlantique), a primeira e segunda classe foram desenvolvidas para acrescentar o mais alto nĂ­vel em conforto aos usuĂ¡rios. Detalhes em madeira, couro macio, iluminaĂ§Ă£o natural e tecidos de alta qualidade sĂ£o combinados com a perfeita conectividade que permite que os passageiros alcancem seus destinos com estilo e comodidade.


Os trens tambĂ©m contam com 158 assentos de primeira classe, todos equipados com mesas de madeira fixadas no encosto de cada poltrona, alĂ©m de tomadas e portas USB. Item exclusivo dos novos trens TGV OceĂ ne, cada cadeira Ă© capaz de girar 180o, para que os passageiros sempre viajem de frente para o trajeto do trem. JĂ¡ os vagões da segunda classe acomodam atĂ© 398 viajantes, possuem assentos com bandejas grandes, portas USB e tomadas 220V. AlĂ©m disso, a variedade de disposições das poltronas garante espaço para famĂ­lias e grupos de diferentes tamanhos.


No vagĂ£o cafĂ© bar, os passageiros podem desfrutar de um delicioso cafĂ© ou petiscos. A moderna estrutura e design futurista do ambiente refletem as caracterĂ­sticas das cabines, utilizando linhas simples e materiais leves, incluindo madeira natural, painĂ©is Corian e detalhes em couro. O balcĂ£o de atendimento traz um amplo bar de madeira e displays refrigerados. LuminĂ¡rias de mesa na cor vermelha, projetadas pela famosa designer francesa Ionna Vautrin, dĂ£o um toque colorido e criam um espaço acolhedor.


A nova frota traz avanços que aperfeiçoam a experiĂªncia do usuĂ¡rio, com novos bagageiros, duas opções de assento para viajantes com bicicletas, fraldĂ¡rio com trocador, melhorias em acessibilidades para portadores de necessidades especiais e balcĂ£o de informaĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, tambĂ©m oferece telas com um sistema de informaĂ§Ă£o de passageiro a bordo, projetado para fornecer atualizações de status durante operações normais e interrupções de serviços, e ainda serviço de conexĂ£o 4G provido pela empresa Orange, totalmente gratuito e disponĂ­vel a partir de julho 2017.


A SNCF tem um histĂ³rico de inovações, apostando em trens de alta qualidade e com sua frota original desenvolvida por Roger Tallon. O designer industrial terĂ¡ suas criações exibidas no MusĂ©e des Arts DĂ©coratifs, espaço no interior do PalĂ¡cio do Louvre, em Paris, a partir de 8 de janeiro de 2017. A exposiĂ§Ă£o ‘Roger Tallon: The Designer in Movement’ apresenta seus principais trabalhos, incluindo o Corail e o TGV Duplex.


As reservas para os trens franceses estĂ£o disponĂ­veis no site www.raileurope.com.br