• PIRELLI ESTRELA O SALÃO DE PARIS AO LADO DA FERRARI, FORNECENDO EQUIPAMENTOS ORIGINAIS PARA OS NOVOS E EMPOLGANTES CARROS DO CAVALO RAMPANTE: LAFERRARI APERTA E GTC4 LUSSO T;
  • ENTRE AS ESTREIAS MAIS AGUARDADAS DO SALÃO DE PARIS ESTÃO O AUDI Q5, LAND ROVER DISCOVERY E PORSCHE PANAMERA;
  • A PIRELLI DESENVOLVEU PNEUS SOB MEDIDA PARA CADA MODELO, INCLUINDO A TECNOLOGIA PNCS DE CANCELAMENTO DE RUÍDOS.

Texto e fotos: Pirelli

O objetivo da Pirelli é fornecer pneus para carros de luxo, enquanto eleva esse luxo ao reduzir os níveis de ruído. É com essa missão que a empresa italiana chega ao Salão de Paris, que vai até 16 de outubro. A Pirelli equipa alguns dos mais aguardados modelos com equipamentos originais, da Ferrari GTC4 Lusso T ao Audi Q5 e do Porsche Panamera ao Land Rover Discovery. Para esses três últimos carros, a Pirelli desenvolveu pneus sob medida com a tecnologia PNCS, para reduzir o ruído no habitáculo. O “Pirelli Noise Cancelling System” reduz os ruídos vindos dos pneus entre dois e três decibéis, o que é equivalente a cerca de metade do barulho total da cabine, levando a um aumento notável no conforto ao dirigir.


LaFerrari Aperta e GTC4 Lusso T: tecnologia da Fórmula 1 para os pneus Pirelli P Zero
Com KERS, um chassi de carbono e quase 1000 cv, a nova LaFerrari Aperta, que está entre um dos carros mais aguardados do Salão de Paris, coloca a tecnologia da Fórmula 1 nas ruas.
Usando sua experiência como fornecedora exclusiva da nata do esporte a motor, a Pirelli desenvolveu um pneu sob medida para a mais recente máquina de Maranello. O composto adota elementos da tecnologia da Fórmula 1, aliada a uma gama de trabalho mais ampla, que compreende um espectro maior de condições.
Os engenheiros da Pirelli, trabalhando próximos aos seus pares na Ferrari, aprimoraram a superfície de contato. A área maior desse pneu feito sob medida, especialmente no dianteiro, ajuda a reduzir as saídas de frente, melhorando a forma com que o carro faz curvas e a aderência nessas manobras.
A Ferrari também escolheu os pneus da Pirelli para equipar a última versão do GTC4 Lusso T. Conforto com velocidade foi a combinação vencedora desse modelo. Essas foram as duas características principais que a Ferrari pediu que os engenheiros da Pirelli preservassem. Mas a Pirelli incluiu um benefício adicional ao reduzir a resistência ao rolamento em 15% nos novos pneus P Zero dedicados a GTC4 Lusso T. Essa missão foi cumprida ao gerenciar a deformação do pneu sempre que ele está em contato com a rua e, consequentemente, otimizando a área de contato. Com o carro equipado com um sistema de tração integral, essa consistente superfície de contato teve que ser garantida também na traseira.


Pneus silenciosos da Pirelli no Salão mais “verde” e elétrico já visto
O Salão de Paris de 2016 tem como grande destaque os veículos elétricos, bem como carros com baixo impacto ambiental.
Com o respeito ao meio ambiente sendo cada vez uma prioridade para a indústria automotiva, a Pirelli estendeu a aplicação de sua tecnologia PNCS para diversos modelos que serão lançados no Salão de Paris.
A Pirelli esteve envolvida no desenvolvimento do Audi Q5 desde os estágios iniciais. Esse novo modelo vem equipado com pneus P Zero com tecnologia de cancelamento de ruído. Os engenheiros da Pirelli conseguiram manter altos níveis de performance e de prazer ao dirigir, cumprindo também as mais recentes legislações sobre poluição sonora e emissões de CO2.
O mesmo objetivo foi atendido com o mais recente Land Rover Discovery. A quinta geração do clássico SUV britânico usa pneus Pirelli Scorpion Verde All Season, com medidas entre 18 e 22 polegadas. A medida maior utiliza a tecnologia PNCS.
Bem como o sistema de cancelamento de ruídos, o mais recente Porsche Panamera, outro dos principais lançamentos do Salão, usa pneus P Zero com a tecnologia Seal Inside. Eles não são apenas pneus silenciosos, mas também possuem a habilidade de se auto repararem quando sofrem um furo.