O Grupo PSA lança uma ofensiva no mercado de veículos seminovos

Confiante nos objetivos do seu plano estratégico de crescimento rentável “Push to Pass”, o Grupo PSA adota iniciativas destinadas a desenvolver sua presença no mercado de veículos seminovos

Texto e fotos: O Grupo PSA

A primeira fase de implementação da nova estratégia para veículos seminovos do Grupo foi concretizada com a criação, em 1º de setembro de 2016, de uma Business Unit dedicada aos Veículos Seminovos (BUVO – Business Unit Véhicules d’Ocasion) com abrangência mundial.A missão da BUVO, dirigida por Marc Lechantre, consiste em definir a estratégia e implementar planos de ação para garantir a realização dos objetivos de venda e de rentabilidade do Grupo PSA nos diferentes canais de comercialização de veículos seminovos.


A BUVO atua em 3 canais:
  • No mercado B2B, através da comercialização dos veículos “buy-back” do Grupo e no desenvolvimento de novas fontes de fornecimento de veículos seminovos, a fim de otimizar a rentabilidade da atividade de revenda de veículos seminovos.
  • No mercado B2C, mediante a aceleração das iniciativas de venda ao cliente final através das redes Peugeot Occasions du Lion e Citroën Select e das redes independentes, assim como pelo desenvolvimento de uma atividade de venda online multimarcas.
  • No mercado C2C, através da criação de uma atividade de venda de serviços aos clientes desse mercado, com ofertas ligadas a plataformas de Internet.

Para se beneficiar das oportunidades desse mercado em plena mutação, dinamizado por novos participantes, o Grupo PSA poderá contar com a sua rede (sua principal parceira), visando aumentar as vendas de veículos seminovos e os negócios induzidos pela atividade. O Grupo vai acelerar o desenvolvimento de suas atividades de veículos seminovos Peugeot Occasions du Lion e Citroën Select e criar uma atividade semelhante para a marca DS. Elas deverão ser propostas aos clientes nas redes do Grupo PSA em todo o mundo para garantir uma oferta de veículos seminovos e de serviços de qualidade.
Para acelerar o seu crescimento nos diferentes canais de comercialização, o Grupo PSA passa a desenvolver a venda online de veículos seminovos. O Grupo e a Aramisauto, líder em vendas online de veículos seminovos, anunciaram a abertura de negociações exclusivas para constituir uma aliança estratégica a fim de acelerar o desenvolvimento das vendas online de veículos seminovos e de serviços relacionados.
Essa aliança possibilitaria a entrada do Grupo PSA no mercado da venda online de veículos seminovos ao lado de um dos líderes do segmento e seria uma oportunidade de oferecer aos clientes da Aramisauto seus serviços de financiamento, seguros, garantia e manutenção dos veículos seminovos.
A mobilidade para o Grupo PSA consiste em oferecer aos clientes uma ampla gama de serviços conectados e de mobilidade que correspondam aos novos usos do automóvel em toda sua diversidade. Essas ofertas de serviços estarão reunidas sob a marca Free2Move.
Como parte de seu objetivo, o Grupo PSA pretende oferecer uma vasta gama de serviços ligados à mobilidade automotiva: serviço pós-venda multimarcas, leasing financeiro e novos serviços de mobilidade e venda de veículos seminovos.
Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA, declarou: “Com o nosso plano “Push to Pass”, vamos nos beneficiar de todas as oportunidades ligadas à mobilidade automotiva, oferecendo aos nossos clientes uma iniciativa inovadora em matéria de seminovos. Pretendemos praticamente dobrar nossas vendas de veículos seminovos, visando chegar a 800 mil vendas até 2021 e multiplicar por 4 os lucros ligados a esta atividade”.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.