Novo BMW M 140i faz sua estreia nacional no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016


  • Versão 2017 do hatchback esportivo traz novo motor de seis cilindros mais potente;
  • Compacto chega ao País com preço sugerido de R$ 267.950,00.

Texto e fotos: BMW Group

O BMW M 140i será lançado ao mercado brasileiro durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, a ser realizado na capital paulista entre os dias 10 e 20 de novembro. O hatchback, que estreou em meados deste ano na Europa, chega à rede de concessionárias autorizadas da BMW em dezembro, com preço sugerido de R$ 267.950,00.


E, entre as principais novidades do BMW M140i, disponível com cinco portas, está o novo motor TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 3.0 litros, a gasolina, capaz de desenvolver 340 cavalos de potência máxima, totalizando um ganho de 14 cv em relação ao motor que equipa a versão anterior do modelo. Porém, os benefícios não se restringem apenas ao aumento da potência. O novo seis cilindros conta com aprimoramentos referentes ao consumo de combustível e emissões de gases.
Em termos de desempenho, a nova geração do motor TwinPower Turbo de seis cilindros proporciona uma aceleração mais ágil e rápida em comparação às unidades que equipam os BMW Série 1 M Performance produzidos entre 2011 e 2012. Agora, o novo seis cilindros é capaz de fazer com que o BMW M140i acelere de 0 (zero) a 100 km/h até 0,3 segundos mais rápido que o modelo anterior, com níveis de consumo e emissões até 7% menores.
A nova geração do motor TwinPower Turbo se destaca dos demais graças às suas respostas instantâneas, vigor em altas rotações e eficiência de consumo exemplar. Sua entrega de potência dinâmica é acompanhada de um belo e intenso ronco característico de um motor seis cilindros BMW. Sua estrutura conta com cárter e cabeçotes feitos de alumínio, além de uma nova blindagem acústica. A sobrealimentação do turbocompressor TwinScroll, integrado a um coletor de escape em aço fundido, é extremamente eficiente devido ao seu formato compacto e à presença de um intercooler indireto.
O sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic de última geração fornece um controle de carga particularmente preciso, melhorando a capacidade de resposta e eficiência do motor. E associada à mais recente atualização da tecnologia M TwinPower Turbo está o sistema de comando de válvulas variável duplo-Vanos para admissão e escape. Também contribuindo para selar o equilíbrio excepcionalmente fino entre o prazer na condução e o consumo de combustível para este conjunto estão a bomba d'água, que opera sob demanda, uma bomba de óleo de vazão variável, direção elétrica, função Auto Start Stop, regeneração de energia dos freios e diversas outras soluções desenvolvidas sob a bandeira da BMW EfficientDynamics.
Outro atributo que faz com que o novo motor entregue uma aceleração extremamente dinâmica é o fato de ele gerar força em uma ampla faixa de rotações. A nova unidade motriz tem torque máximo de 500 Nm entre 1.500 e 4.500 rpm e uma potência máxima de 340 cv a 5.500 rpm.
As inovações tecnológicas desenvolvidas para aumentar o prazer na condução e aperfeiçoar a eficiência também residem no trabalho em transferir a potência do motor para as rodas. O motor de seis cilindros com transmissão esportiva Steptronic, de oito velocidades, possui ampla gama de opções de marcha e eficiência interna aprimorada. Esta caixa automática é capaz de realizar múltiplas reduções de marcha, proporcionando trocas mais dinâmicas e respostas particularmente ágeis para manobras de aceleração. O câmbio esportivo Steptronic, de oito marchas, também dispõe de Controle de Partida (Launch Control) capaz de entregar aceleração otimizada sem perda de tração. Neste caso, a gestão da transmissão atua em conjunto com o sistema de navegação do veículo, analisando a situação de acordo com o perfil de condução e determinando o momento ideal para as trocas de marcha.
O ganho de potência evidenciado pela nova tecnologia de motorização desenvolvida pela BMW repercute em valores de aceleração significativamente melhorados. O BMW M140i é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 s, o que significa um ganho de 0,3 s em comparação ao modelo antecessor.
E assim como sua tecnologia de motorização, os pacotes de equipamentos do BMW M140i são voltados à melhoria do desempenho e a proporcionar uma melhor experiência ao volante. Ele conta com suspensão esportiva M, rebaixada em 10 milímetros, roda de liga leve de 18 polegadas, de design exclusivo e raios duplos, conjunto de freios M Sport, direção esportiva com função Servotronic, kit aerodinâmico e capas dos espelhos retrovisores de acabamento em cinza metálico. O interior traz bancos esportivos em couro Dakota e volante M revestido de couro.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.