• Ação reuniu 150 famílias e 250 crianças na fábrica em Resende;
  • Pais e filhos fizeram o plantio de mudas que compõem os 12 hectares do Cinturão Verde, com mais de 4 mil árvores no entorno da planta da Nissan e nas proximidades da Lagoa da Turfeira;
  • A separação e a reciclagem de resíduos também foram tema do evento para as crianças.

Texto e fotos: Nissan

Uma das mais sustentáveis fábricas da Nissan em todo o mundo, o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, avança com a 2ª fase do seu Cinturão Verde. Para isso, a Nissan reuniu funcionários e seus filhos para celebrar o mês das Crianças de maneira sustentável em sua unidade industrial. Com a ajuda deles, somando um total de 150 famílias, incluindo 250 crianças, a empresa promoveu o plantio de mudas de árvores nativas na área do seu Cinturão Verde, que ocupa mais de 12 hectares no entorno do complexo industrial.


Nesta 2ª fase de implementação do Cinturão Verde o objetivo é diversificar as espécies plantadas, realizar a manutenção das mudas já existentes e ampliar a área de cobertura do plantio. Até hoje, já foram plantadas mais de 4 mil árvores de 20 espécies do bioma local da região.
O operador da área de montagem, Eric Bueno, pai da Isabela Bueno, de 9 anos, participou do plantio com a filha. Para ele “é uma experiência importante para que ela aprenda a cuidar do meio ambiente. Agora, quando eu passar pelo corredor da fábrica, vou dar uma olhadinha pela janela para ver como está a muda que plantamos”.
Além do plantio das mudas, a ação também abordou os aspectos de sustentabilidade ao ensinar as crianças a separarem os resíduos gerados nas oficinas e gincanas de maneira adequada, utilizando o programa de reciclagem já adotado diariamente na fábrica da Nissan. Para o engenheiro de Meio Ambiente da Nissan, Marcelo Felsemburgh, “envolver os filhos de nossos funcionários nas ações de sustentabilidade reforça o compromisso da Nissan com o meio ambiente e com um amanhã mais sustentável para as gerações futuras nas comunidades onde atua”.


Sustentabilidade reconhecida
Pelas práticas sustentáveis aplicadas aos processos de produção dos automóveis e dos motores, por sua construção e pela relação harmoniosa com o meio ambiente de sua região, o Complexo Industrial da Nissan em Resende tem recebido diversos reconhecimentos, apesar de ter apenas dois anos de atividades. No ano passado, com forte destaque a sua produção, a Nissan foi reconhecida como a "Marca Verde do Ano", categoria que faz parte do tradicional prêmio "Carro do Ano", organizado pela revista Autoesporte, da editora Globo. A fábrica conquistou também o Prêmio Americar 2015, na categoria sustentabilidade. Promovido pela associação de jornalistas latino-americanos especializados na indústria automotiva (Americar), a premiação teve como jurados 52 profissionais de imprensa de 11 países. E a Câmara dos Vereadores de Resende concedeu a Medalha de Mérito Ambiental ao complexo industrial, em reconhecimento aos seus esforços para a criação de uma Unidade de Conservação da Lagoa da Turfeira, situada ao lado do complexo e que abriga mais de 150 espécies de pássaros.


Um complexo industrial concebido com foco na sustentabilidade
A Nissan segue no Brasil os mesmos conceitos de sustentabilidade que aplica mundialmente. Por isso, o seu Complexo Industrial de Resende (RJ), inaugurado em abril de 2014, recebeu um dos maiores investimentos realizados no país para a construção de uma fábrica de automóveis, R$ 2,6 bilhões, exatamente para ter um conceito verde dentro de um ciclo de produção completo, da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.
Para produzir eficientes veículos – Nissan March e Nissan Versa, e, em breve, o Nissan Kicks – e motores – 1.0 12V e 1.6 16V –, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue um conceito de fábrica sustentável, indo além do uso de equipamentos de última geração e processos avançados de produção. O compromisso em ser uma unidade verde, uma das mais sustentáveis da Nissan em todo o mundo, nasceu já na concepção do projeto dos prédios e de toda a infraestrutura.
Os prédios apresentam sistemas de iluminação e ventilação naturais, que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, têm baixo impacto ambiental. Há uma atenção especial com o sistema de tratamento de resíduos utilizados no processo produtivo, para reutilização da água e segregação de resíduos sólidos para correta destinação de descarte. O objetivo é reduzir constantemente as emissões de CO2 e a geração de compostos orgânicos voláteis (VOCs) provocados pela produção.
A pintura, por exemplo, segue o moderno e sustentável sistema 3 wet, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Para isso também é fundamental o uso de água como base na pintura.
Buscando manter estes padrões sustentáveis, todos os resíduos gerados na planta são destinados de forma ambientalmente correta para empresas especializadas e licenciadas, bem como o total de parachoques rejeitados na produção, que são triturados e reaproveitados como matéria prima no processo injeção, não gerando descarte.
Os motores produzidos em Resende reforçam todo o compromisso ambiental da empresa. Ambos fazem com que os carros de passeio da marca se posicionem com a nota “A”, a melhor possível, na classificação de eficiência energética do Inmetro. O Nissan Kicks já disponível no Brasil, com produção realizada no México, utiliza o propulsor 1.6 16V feito em Resende que tem nota “A” e faz do modelo o SUV compacto mais econômico vendido no mercado nacional.
E a preocupação ecológica se dá também do lado de fora da fábrica. O entorno da unidade industrial recebeu milhares de árvores de 20 espécies do bioma local para a criação de um Cinturão Verde. Além disso, a Nissan contribuiu e ajuda na preservação da Unidade de Conservação da Lagoa da Turfeira, situada na área ao lado do complexo de Resende.