O ícone que surgiu após a 2ª
guerra mundial desembarca no Brasil com uma estratégia de vendas diferenciada e
apoiada no mito do nome
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Grupo Piaggio
A Itália é um berço de grandes feitos
desde o tempo do Império Romano, no
mundo de hoje ainda usamos algumas das suas mais importantes criações: instrumentos
cirúrgicos, sistema jurídico, calendário Juliano, aquedutos, alfabeto latino, pensamento filosófico, arquitetura, direito
romano, cristianismo e sua maior contribuição para a mobilidade, um sistema
impressionante de ruas e estradas.
Com essa intimidade com as vias rodoviárias
e a inteligência criadora dos italianos surgiu um dos maiores ícones da
mobilidade do pós-guerra, a scooter ou
motoneta como era conhecida
anteriormente. Enrico Piaggio e
o engenheiro aeroespacial Corradino
D'Ascanio resolveram criar um meio de transporte confortável, fácil de usar
e barato, nascia assim uma motocicleta que, segundo a lenda, quando Piaggio a viu, exclamou: “Bela, parece uma vespa”, devido
o desenho da frente, com as guias do retrovisor formando duas antenas, similar
ao inseto e batizando definitivamente o novo veículo.
A Vespa atravessou décadas sendo cultuada com um ícone mundial, a Rainha dos Italianos já teve destaque
no cinema, televisão, entre pessoas famosas e sua fama transcende as fronteiras
do país da bota. O Grupo Piaggio é
hoje um dos mais importantes e o maior fabricante europeu de veículos
motorizados de duas rodas, está em mais de 65 mercados, possui 7 plantas de
produção conta com mais de 7 mil funcionários em todo o mundo e agora chega de
mala e cuia para se instalar no Brasil, primeiro vendendo seus produtos, depois
instalando uma fábrica para tentar ficar com uma grande fatia do mercado.
Para começar o trabalho de
chegada e implantação da marca, que já esteve por aqui com suas scooters anos atrás, mas que eram
importadas de forma independente, eles trouxeram um lineup pequeno porém objeto
de desejo de muitos aficionados pela marca. A mudança mais radical em termos de
vendas será a forma, elas serão iniciadas em 22 de outubro em lojas-conceito que
serão estruturadas na rede Iguatemi
de shoppings e não vão ser concessionárias, a idéia é criar Boutiques para a
comercialização dos produtos.
A Vespa é muito além da scooter,
na verdade são consideradas Scooters Premium
e com essa pegada eles pretendem se diferenciar dos concorrentes asiáticos que já
tomam as ruas brasileiras começando por criar uma série histórica com edição
limitada, numerada de “0001”
a “1.000”
onde os clientes também receberão uma placa nominal, certificada pela Itália,
que trará a mesma numeração impressa na moto.
A escolhida para essa série será a
versão Primavera 150 cc equipada
com os motores i-Get monocilíndricos
de quatro ciclos, injeção eletrônica e quatro válvulas. Essa versão também oferece
a opção de 125 cc (não faz parte da série histórica) tem torque de 1,06 kgf.m a
6.000 rpm e potência de 10,7 cv a 7.700 rpm. A de 150 cc alcança 12,9 cv de
potência máxima a 7.750 rpm e torque de 1,3 kgf.m a 6.500 rpm e freios ABS, duas
cores: vermelho Dragon (com assento bege) e Montebianco (com assento vermelho)
e uma grande variedade de acessórios para se personalizar.
Já a versão Sprint conta somente com motor i-Get
de 150 cc, alcança 12,9 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque de 1,3 kgf.m
a 6.500 rpm e freios ABS. Está disponível em cinco cores: vermelho Dragon,
preto Lúcido, Montebianco, amareto Positano e azul Gaiola, todos com assento
preto, rodas de 12
polegadas podem ser substituídas pelas rodas de liga de
alumínio com acabamento preto, que dão um ar de mais esportividade.
Tem também uma versão mais
parruda e nervosa, a Vespa GTS 300
com motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos de 300 cilindradas,
com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Fornece potência máxima de 22 HP
a 7.500 rpm, com torque máximo de 22,3 NM a apenas 5.000 rpm.
É também mais avançada em
tecnologia, integra o sistema ASR de controle de tração e freios ABS de dois
canais, incorpora o Vespa Multimídia
Platform (VMP) para conexão com o Smartphone, velocímetro clássico, seis
luzes de advertência, computador de bordo digital, possui função de análise
geral com verificação da condição do veículo, sistema de controle de tração
(ASR), suspensão dianteira ESS, luzes de LED e estará disponível nas cores
preto Vulcano, azul Midnight, cinza Dolomiti – todos com assento em tecido cor bege.
Como italiano gosta de preservar
e cultuar as coisas relacionadas à família, nada como se integrar com um patrício
e criar uma versão diferente. A Vespa
946 Emporio Armani é criativa, estilosa e tecnológica, chega para comemorar
os 130 anos do Grupo Piaggio e o 40º
aniversário da Giorgio Armani.
É uma versão de luxo e mescla tradição
e inovação: o quadro de aço conta com diversos componentes de alumínio, como
guidão, suporte do assento, painéis laterais, escudo frontal e suporte dos
retrovisores, acabamentos de couro marrom, acessórios de luxo, controles de
pilotagem eletrônica, dois freios a disco de 220 mm , sistema ABS de duplo
canal, controle eletrônico de tração (ASR), rodas largas de 12 polegadas , faróis, luz
traseira e setas de LED, painel full LCD com múltiplas funções, motor de 3V,
com 125 cc e injeção eletrônica.
Os preços divulgados foram apenas para os modelos Primavera 125 cc R$ 22.890,00 e as Vespas da Série Histórica a Primavera 150 cc por R$ 27.930,00, os outros modelos só terão seus preços divulgados a partir do dia 22/10 quando as boutiques estiverem operando. Serão apenas esses quatro
modelos e a montadora espera comercializar até o fim de 2016 cerca de 2.000
unidades. Já para 2017 a
ousada intenção é de 12.000 unidades/ano e em 2018, ano que deverá ter sua
unidade fabril em Manaus, a idéia é produzir e vender 35.000 unidades/ano. Os números
podem parecer otimistas demais, mas esses descendentes dos romanos certamente são
guiados pelo exemplo de Julio Cesar: Veni, Vidi, Vici, então, Ave Vespa!
Ficha Técnica
Vespa
Primavera
Vespa Primavera
|
125 cc
|
150 cc
|
Motor
|
Monocilíndrico,
4T, com injeção eletrônica
|
|
Diâmetro
x Curso
|
52
x
|
58
x
|
Cilindrada
|
124.5
cc
|
154.8
cc
|
Potência
|
10,7
cv a 7.700 rpm
|
12,9
cv a 7.750 rpm
|
Torque
|
1,06 kgf.m a 6.000 rpm
|
1,30 kgf.m a 6.500 rpm
|
Distribuição
|
SOHC
(comando de válvulas simples no cabeçote)
3 válvulas por cilindro |
|
Alimentação
|
Injeção
Eletrônica PFI (Port Fuel Injection)
|
|
Lubrificação
|
Cárter
úmido
|
|
Partida
|
Elétrica
|
|
Embreagem
|
Embreagem
automática centrífuga seca com amortecedores de vibração
|
|
Câmbio
|
Twist-and-go CVT com conversor de torque
|
|
Quadro
|
Tubular de aço
|
|
Suspenção
dianteira
|
Garfo
articulado de único lado, com mola em espiral e monoamortecedor de dupla ação
-
|
|
Suspenção
traseira
|
Ajuste
de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação -
|
|
Roda
dianteira
|
Liga
de alumínio - 2,50x11”
|
|
Roda
traseira
|
Liga de alumínio - 2,75x11”
|
|
Pneu
dianteiro
|
110/70-
|
|
Pneu
traseiro
|
120/70-
|
|
Freio
dianteiro
|
Disco
de
|
|
Freio
Traseiro
|
||
Comprimento/Largura
|
1.860/735
mm
|
|
Altura
do assento
|
||
Entre-eixos
|
||
Tanque
|
||
Emissão
|
Euro4
|
Vespa
Sprint
Vespa Sprint
|
125 cc
|
150 cc
|
Motor
|
Monocilíndrico,
4T, com injeção eletrônica
|
|
Diâmetro
x Curso
|
52
x
|
58
x
|
Cilindrada
|
124.5
cc
|
154.8
cc
|
Potência
|
10,7
cv a 7.700 rpm
|
12,9
cv a 7.750 rpm
|
Torque
|
1,06 kgf.m a 6.000 rpm
|
1.30 kgf.m a 6.500 rpm
|
Distribuição
|
SOHC
(comando de válvulas simples no cabeçote)
3 válvulas por cilindro |
|
Alimentação
|
Injeção
Eletrônica PFI (Port Fuel Injection)
|
|
Lubrificação
|
Cárter
úmido
|
|
Partida
|
Elétrica
|
|
Embreagem
|
Embreagem
automática centrífuga seca com amortecedores de vibração
|
|
Câmbio
|
Twist-and-go CVT com conversor de torque
|
|
Quadro
|
Tubular de aço
|
|
Suspenção
dianteira
|
Garfo
articulado de único lado, com mola em espiral e monoamortecedor de dupla ação
-
|
|
Suspenção
traseira
|
Ajuste
de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação -
|
|
Roda
dianteira
|
Liga
de alumínio - 3,00x12”
|
|
Roda
traseira
|
Liga de alumínio – 3,00x12”
|
|
Pneu
dianteiro
|
110/70-
|
|
Pneu
traseiro
|
120/70-
|
|
Freio
dianteiro
|
Disco
de
|
|
Freio
Traseiro
|
||
Comprimento/Largura
|
1.860/735
mm
|
|
Altura
do assento
|
||
Entre-eixos
|
||
Tanque
|
||
Emissão
|
Euro4
|
Vespa GTS 300
Vespa GTS 300
|
|
Motor
|
Monocilíndrico, 4T, com injeção
eletrônica
|
Cilindrada
|
278
cc
|
Diâmetro x Curso
|
|
Potência
|
15.8
kW (22 HP) a 7.500 rpm
|
Torque
|
22.3
Nm a 5.000 rpm
|
Partida
|
Elétrica
|
Sistema de arrefecimento
|
Líquido
|
Lubrificação
|
Cárter
úmido
|
Transmissão
|
CVT com conversor de torque
|
Embreagem
|
Embreagem automática centrífuga seca
|
Suspenção dianteira
|
Garfo articulado de único lado com ESS (Enhanced Sliding Suspension), com
mola helicoidal e amortecedor hidráulico
|
Suspenção traseira
|
Ajuste de 4 posições na pré-carga da mola
e dois amortecedores de dupla ação
|
Freio dianteiro
|
Disco de
|
Freio Traseiro
|
Disco de
|
Pneu dianteiro
|
120/70
- 12" – sem câmara de ar
|
Pneu traseiro
|
130/70
- 12" – sem câmara de ar
|
Comprimento/Largura
|
1930/755
mm
|
Entre-eixos
|
|
Altura do assento
|
|
Tanque
|
|
Emissão
|
Euro
3
|
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