Rodada 18 de 21 - Austin, Estados Unidos, de 21 a 23 de outubro de 2016

Texto e fotos: Pirelli

Depois de duas corridas com o composto duro selecionado, as escolhas para o Circuito das Américas serão o P Zero Branco médio, o P Zero Amarelo macio e o P Zero Vermelho supermacio. No ano passado, chuvas torrenciais resultaram no cancelamento de várias sessões de treino. Os pneus slicks só foram usados no dia da corrida. Neste ano, as equipes esperam um fim de semana mais convencional, com tempo de pista seca suficiente para testar como os três compostos escolhidos funcionam no circuito texano. Entretanto, experiências passadas mostram que uma ampla gama de condições é possível. Este é mais um fator que as equipes devem levar em conta nesta corrida popular e tecnicamente variada.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • A pista, no traçado anti-horário, possui um desenho único, emprestando elementos de outras curvas famosas da Fórmula 1.
  • A curva 1 é um grampo para a esquerda desafiador, com sua aproximação em subida, sendo difícil julgar corretamente o ponto de freada.
  • A curva 11 é outro grampo, onde os carros estão freando e virando ao mesmo tempo.
  • O asfalto é ainda bem novo (foi feito em 2012), mas tem oferecido muito mais aderência recentemente, conforme ele matura.
  • Os carros tendem a correr com um acerto médio de pressão aerodinâmica. Ultrapassagens são possíveis, especialmente nas curvas seguintes a curva 2, o que abre a disputa para uma grande quantidade de estratégias.
  • Existem três longas e velozes retas: isso baixa a temperatura dos pneus, fazendo com que os pontos de frenagem sejam mais desafiadores.

OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
  • Branco médio: ao lado do macio, este é um dos dois tipos obrigatórios disponíveis para a corrida.
  • Amarelo macio: este foi o único slick usado pelo vencedor da corrida no ano passado, em uma pista que estava secando.
  • Vermelho supermacio: usado pela primeira vez em Austin, deve ser o composto mais rápido dos três.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “O significado dos Estados Unidos para nós, tanto pela corrida como pelo mercado, nem precisa ser dita. Especialmente após a abertura da nossa primeira P Zero World Store, em Los Angeles, no começo deste ano. Em 2015, o GP foi particularmente desafiador por causa do clima, o que significa que as equipes não possuem dados recentes suficientes dos compostos de pista seca em Austin. Estamos trazendo, também, o supermacio para esta pista pela primeira vez. Como resultado, as sessões de treinos livres, em particular, serão extremamente importantes este ano, com a estratégia ideal ainda indefinida.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja

Austrália

Supermacio
Macio
Médio


Bahrain

Supermacio
Macio
Médio


China

Supermacio
Macio
Médio


Rússia

Supermacio
Macio
Médio


Espanha


Macio
Médio
Duro

Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio



Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio



Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio


Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio



Inglaterra
         
          
Macio
Médio
Duro

Hungria

Supermacio
Macio
Médio
       

Alemanha

Supermacio
Macio
Médio


Bélgica
Supermacio
Macio
Médio


Itália
Supermacio
Macio
Médio


Cingapura
Ultramacio
Supermacio
Macio
          

Malásia
         
          
Macio
Médio
Duro

Japão
Ultramacio
Macio
Médio
Duro       

Estados Unidos
Supermacio
Macio
Médio


México
Supermacio
Macio
Médio


Brasil

Macio
Médio
Duro       

Abu Dhabi
Ultramacio
Supermacio
Macio