ReferĂªncia em dirigibilidade aliada a zero-emissões no escapamento

Texto e fotos: BMW Group

SinĂ´nimo de esportividade e prazer ao volante, a marca MINI anuncia a introduĂ§Ă£o do seu primeiro modelo hĂ­brido plug-in, a ser lançado em breve. O processo de desenvolvimento deste veĂ­culo estĂ¡ perto de ser concluĂ­do e indica que ele virĂ¡ equipado com um motor a combustĂ£o associado a um gerador elĂ©trico. Este conjunto tambĂ©m permite que o novo MINI seja movido exclusivamente a eletricidade, fato inĂ©dito em um veĂ­culo da icĂ´nica marca britĂ¢nica. Esta inciativa tambĂ©m marca o inĂ­cio de uma nova era para a MINI, oferecendo uma visĂ£o de futuro repleta de emoĂ§Ă£o aos clientes, alĂ©m de uma oportunidade para experimentar a sensaĂ§Ă£o de guiar um MINI hĂ­brido.


Sebastian Mackensen, chefe de GestĂ£o da Marca MINI, e Peter Wolf, chefe de GestĂ£o das SĂ©ries MINI, sĂ£o os responsĂ¡veis pelo desenvolvimento deste novo protĂ³tipo prĂ©-produĂ§Ă£o e explicam, durante o test-drive do veĂ­culo, como ele preserva o conceito go-kart-feeling e o verdadeiro espĂ­rito de um MINI.
"Com este modelo, queremos convencer os clientes MINI sobre os benefĂ­cios da motorizaĂ§Ă£o hĂ­brida", esclarece Mackensen, "alĂ©m de impressionar a todos que jĂ¡ detĂ©m experiĂªncia em conduzir veĂ­culos hĂ­bridos, com a sensaĂ§Ă£o Ăºnica do go-kart-feeling de um MINI." E o segredo para alcançar isto encontra-se na gestĂ£o inteligente da energia que Ă© utilizada para controlar a forma como o motor a combustĂ£o e o gerador elĂ©trico atuam em conjunto. Por esta razĂ£o, o primeiro modelo hĂ­brido plug-in da MINI nĂ£o estĂ¡ apenas focado na eficiĂªncia, mas na busca implacĂ¡vel pela esportividade ao dirigir.


Ă€ primeira vista, vocĂª nĂ£o reconheceria este protĂ³tipo de teste como um modelo de propulsĂ£o hĂ­brida. E nĂ£o Ă© por causa da camuflagem usada para disfarçar o veĂ­culo. A tomada de alta tensĂ£o usada para carregar a bateria estĂ¡ discretamente integrada ao Side Scuttle. Tudo tambĂ©m parece muito familiar no interior. O botĂ£o de partida, situado no console central Ă© indicado com a cor amarela, em vez do tradicional vermelho nos modelos MINI convencionais. Mas, basta pressionar o computador para dar a partida e o carro permanece em silĂªncio, pois o acionamento do motor, no caso da versĂ£o hĂ­brida, Ă© feito sempre no modo elĂ©trico. O conta-giros do quadro de instrumentos, que se situa na coluna de direĂ§Ă£o do modelo convencional, foi substituĂ­do por um medidor de nĂ­vel de energia. Por meio dele, quem estiver ao volante poderĂ¡ verificar a eletricidade remanescente do motor elĂ©trico antes que o motor a combustĂ£o seja acionado, isso sem tudo desviar os olhos do trajeto. O ponto exato do motor a combustĂ£o começar a operar vai variar, dependendo da velocidade do veĂ­culo e da intensidade que o motorista pressionar o acelerador.
"ApĂ³s um curto perĂ­odo de tempo, o motorista se acostuma a isso", garante Wolf. E esta nova experiĂªncia ao volante Ă© capaz de proporcionar uma conduĂ§Ă£o esportiva e prazerosa. O MINI hĂ­brido faz pleno uso de todo o torque disponĂ­vel do motor elĂ©trico, assim que se inicia o movimento, permitindo uma aceleraĂ§Ă£o forte, como se tivesse sido lançado de uma catapulta. O MINI hĂ­brido tambĂ©m Ă© capaz de manter suas emissões de gases a nĂ­vel zero, tanto na cidade quanto na estrada. A bateria de alta tensĂ£o estĂ¡ instalada sob os assentos traseiros e fornece energia de longa duraĂ§Ă£o em modo de conduĂ§Ă£o elĂ©trica. A funĂ§Ă£o AUTO eDrive permite que o veĂ­culo se desloque a velocidades de atĂ© 80 km/h, enquanto na funĂ§Ă£o MAX eDrive o velocĂ­metro Ă© capaz de ampliar este limite para 125 km/h. Para Mackensen, esta Ă© uma questĂ£o de preferĂªncia: "em uma versĂ£o hĂ­brida, a conduĂ§Ă£o elĂ©trica tambĂ©m deve ser uma experiĂªncia emocionante. Isto significa que o deslocamento inteiramente elĂ©trico nĂ£o estĂ¡ limitado a uma velocidade de 30 ou 40 km/h, mas a velocidades muito alĂ©m do ritmo de trĂ¡fego urbano".

O primeiro MINI hĂ­brido plug-in, com Peter Wolf e Sebastian Mackensen a bordo
Testando o veĂ­culo, Mackensen impõe seu prĂ³prio ritmo e demonstra que Ă© preciso pisar forte no acelerador para ativar a fonte de energia secundĂ¡ria. Com a atuaĂ§Ă£o combinada de ambos os motores, o MINI hĂ­brido mostra um desempenho Ăºnico quando comparado a seus similares, movidos apenas a combustĂ­veis fĂ³sseis.
No entanto, a caracterĂ­stica go-kart-feeling de um MINI nĂ£o se limita apenas a acelerar mais forte ou ir cada vez mais rĂ¡pido. Acima de tudo, este MINI hĂ­brido prova o quĂ£o precisamente ele faz as tomadas de curva, de forma mais emocionante, como se entortasse o asfalto. E Ă© neste contexto que o novo MINI hĂ­brido aposta as suas fichas. "Na medida em que o chassi e a suspensĂ£o atuam em conjunto, a dirigibilidade nĂ£o muda se comparado a um modelo tradicional MINI", explica Wolf, "e o modelo hĂ­brido se beneficia muito das configurações (de chassi e suspensĂ£o)". Graças aos componentes do eDrive, situados na parte traseira do veĂ­culo, o centro de gravidade estĂ¡ em posiĂ§Ă£o bem baixa e o peso igualmente distribuĂ­do na frente e atrĂ¡s, proporcionando um nĂ­vel mais elevado da lendĂ¡ria agilidade de um MINI.
O conceito hĂ­brido proporciona ainda uma outra vantagem: o motor elĂ©trico transmite a energia elĂ©trica para as rodas traseiras, enquanto o motor a combustĂ£o, para as rodas dianteiras. O gerenciamento inteligente de energia tambĂ©m estĂ¡ conectado ao Controle DinĂ¢mico de Estabilidade (DSC) otimizando a traĂ§Ă£o e a estabilidade do veĂ­culo. "NĂ£o hĂ¡ qualquer risco de perda de controle, pois o sistema Ă© acionado para fornecer traĂ§Ă£o adicional e assegurar um elevado nĂ­vel de precisĂ£o de dirigibilidade em curvas", acrescenta Wolf.
A gestĂ£o inteligente de energia oferece uma oportunidade a mais para ambas as unidades motrizes trabalharem de forma eficaz. Durante o percurso rodoviĂ¡rio, Mackensen aciona o terceiro modo de conduĂ§Ă£o com a ajuda do botĂ£o seletor eDrive: Economia da Bateria (Save Battery). Neste modo, o motor a combustĂ£o empurra o carro enquanto, ao mesmo tempo, a bateria de alta voltagem Ă© capaz de reter energia de forma constante ou mesmo aumentar a capacidade de carga por meio do motor elĂ©trico. A autonomia de deslocamento no modo econĂ´mico permite gerar energia suficiente para uma conduĂ§Ă£o exclusivamente elĂ©trica posteriormente.
ApĂ³s guiar no modo econĂ´mico, o MINI retorna ao ambiente urbano em silĂªncio, ao final do test-drive. O alerta de carga, no painel de instrumentos, lembra o motorista de recarregar a bateria por meio de um BMW Wallbox ou tomada de energia. NĂ£o Ă© necessĂ¡rio abastecer em um posto de combustĂ­vel, pois ele apenas bebeu um pequeno gole do volume contido em seu tanque. Ou seja, trata-se de uma nova dimensĂ£o do MINImalismo.