FÓRMULA 1 - Preview GP do Japão

Rodada 17 de 21 - Suzuka, Japão, de 6 a 9 de outubro de 2016

Texto e fotos: Pirelli

Logo na sequência do Grande Prêmio da Malásia, o Grande Prêmio do Japão usa exatamente as mesmas três nomeações: P Zero Laranja duro, P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio. Outro fato em comum entre as duas provas é que dois jogos do composto mais duro foram determinados como mandatórios. Isso significa que esse composto definitivamente será usado por todos os pilotos em algum momento da corrida.


Suzuka é uma das corridas com a melhor atmosfera da temporada. Suas curvas de alta e as pequenas áreas de escape dão um ar de velha guarda para a pista. Assim como na Malásia, há uma grande possibilidade de chuva durante o fim de semana. Mas ao contrário da Malásia, a pista é bem estreita, o que faz com que as ultrapassagens sejam mais difíceis.

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • A temperatura da pista pode variar massivamente, de quente para fria e úmida.
  • As equipes geralmente configuram os carros com altos níveis de pressão aerodinâmica, para maximizar a velocidade nas curvas de alta.
  • Uma grande quantidade de energia passa pelos pneus por causa das várias curvas de traçado longo, maximizando as cargas. A famosa 130R, por exemplo, proporciona a maior carga contínua de força G do ano.
  • Há poucas forças longitudinais. A característica de Suzuka são as cargas laterais ao longo das curvas.
  • Esses fatores tendem a proporcionar altos níveis de uso e degradação, com mais de um pit stop.
  • A evolução da pista pode ser difícil de prever. A estratégia também deve permanecer flexível por causa da possibilidade de entrada de safety car e da relativa dificuldade de ultrapassagens em Suzuka.

OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
  • Laranja duro: deifinitivamente será usado na corrida, uma vez que foi nomeado duplamente como jogo obrigatório.
  • Branco médio: os pilotos escolheram entre um e quatro jogos deste composto, com diferentes ideias.
  • Amarelo macio: é a primeira vez que o composto macio será visto no Japão. Ele será uma opção veloz na classificação.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Suzuka é uma corrida muito esperada por todos. Há pouco a dizer que ainda não tenha sido dito sobre a incrível recepção que recebemos dos fãs japoneses todos os anos e de seu profundo entusiasmo e conhecimento. Pela primeira vez, vamos levar o pneu macio para Suzuka, o que deve proporcionar um aspecto diferente para as estratégias. Nós deveremos ter alguns pensamentos táticos saídos diretamente da classificação, no sábado. Independentemente do que aconteça, veremos o pneu duro ser usado na corrida, como foi o caso na Malásia. Também teremos um alto nível de uso e degradação, o que sempre proporciona oportunidades de estratégias variadas.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja

Austrália

Supermacio
Macio
Médio


Bahrain

Supermacio
Macio
Médio


China

Supermacio
Macio
Médio


Rússia

Supermacio
Macio
Médio


Espanha


Macio
Médio
Duro

Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio



Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio



Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio


Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio



Inglaterra
         
          
Macio
Médio
Duro

Hungria

Supermacio
Macio
Médio
       

Alemanha

Supermacio
Macio
Médio


Bélgica
Supermacio
Macio
Médio


Itália
Supermacio
Macio
Médio


Cingapura
Ultramacio
Supermacio
Macio
          

Malásia
         
          
Macio
Médio
Duro

Japão
Ultramacio
Macio
Médio
Duro       

Estados Unidos
Supermacio
Macio
Médio


México
Supermacio
Macio
Médio


Brasil
 

Macio
Médio
Duro       

Abu Dhabi
Ultramacio
Supermacio
Macio


Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.