Rodada 17 de 21 - Suzuka, Japão, de 6 a 9 de outubro de 2016
Texto e fotos: Pirelli
Logo na sequência do Grande Prêmio da Malásia, o Grande Prêmio do Japão usa exatamente as mesmas três nomeações: P Zero Laranja duro, P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio. Outro fato em comum entre as duas provas é que dois jogos do composto mais duro foram determinados como mandatórios. Isso significa que esse composto definitivamente será usado por todos os pilotos em algum momento da corrida.
Suzuka é uma das corridas com a melhor atmosfera da temporada. Suas curvas de alta e as pequenas áreas de escape dão um ar de velha guarda para a pista. Assim como na Malásia, há uma grande possibilidade de chuva durante o fim de semana. Mas ao contrário da Malásia, a pista é bem estreita, o que faz com que as ultrapassagens sejam mais difíceis.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
- A temperatura da pista pode variar massivamente, de quente para fria e úmida.
- As equipes geralmente configuram os carros com altos níveis de pressão aerodinâmica, para maximizar a velocidade nas curvas de alta.
- Uma grande quantidade de energia passa pelos pneus por causa das várias curvas de traçado longo, maximizando as cargas. A famosa 130R, por exemplo, proporciona a maior carga contínua de força G do ano.
- Há poucas forças longitudinais. A característica de Suzuka são as cargas laterais ao longo das curvas.
- Esses fatores tendem a proporcionar altos níveis de uso e degradação, com mais de um pit stop.
- A evolução da pista pode ser difícil de prever. A estratégia também deve permanecer flexível por causa da possibilidade de entrada de safety car e da relativa dificuldade de ultrapassagens em Suzuka.
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
- Laranja duro: deifinitivamente será usado na corrida, uma vez que foi nomeado duplamente como jogo obrigatório.
- Branco médio: os pilotos escolheram entre um e quatro jogos deste composto, com diferentes ideias.
- Amarelo macio: é a primeira vez que o composto macio será visto no Japão. Ele será uma opção veloz na classificação.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Suzuka é uma corrida muito esperada por todos. Há pouco a dizer que ainda não tenha sido dito sobre a incrível recepção que recebemos dos fãs japoneses todos os anos e de seu profundo entusiasmo e conhecimento. Pela primeira vez, vamos levar o pneu macio para Suzuka, o que deve proporcionar um aspecto diferente para as estratégias. Nós deveremos ter alguns pensamentos táticos saídos diretamente da classificação, no sábado. Independentemente do que aconteça, veremos o pneu duro ser usado na corrida, como foi o caso na Malásia. Também teremos um alto nível de uso e degradação, o que sempre proporciona oportunidades de estratégias variadas.”
PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO
Roxo
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Laranja
|
|
||||||||
Austrália
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Bahrain
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
China
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Rússia
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Espanha
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|
|||||||
Mônaco
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
|
|||||||
Canadá
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
|
|||||||
Azerbaijão
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Áustria
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
|
|||||||
Inglaterra
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|
|||||||
Hungria
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Alemanha
|
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
|||||||
Bélgica
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
||||||||
Itália
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
||||||||
Cingapura
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
||||||||
Malásia
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|
|||||||
Japão
|
Ultramacio
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|
||||||||
Estados Unidos
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
||||||||
México
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
|
|
||||||||
Brasil
|
|
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|
|||||||
Abu Dhabi
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
|
|
0 Comentários