Rodada 19 de 21 - Cidade do México, México, de 28 a 30 de outubro de 2016

Texto e fotos: Pirelli

A nomeação de pneus para o Grande Prêmio do México é exatamente a mesma do Grande Prêmio dos Estados Unidos, no último fim de semana: P Zero Branco médio, P Zero Amarelo macio e P Zero Vermelho supermacio. Entretanto, os dois circuitos são muito diferentes. O México só retornou ao calendário no ano passado, dando sequência a uma ilustre história em suas encarnações prévias, entre a década de 1960 e 1992. O traçado atual mantém elementos do antigo, um circuito muito rápido, combinado com seções técnicas e lentas mais recentes, fazendo uma intrigante mistura entre o novo e o velho, lembrando um pouco Monza.


O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
  • Ao lado de Monza e Baku, o México tem um dos circuitos mais rápidos do calendário 2016.
  • Entretanto, os carros correm com mais pressão aerodinâmica do que em Monza, em partes para compensar a altitude.
  • O asfalto ainda é novo, uma vez que o circuito foi recapeado para a corrida inaugural do ano passado, suavizando as ondulações que eram típicas do México. A superfície pode ter evoluído este ano.
  • A curva mais famosa do México, a Peraltada, é a que tira a maior carga de energia dos pneus.
  • O clima é sempre um ponto de interrogação, com possibilidade tanto de calor como de chuva pesada.
  • No ano passado, a pista estava escorregadia. Entretanto, o circuito foi extensivamente usado por diversos campeonatos durante a temporada, o que pode ter emborrachado o asfalto mais um pouco.

OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
  • Branco médio: jogo obrigatório, que não foi extensivamente escolhido pela maioria dos pilotos.
  • Amarelo macio: outro jogo obrigatório, que deve ser muito usado e ter um papel importante nas estratégias para a corrida.
  • Vermelho supermacio: será usado no México pela primeira vez este ano. Será obrigatório para o Q3.

PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Apesar do Autodromo Hermanos Rodriguez ser, para todos os fins, um novo circuito, há uma incrível história por trás, como o nome sugere, apoiada por um espantoso número de fãs. A seção do estádio, por si só, é uma das mais eletrizantes experiências do ano. Corremos aqui no ano passado, mas há uma grande possibilidade de que a pista tenha evoluído desde então. Também estamos trazendo o supermacio pela primeira vez. Será importante avaliar todos esses fatores durante os treinos livres. Poderemos ter interessantes alternativas à estratégia de duas paradas, que foi a mais popular em 2015.”

PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO

Roxo
Vermelho
Amarelo
Branco
Laranja

Austrália

Supermacio
Macio
Médio


Bahrain

Supermacio
Macio
Médio


China

Supermacio
Macio
Médio


Rússia

Supermacio
Macio
Médio


Espanha


Macio
Médio
Duro

Mônaco
Ultramacio
Supermacio
Macio



Canadá
Ultramacio
Supermacio
Macio



Azerbaijão

Supermacio
Macio
Médio


Áustria
Ultramacio
Supermacio
Macio



Inglaterra
         
          
Macio
Médio
Duro

Hungria

Supermacio
Macio
Médio
       

Alemanha

Supermacio
Macio
Médio


Bélgica
Supermacio
Macio
Médio


Itália
Supermacio
Macio
Médio


Cingapura
Ultramacio
Supermacio
Macio
          

Malásia
         
          
Macio
Médio
Duro

Japão
Ultramacio
Macio
Médio
Duro       

Estados Unidos
Supermacio
Macio
Médio


México
Supermacio
Macio
Médio


Brasil

Macio
Médio
Duro       

Abu Dhabi
Ultramacio
Supermacio
Macio