Rodada 19 de 21 - Cidade do México, México, de 28 a 30 de outubro de 2016
Texto e fotos: Pirelli
A nomeação de pneus para o Grande Prêmio do México é exatamente a mesma do Grande Prêmio dos Estados Unidos, no último fim de semana: P Zero Branco médio, P Zero Amarelo macio e P Zero Vermelho supermacio. Entretanto, os dois circuitos são muito diferentes. O México só retornou ao calendário no ano passado, dando sequência a uma ilustre história em suas encarnações prévias, entre a década de 1960 e 1992. O traçado atual mantém elementos do antigo, um circuito muito rápido, combinado com seções técnicas e lentas mais recentes, fazendo uma intrigante mistura entre o novo e o velho, lembrando um pouco Monza.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
- Ao lado de Monza e Baku, o México tem um dos circuitos mais rápidos do calendário 2016.
- Entretanto, os carros correm com mais pressão aerodinâmica do que em Monza, em partes para compensar a altitude.
- O asfalto ainda é novo, uma vez que o circuito foi recapeado para a corrida inaugural do ano passado, suavizando as ondulações que eram típicas do México. A superfície pode ter evoluído este ano.
- A curva mais famosa do México, a Peraltada, é a que tira a maior carga de energia dos pneus.
- O clima é sempre um ponto de interrogação, com possibilidade tanto de calor como de chuva pesada.
- No ano passado, a pista estava escorregadia. Entretanto, o circuito foi extensivamente usado por diversos campeonatos durante a temporada, o que pode ter emborrachado o asfalto mais um pouco.
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS
- Branco médio: jogo obrigatório, que não foi extensivamente escolhido pela maioria dos pilotos.
- Amarelo macio: outro jogo obrigatório, que deve ser muito usado e ter um papel importante nas estratégias para a corrida.
- Vermelho supermacio: será usado no México pela primeira vez este ano. Será obrigatório para o Q3.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Apesar do Autodromo Hermanos Rodriguez ser, para todos os fins, um novo circuito, há uma incrível história por trás, como o nome sugere, apoiada por um espantoso número de fãs. A seção do estádio, por si só, é uma das mais eletrizantes experiências do ano. Corremos aqui no ano passado, mas há uma grande possibilidade de que a pista tenha evoluído desde então. Também estamos trazendo o supermacio pela primeira vez. Será importante avaliar todos esses fatores durante os treinos livres. Poderemos ter interessantes alternativas à estratégia de duas paradas, que foi a mais popular em 2015.”
PNEUS SELECIONADOS ATÉ O MOMENTO
Roxo
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Laranja
|
|||||||||
Austrália
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Bahrain
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
China
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Rússia
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Espanha
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
||||||||||
Mônaco
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
||||||||||
Canadá
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
||||||||||
Azerbaijão
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Áustria
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
||||||||||
Inglaterra
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
||||||||||
Hungria
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Alemanha
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Bélgica
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Itália
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Cingapura
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
||||||||||
Malásia
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
||||||||||
Japão
|
Ultramacio
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
|||||||||
Estados Unidos
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
México
|
Supermacio
|
Macio
|
Médio
|
||||||||||
Brasil
|
Macio
|
Médio
|
Duro
|
||||||||||
Abu Dhabi
|
Ultramacio
|
Supermacio
|
Macio
|
0 Comentários