Bebida é produzida com uvas 100% orgânicas e biodinâmicas

Texto e fotos: Matetic

O vinho Matetic Syrah 2012, fabricado pela vinícola Matetic, localizada a apenas 1h20 de Santiago, no Chile, entrou para um dos rankings mais prestigiados do mundo da enologia. James Suckling, um dos críticos de vinho mais influentes e antigo editor-chefe da revista Wine Spectator, incluiu o syrah do Vale de San Antonio na lista dos 100 Melhores Vinhos de 2016.


O resultado valoriza o pioneirismo da vinícola em produção de syrah de clima frio. E também é de extrema relevância, já que as bebidas feitas com uvas desta casta figuram entre algumas das mais cultuadas e poderosas do mundo.
O vinho premiado atingiu 97 de pontuação e foi colocado como o terceiro melhor à base de syrah na lista – e um dos mais pontuados do Chile. De um vermelho inacreditável, o Matetic Syrah 2012 tem uma textura de tanino sublime, além dos aromas de granito, ardósia, amora, mirtilo e lavanda.
Assim como os outros vinhos, o Matetic Syrah 2012 é fabricado com uvas 100% orgânicas, já que a empresa tem projeto sustentável de cultivo por meios naturais, sem produtos químicos, e adota a agricultura biodinâmica, em que preza pela harmonia entre terra, plantas, animais e seres humanos.


A vinícola, fundada em 1999, fica em uma fazenda de 15 mil hectares entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Além dos vinhedos e da adega, a propriedade tem também uma variedade de passeios ao ar livre para atender aos turistas e abriga o luxuoso hotel boutique La Casona. A acomodação fica em um prédio de 1900 que servia como antiga sede administrativa do empreendimento e tem sete quartos com decoração única e aconchegante.