Depois do fim de semana japonĂªs,
resta a Hamilton apenas aplaudir o companheiro de equipe
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com
O cheiro que me referi na semana
passada acabou influenciando o resultado do campeonato da FĂ³rmula 1 em 2016, sĂ³
com uma quebra ou desistĂªncia de Rosberg
Ă© que Hamilton consegue voltar a
disputar o tĂtulo de piloto deste ano, mas as ações, reações e conseqĂ¼Ăªncias que
ele teve no fim de semana o isolam e afastam do tetracampeonato.
Claro que tudo Ă© um jogo, o
inimigo usa todas as armas que conhece e mexe inclusive com a parte mais
profunda da psique, que no caso do inglĂªs, desde sempre nĂ£o foi lĂ¡ essas
coisas. O Hamilton teve dois anos em
que foi mais focado e nĂ£o se deixou influenciar por nada, ganhou dois
campeonatos do mundo e agora, quando iria conquistar o terceiro, acabou sucumbindo Ă
pressĂ£o do adversĂ¡rio e tambĂ©m da equipe.
Podem atĂ© dizer que nĂ£o, mas um campeĂ£o
alemĂ£o em uma equipe alemĂ£ certamente Ă© o maior sonho de Dieter Zetsche, presidente do conselho de administraĂ§Ă£o da Daimler AG, o Turco que parece o irmĂ£o mais velho do Asterix e paga o salĂ¡rio de todos na Mercedes, que inclusive jĂ¡ ganhou o campeonato de construtores
deste ano.
Na verdade a equipe nem precisa
mais de Lewis, jĂ¡ conseguiu atingir
um nĂvel de superioridade tĂ£o grande que o piloto que lĂ¡ sentar vai vencer e
fatalmente serĂ¡ tambĂ©m campeĂ£o. SĂ³ faltava isso pro Nico, ele jĂ¡ tem nĂºmeros
suficientes para fazer parte do seleto grupo dos melhores do mundo, nĂ£o tem
aquela diferença para os demais, vai ganhar por causa do carro.
NĂ£o sei se Ă© o caso, mas os alemĂ£es
nĂ£o costumam passar a mĂ£o na cabeça de seus empregados por muito tempo, pode
ser que jĂ¡ estejam procurando um substituto para Hamilton. É tamanha a descompensaĂ§Ă£o que ele apresenta atualmente
que nĂ£o me espantaria se no final de 2017 ele seja trocado pelo Vettel, inclusive
porque o contrato do alemĂ£o com a Ferrari acaba no fim do ano que vĂªm. SerĂ¡?
O certo Ă© que o Lewis ficou nervoso
na coletiva, brigou com um fĂ£ e fez uma das piores largadas da carreira, sĂ³
chegou em terceiro por causa do carro que tem, em outras condições fatalmente
nem teria pontuado ou iria se meter em algum tipo de confusĂ£o na pista. Melhor para
o Verstappen que agora se meteu na classificaĂ§Ă£o
entre os dois pilotos da Ferrari.
E no time italiano, na verdade
falta um chefe que nĂ£o seja oriundo e que trate a equipe de maneira mais
profissional e menos passional, o Arrivabene
deve dar arrivederci por conta dos maus resultados e da eterna insatisfaĂ§Ă£o do
Vettel, a equipe precisa entender que nĂ£o contratou um novo Schumacher, que pilotava qualquer coisa
com rodas, contratou um piloto da nova geraĂ§Ă£o que se nĂ£o tiver computador de bordo
nem sabe onde liga o carro.
E a nova geraĂ§Ă£o continua as
tratativas para se manter na categoria, Felipe
Nasr tem algumas opções, mas tudo aponta mesmo para uma continuidade na Sauber que, ano que vem vai ter que
fazer um carro novo como todos os outros, as mudanças vĂ£o impactar
principalmente quem tem menos dinheiro e recursos, mas nĂ£o quer dizer que serĂ£o
piores e Ă© nisso que estĂ¡ a aposta. Claro que ele deveria ter uma chance em uma
equipe melhor, acontece que nem sempre as coisas sĂ£o como queremos.
Passando a régua, vale citar que
na FĂ³rmula E tudo começou como
acabou: Buemi jĂ¡ largou na frente e
o Lucas Di Grassi chegou em segundo,
o campeonato deve polarizar entre os dois de novo e talvez o brasileiro tenha
mais sorte na nova temporada. Eu fico por aqui, na semana que vĂªm eu volto pra
falar da MotoGP que vai ter agora
sua etapa nipĂ´nica, por lĂ¡ as coisas tambĂ©m estĂ£o se definindo.
Beijos & queijos
Twitter: @borrachatv
Facebook: www.facebook.com/borrachatv
0 ComentĂ¡rios