Depois do fim de semana japonĂªs, resta a Hamilton apenas aplaudir o companheiro de equipe

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: f1.com

O cheiro que me referi na semana passada acabou influenciando o resultado do campeonato da FĂ³rmula 1 em 2016, sĂ³ com uma quebra ou desistĂªncia de Rosberg Ă© que Hamilton consegue voltar a disputar o tĂ­tulo de piloto deste ano, mas as ações, reações e conseqĂ¼Ăªncias que ele teve no fim de semana o isolam e afastam do tetracampeonato.


Claro que tudo Ă© um jogo, o inimigo usa todas as armas que conhece e mexe inclusive com a parte mais profunda da psique, que no caso do inglĂªs, desde sempre nĂ£o foi lĂ¡ essas coisas. O Hamilton teve dois anos em que foi mais focado e nĂ£o se deixou influenciar por nada, ganhou dois campeonatos do mundo e agora, quando iria conquistar o terceiro, acabou sucumbindo Ă  pressĂ£o do adversĂ¡rio e tambĂ©m da equipe.


Podem atĂ© dizer que nĂ£o, mas um campeĂ£o alemĂ£o em uma equipe alemĂ£ certamente Ă© o maior sonho de Dieter Zetsche, presidente do conselho de administraĂ§Ă£o da Daimler AG, o Turco que parece o irmĂ£o mais velho do Asterix e paga o salĂ¡rio de todos na Mercedes, que inclusive jĂ¡ ganhou o campeonato de construtores deste ano.


Na verdade a equipe nem precisa mais de Lewis, jĂ¡ conseguiu atingir um nĂ­vel de superioridade tĂ£o grande que o piloto que lĂ¡ sentar vai vencer e fatalmente serĂ¡ tambĂ©m campeĂ£o. SĂ³ faltava isso pro Nico, ele jĂ¡ tem nĂºmeros suficientes para fazer parte do seleto grupo dos melhores do mundo, nĂ£o tem aquela diferença para os demais, vai ganhar por causa do carro.


NĂ£o sei se Ă© o caso, mas os alemĂ£es nĂ£o costumam passar a mĂ£o na cabeça de seus empregados por muito tempo, pode ser que jĂ¡ estejam procurando um substituto para Hamilton. É tamanha a descompensaĂ§Ă£o que ele apresenta atualmente que nĂ£o me espantaria se no final de 2017 ele seja trocado pelo Vettel, inclusive porque o contrato do alemĂ£o com a Ferrari acaba no fim do ano que vĂªm. SerĂ¡?


O certo Ă© que o Lewis ficou nervoso na coletiva, brigou com um fĂ£ e fez uma das piores largadas da carreira, sĂ³ chegou em terceiro por causa do carro que tem, em outras condições fatalmente nem teria pontuado ou iria se meter em algum tipo de confusĂ£o na pista. Melhor para o Verstappen que agora se meteu na classificaĂ§Ă£o entre os dois pilotos da Ferrari.


E no time italiano, na verdade falta um chefe que nĂ£o seja oriundo e que trate a equipe de maneira mais profissional e menos passional, o Arrivabene deve dar arrivederci por conta dos maus resultados e da eterna insatisfaĂ§Ă£o do Vettel, a equipe precisa entender que nĂ£o contratou um novo Schumacher, que pilotava qualquer coisa com rodas, contratou um piloto da nova geraĂ§Ă£o que se nĂ£o tiver computador de bordo nem sabe onde liga o carro.


E a nova geraĂ§Ă£o continua as tratativas para se manter na categoria, Felipe Nasr tem algumas opções, mas tudo aponta mesmo para uma continuidade na Sauber que, ano que vem vai ter que fazer um carro novo como todos os outros, as mudanças vĂ£o impactar principalmente quem tem menos dinheiro e recursos, mas nĂ£o quer dizer que serĂ£o piores e Ă© nisso que estĂ¡ a aposta. Claro que ele deveria ter uma chance em uma equipe melhor, acontece que nem sempre as coisas sĂ£o como queremos.


Passando a rĂ©gua, vale citar que na FĂ³rmula E tudo começou como acabou: Buemi jĂ¡ largou na frente e o Lucas Di Grassi chegou em segundo, o campeonato deve polarizar entre os dois de novo e talvez o brasileiro tenha mais sorte na nova temporada. Eu fico por aqui, na semana que vĂªm eu volto pra falar da MotoGP que vai ter agora sua etapa nipĂ´nica, por lĂ¡ as coisas tambĂ©m estĂ£o se definindo.


Beijos & queijos

Twitter: @borrachatv