Com estreia no dia 6 de outubro, o longa de espionagem aborda o mundo da máfia, política suja e lavagem de dinheiro

Texto e fotos: Diamond Films

Com direção de Susanna White (Generation Kill) e roteiro de Hossein Amini (Drive), Nosso Fiel Traidor (Our Kind Of Traitor, UE, 2016), uma adaptação do best-seller homônimo de John le Carré,  traz o ator  Stellan Skarsgård (Vingadores - Era de Ultron) como um dos protagonistas. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de outubro. Skarsgård interpreta o mafioso russo Dima, que envolve o inocente casal inglês Perry (Ewan McGregor, O Impossível) e Gail (Naomie Harris, Nocaute) em um mundo perigoso de espionagem internacional e  política  suja.


O astro já estava na mente do roteirista Amini quando ele estava desenhando o personagem Dima. “Tem algo em seu tamanho, seu humor e sarcasmo, mas também em sua habilidade  de  ir  muito  além  emocionalmente,  e  ser  muito  meigo  e  emocional  em momentos de silêncio. Quando finalmente o contratamos, eu fiquei empolgado”, explica o roteirista.
Dima é um lavador de dinheiro de uma organização Vory, um tipo de máfia originada nas prisões do antigo sistema soviético onde o Estado é o inimigo. No filme, a versão moderna da Vory começou a cooperar com o Estado e com o Kremlin, e esta linha de separação foi apagada.  “Para Dima, um antigo guerreiro, isto é  infame,  isto  é  traição. Mas também  significa  que  ele  está  em  conflito  com  a liderança,  e  que  estas  pessoas  irão  matá-lo.    E  não  apenas  ele,  mas  sua  família também. Dima está tentando salvar sua família”, conta Amini.
Segundo a diretora White, o maior  desafio de  Skarsgård é convencer  que  esta  figura  terna também é capaz de extrema violência. “Skarsgård tinha uma ideia clara de como ele queria fazer Dima, mas ele  sempre  queria  nossas sugestões também. Ele queria tentar as cenas  de várias maneiras, passando o dia todo com uma energia incrível, foco e bom humor. Apesar  de  vermos  a  intensidade  de  sua  concentração,  ele  nunca  perde  o controle. Você pega alguém deste nível, e  o nível de  todos sobe. É como a melhor equipe de tênis jongando junta, um impulsiona o outro”.
As  roupas escolhidas  pelo  designer de figurinos Julian Day para Skarsgård foram um pouco mais impressionantes do que o normal, e incluíam muita pele animal e tecidos diferentes. Skarsgård descreve Day como tendo um gosto bastante específico. “Ele leva tudo um pouco mais além, mas com estilo. O figurino neste filme, por ser contemporâneo, é feito com muita  liberdade e muita expressão,o que faz com que seja divertido vestir essas roupas estranhas”, conta o ator.
Stellan Skarsgård é um dos mais ocupados e versáteis atores atualmente. Ele apresenta uma amplitude de trabalhos que vai de cinema independente aos grandes blockbusters de Hollywood, incluindo Ondas do Destino, Dogville, Melancolia e Ninfomaníaca.