Projeto com investimento total de R$36 milhões está em testes em São Paulo

Texto e fotos: Autopass

A Autopass, empresa de tecnologia, meios de pagamento e soluções para a mobilidade urbana, com objetivo de proporcionar mais conveniência no transporte coletivo, iniciou hoje (17) as operações do projeto piloto de pagamento de passagem de ônibus com cartão de crédito, débito e pré-pago.


O pagamento por aproximação é feito com a tecnologia Contactless, que opera com cartões inteligentes. As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador.
“Este serviço agiliza o processo de pagamento e oferece um atendimento mais confortável aos passageiros. Não será preciso que o cliente digite a senha. É uma inovação a favor da mobilidade urbana e do cidadão”, afirma o CEO da Autopass, Rubens Gil Filho.
Em fase de testes, o projeto contempla os ônibus da linha 376 de transporte público da empresa Metra, que atende a Região Metropolitana de São Paulo e a Zona Sul da capital.

Exemplos
O meio de cobrança com cartão de crédito e débito é usado no sistema de transporte de Londres desde 2012. Estimativas apontam que cerca de 1 milhão de passagens são pagas por esta forma todos os dias, o que representa mais de 25% das viagens na capital da Inglaterra. O que se pretende, especialmente numa cidade muito movimentada como Londres, é que os cidadãos não tenham que fazer fila para comprar ou carregar o bilhete de transporte e que possam usar o cartão com que pagam as suas compras para entrarem, diretamente, no metrô ou nos ônibus.


Com isso, a capital da Inglaterra está constantemente no topo do ranking de pesquisas como uma das cidades melhor avaliadas, pois o investimento em tecnologia de pagamentos com cartão sem contato torna o dia a dia na cidade seguro, simples e inteligente.
Gil Filho sinaliza que a Autopass será pioneira na implantação desse sistema no Brasil e que a empresa está pronta para ampliar as cidades atendidas com essa mesma tecnologia. "Oferecemos soluções e serviços para a mobilidade urbana pensando em melhorar a vida das pessoas", concluiu.