Os prêmios “Marca do Ano” e “Associação de Marca do Ano” foram entregues, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, às montadoras e Associações de Marca vencedoras, durante a Cerimônia de Abertura realizada nesta terça-feira, 16 de agosto, durante o 26º

Texto e fotos: Fenabrave

Congresso & ExpoFenabrave, que acontece em São Paulo/SP, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte.
Em 2016, além da nova nomenclatura para a premiação, e de consagrar as marcas que mais se destacaram na 21ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas, a Fenabrave inovou e acrescentou, no hall de contemplados, as Associações de Marca que também foram melhor avaliadas na pesquisa realizada pela entidade. “Montadoras e Redes de concessionárias são parceiras de negócio. Por isso, consideramos de extrema importância destacarmos as Associações que desempenham um bom trabalho junto a seus associados”, destaca o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, que entregou as estatuetas aos premiados.


Os contemplados são de cinco categorias (“Automóveis e Comerciais Leves”, “Caminhões e Ônibus”, “Motocicletas”, “Tratores e Máquinas Agrícolas”, e “Implementos Rodoviários”) e teve, como base, a participação online das Redes de Concessionárias de todas Brasil, que responderam à 21ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado, desenvolvida entre abril e maio deste ano, coordenada pela Scheuer Consultoria. “Contamos com uma grande participação dos concessionários durante a pesquisa, atingindo o maior nível de engajamento na história do levantamento, o que fortaleceu, ainda mais, a avaliação e, como consequência, a premiação que, este ano, conta com nova nomenclatura e a inclusão das Associações de Marca, além das Montadoras”, destaca Luiz Adelar Scheuer, cuja empresa de consultoria homônima coordena a Pesquisa.
A eleição teve, como critério, a participação mínima de 20% dos concessionários de cada marca, como respondentes da Pesquisa, sendo que a Marca e a Associação vencedoras, de cada categoria, foi a que obteve a melhor média das notas atribuídas às questões relacionadas à Parte Geral. “A premiação é um reconhecimento importante, pois é validado por todas as Redes de Concessionárias, de todas as marcas e segmentos do País e, com isso, podemos destacar as que mais se diferenciam no mercado, assim como avaliar o desempenho das montadoras e suas redes de distribuição”, avalia Alarico Assumpção Júnior.

Conheça os vencedores da premiação, por categoria, na edição 2016

Marca do Ano 2016 Associação de Marca do Ano 2016
Segmento 1º lugar 1º lugar
Automóveis e Comerciais Leves Audi ASSOAUDI – Associação Brasileira dos Distribuidores Audi
Motocicletas BMW ABRAT – Associação Brasileira dos Concessionários Triumph
Caminhões DAF ASSODAF – Associação Brasileira dos Distribuidores DAF
Implementos Rodoviários Librelato ABRADIGUE – Associação Brasileira dos Distribuidores Guerra
Tratores e Máquinas Agrícolas John Deere ASSODEERE - Associação Brasileira de Distribuidores John Deere