A MCI é a maior fabricante norte-americana de ônibus rodoviários

Texto e fotos: Secco Consultoria

A New Flyer Industries Inc., maior fabricante de ônibus urbanos da América do Norte - na qual a Marcopolo tem participação de cerca de 20% no controle acionário -, anunciou hoje que assinou um acordo para adquirir a Motor Coach Industries International, - MCI, maior produtor norte-americano de ônibus rodoviários. A transação, no valor de US$ 455 milhões, representa a união dos dois maiores produtores de ônibus da América do Norte e permitirá uma série de ganhos para as empresas por intermédio das sinergias resultantes da operação, como em custos e excelência operacional, tecnologia da informação e engenharia. Embora existam alguns clientes comuns, a MCI não compete com New Flyer.


Paul Soubry, CEO da New Flyer, comentou sobre a aquisição: "Estamos empolgados para combinar a marca número 1 da América do Norte em ônibus urbanos com a marca número 1 da América do Norte em ônibus rodoviários. Estamos muito orgulhosos do nosso histórico de sucesso que foca no envolvimento dos funcionários, na satisfação dos clientes e na geração de valor para o acionista”.
A aquisição da MCI é um importante passo para a diversificação e o crescimento da New Flyer em áreas como fornecimento, fabricação, distribuição de peças e experiência em serviços. A MCI é representante exclusiva, nos Estados Unidos e no Canadá, de vendas e serviços do ônibus rodoviários da marca Setra, pertencente à Daimler. Além disso, a New Flyer tem uma relação forte com a Marcopolo S.A., que possui expertise global no desenvolvimento, design e fabricação de ônibus urbanos e rodoviários.
Fundada em 1933, em Winnipeg Manitoba, MCI possui três fábricas e nove centros de serviços e de distribuição de peças. A empresa é reconhecida internacionalmente pelo elevado padrão de qualidade, confiabilidade, menor custo de manutenção e robustez, além de uma forte rede de peças de reposição e de serviços. De janeiro a setembro deste ano, a MCI registrou receita total de US$ 443 milhões, resultantes da comercialização de 576 novos ônibus e da venda de peças de reposição e serviços aos clientes.