O Campeonato Mundial de Fórmula 1 fez seu grande retorno ao México neste fim de semana
Texto e fotos: Renault
O exigente e sinuoso Autódromo Hermanos Rodriguez foi o teatro desta primeira visita depois de mais de vinte anos.
Ao final de um fim de semana consistente, a Infiniti Red Bull Racing levou Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo bem próximos do pódio. A Escuderia Toro Rosso levou um terceiro monoposto motorizado pela Renault a conquistar pontos, enquanto que Carlos Sainz se classificou em décimo terceiro.
Pontos altos da corrida
A Infiniti Red Bull Racing iniciou a prova com Kvyat na quarta fileira, uma posição à frente de Ricciardo. Na largada, o russo ganhou uma posição, ficando à frente dos dois carros da Williams. Entretanto, Bottas impediu que o piloto russo chegasse ao pódio após a intervenção do carro de segurança na volta de número cinquenta e dois.
Conquistando também uma posição melhor logo após a largada, Daniel Ricciardo estava em quarto, antes de atrasar sua parada e ser atacado pelos dois carros da Williams. Mas ele conseguiu ultrapassar Massa na volta de número cinquenta e um.
Presente entre os dez primeiros durante todo o Grande Prêmio, Max Verstappen brigou com os carros da Force India antes de ser ameaçado pelo herói local, Sergio Perez. Ocupando a nona posição na chegada, o holandês se classificou pela quinta vez seguida na contagem de pontos.
O espanhol Carlos Sainz ultrapassou Sergio Perez pelos boxes, roubando dele a décima posição, mas que acabou sendo perdida ao derrapar na volta de número trinta e quatro. Com a intervenção do carro de segurança, ele acabou perdendo duas posições para os carros da Lotus e depois para Ericsson, terminando em décimo terceiro.
Comentários de Rémi Taffin, Diretor de Operações
Novidade no calendário, o México apresentou detalhes desconhecidos, mesmo para quem estava esperando desafios bem específicos. A altitude por si só já pode ser considerada problemática para os componentes internos e o sistema de arrefecimento. Neste sentido, as unidades de potência foram exploradas ao máximo, sem problemas de confiabilidade e com performances tão sólidas como havíamos previsto. Graças à Red Bull, tivemos condições de brigar com os carros da Williams durante todo o Grande Prêmio, e os pilotos da Toro Rosso brigaram bastante dentro do pelotão. É muito bom ter a recompensa de um trabalho bem feito na fábrica desta forma. Agora estamos ansiosos para chegar ao Brasil, onde devemos atingir um novo patamar com nossa última versão da unidade de potência.
Comentários de Cyril Abiteboul, Diretor Geral
Estamos mantendo a dinâmica de performances das últimas corridas. Os carros da Red Bull brigaram pelo pódio com os carros da Williams equipados com motor Mercedes. A confiabilidade esteve mais uma vez indiscutível, além de ser um item de satisfação, o que não pode ser considerado algo fácil tendo em vista as condições difíceis do México, principalmente devido à altitude. Restam duas provas nesta temporada e estamos ambicionando o pódio para cada uma delas.
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